O patinador artístico Timothy LeDuc vai tornar-se no primeiro atleta assumidamente de género não binário a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno.
O atleta, de 31 anos, assumiu a sua homossexualidade aos 18 anos, mas só em 2021 assumiu não se identificar com nenhum dos géneros - feminino ou masculino.
Apesar do feito, o atleta não quer que a sua prestação fique catalogada apenas por esta situação. Mais do que isso, LeDuc pretende ser um exemplo de que no desporto há espaço para todo o tipo de pessoas.
“Tem sido uma jornada muito longa para mim, nesta missão de aceitar o meu género", refere o norte-americano, que agradece o apoio de todos os que estiveram sempre a seu lado.
"Espero que, quando as pessoas souberem a minha história, não digam 'Timothy foi a primeiro pessoa não binária a alcançar este nível de sucesso no desporto'. Mas sim que as pessoas LGBT podem assumir-se e podem fazer parte do desporto".
"Nós sempre estivemos aqui, sempre fizemos parte do desporto, Apenas nem sempre tivemos a oportunidade de nos abrirmos", remata.
Leia Também: Luís Sénica eleito presidente da federação europeia de patinagem