Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Taça já está entregue: Bicampeões europeus fecham manhã memorável

Comitiva lusa foi recebida por Marcelo Rebelo de Sousa na manhã desta segunda-feira antes de entregar o troféu na Cidade do Futebol.

Taça já está entregue: Bicampeões europeus fecham manhã memorável
Notícias ao Minuto

11:10 - 07/02/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Futsal

Poucas horas depois da conquista do título europeu de futsal, pela segunda vez consecutiva, a seleção nacional de futsal aterrou em Portugal na manhã desta segunda-feira. Antes de entregarem o troféu na Cidade do Futebol, a casa das seleções, a comitiva lusa passou pelo Palácio de Belém, onde foi recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

Aplausos, elogios e muita festa marcaram uma manhã memorável após mais uma página de ouro no desporto nacional. Portugal é bicampeão europeu e atual campeão mundial. 

O resumo de uma manhã animada

11h02: A Taça do Europeu de 2022 está entregue na sala de troféus da Cidade do Futebol! Jorge Braz e João Matos depositaram o troféu!

10h57: Ouve-se agora 'A Portuguesa' na Cidade do Futebol. 

10h55: A seleção já está na Cidade de Futebol. Muitas crianças recebem os bicampeões europeus. Não falta animação em Oeiras!

10h38: A comitiva lusa vai seguir viagem para a Cidade do Futebol, em Oeiras. 

10h37: Zicky Té em declarações aos jornalistas: 

"Ainda me falta ganhar muita coisa. Maturidade, principalmente. Tenho que melhorar em muitos aspetos."

10h33: A comitiva lusa deixa agora o Palácio de Belém e vai até à zona exterior para mostrar o troféu aos adeptos. 

10h30: Jorge Braz, selecionador português, em declarações à saída da cerimónia. 

"Somos todos especiais. Eu só lidero esta equipa. Esperamos ser uma inspiração."

10h20: Marcelo Rebelo de Sousa e Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, cumprimentam agora todos os elementos da comitiva. 

10h18: Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, toma a palavra: 

"Um europeu, um mundial e um europeu não caem do céu. São fruto deste trabalho. Mas só isso não chega. A preparação é muito importante, mas depois chega aquele momento decisivo no qual se ganha ou se perde. Aí fomos muito portugueses. E o que é isso? É ser heroico nos momentos cruciais. Podemos estar a perder, mas damos a volta. Na meia final e na final eu tinha a certeza que iríamos virar o jogo. Porquê? Porque Jorge Braz e porque vocês, campeões em 2018 e em 2021, iam virar os jogos, serenamente e calmamente. (...) Aquele golo no penúltimo segundo, tenho de admitir que é uma espécie de brinde adicional depois de uma grande exibição. Fomos muito portugueses. Lutámos, soubemos esperar, não perdemos a cabeça, mantivemos a motivação, sustentámos a garra e ganhámos. Isso é um bom exemplo para o país e para as nossas representantes femininas que dentro de poucos dias [vão entrar em ação]. É um grande estímulo. Mas também é para os nossos jogadores que vão lutar pelo Qatar. Eles têm que fazer aquilo que vocês fizeram. Vai correr bem na ponta final. É um estímulo para o país. Temos muitos fundos europeus, é verdade. É fundamental que sejam bem utilizados, com tempo, rigor, eficácia e profissionalismo."

"O futsal pode ser inspirador para todo o país. Por isso eu disso logo ao Jorge Braz: Têm de vir cá enquanto estão frescos. Desembarcam e seguem para Belém. Já uma tradição e temos de a manter no próximo mundial. Só não recebem o que vão receber porque foi tudo muito depressa. Mas vão receber, como receberam em 2018 e em 2021. Mas, para já, recebem o abraço. O meu abraço, do ministro e o abraço de todos os portugueses. Portugal esteve convosco."

10h11: João Matos, capitão da seleção, toma a palavra: 

"É bem mais fácil jogar uma final europeia do que estar aqui a falar neste microfone. Estivemos aqui há cinco anos pela primeira vez, voltámos cá há quatro meses e não há duas sem três. Tocámos o céu, subimos ao topo da montanha e chegámos lá. As grandes batalhas são para os grandes guerreiros e aqui estão 30 guerreiros. Isto é ser português: superação, ambição e talento. Somos muito grandes e estamos de parabéns pelo que conquistamos." 

"Deixo também, em nome destes 14 atletas, uma palavra ao Jorge Braz. A forma como prepara, a forma organizada e pensada que leva tudo este processo, e depois aquele lado amigo com uma palavra de incentivo. Todos nós temos um carinho especial por este senhor. Devemos-lhe muito. Esse lado de união e de família que falamos é mesmo verdadeiro. Este senhor faz parte da história do futsal e do desporto português." 

10h03: Fernando Gomes, presidente da FPF, toma a palavra: 

"Creio que este é o 14.º troféu que trago a si, senhor presidente, durante os seus mandatos. Não se ganha sempre. Muitas das vezes perde-se. Mas é nas derrotas que conseguimos criar condições para sermos mais fortes e conseguirmos as vitórias. Antes de 2018, esta seleção perdia quase sempre. Mas conseguimos dar a volta. É esta ambição que queremos manter, nem nunca esquecer o papel da FPF."

"Gostaria de destacar o espírito deste grupo. É um grupo fantástico que faz da união, da garra, do talento... Assistimos a vitórias verdadeiramente fantásticas. Deram a volta aos momentos menos positivos e tornaram essas vitórias ainda mais saborosas. Vão ser lembrados para sempre."

"Uma palavra ao Jorge Braz. Não é por acaso que é este o caminho a ser seguido. Com a sua capacidade de organização, a capacidade de liderança, e com o seu staff, conseguiu colocar o futsal português num patamar de excelência do panorama mundial. Este foi mais um desafio superado. Temos mais por superar, do feminino aos sub-19."

"Tudo iremos fazer para conseguir uma conquista coletiva do feminino. Quero, também, deixar uma palavra aos clubes e aos dirigentes, que conseguiram manter os escalões de formação a funcionar nestes dois anos de pandemia. É muito importante manter isto, tal como se pode constatar pela juventude desta seleção." 

10h02: Os jogadores também já entraram e surgem com as medalhas da conquista. 

10h00: Fernando Gomes, presidente da FPF, equipa técnica e João Matos, capitão, já estão na Sala das Bicas. A Taça do Europeu também já está presente.

09h58: A comitiva lusa já está no Palácio de Belém para ser recebida por Marcelo Rebelo de Sousa. 

09h35: Jogadores e equipa técnica já estão no autocarro e vão agora seguir viagem até ao Palácio de Belém. .

09h32: Erik Mendonça em declarações aos jornalistas

"Somos efetivamente os melhores do mundo. O jogo mais marcante foi com a Espanha. Provámos que quando é a doer, os portugueses podem ser felizes."

09h30: Regista-se agora um pequeno momento de comunhão entre jogadores e adeptos. Muitas fotografias e autógrafos. 

09h28: André Sousa, guarda-redes da seleção nacional, radiante com a conquista. "Muito cansaço acumulado. Acredito que os portugueses estejam orgulhosos no nosso percurso. É um momento único."

09h26: Aí estão os campeãos europeus recebidos pelos adeptos na zona de chegadas do Aeroporto Humberto Delgado! Jorge Braz, selecionador, e João Matos, capitão, mostram o mais recente troféu aos adeptos. 

09h16: Os jogadores abandonam agora o avião. O ambiente é de festa, claro. 

09h10: Bebé, guarda-redes que foi um dos protagonistas do título mundial e que falhou a presença neste Europeu por lesão, também já está no Aeroporto e vai juntar-se à comitiva lusa. 

"Quero estar com eles, dar-lhes um abraço pessoalmente e festejarmos todos juntos. Muitos nervos, quando o jogo acabou parecia que tinha acabado de jogar também", disse Bebé aos jornalistas. 

09h00: A seleção nacional de futsal aterrou, esta segunda-feira, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, poucas horas depois de revalidar o título de campeão europeu nos Países Baixos. A comitiva lusa tinha algumas dezenas de adeptos á sua espera no Aeroporto e vai ser recebida, às 10 horas, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém. 

Leia Também: As imagens da festa portuguesa em Amesterdão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório