Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Nadal opera reviravolta incrível, faz história e vence o 21.º Grand Slam

Tenista maiorquino entrou com o pé esquerdo na final do Open da Austrália contra Daniil Medvedev, mas foi do fundo do poço ao Olimpo do ténis em três sets, escrevendo mais uma página de ouro na carreira.

Nadal opera reviravolta incrível, faz história e vence o 21.º Grand Slam

30 de Janeiro de 2022. Um dia que fica para a história do ténis. Rafael Nadal encontrou as forças onde não sabia que as tinha, e venceu, este domingo, o russo Daniil Medvedev, por 3-2 (2-6, 6-7, 6-4, 6-4 e 7-5) tornando-se no primeiro tenista a chegar à marca das 21 vitórias em Grand Slams, mais do que os rivais Novak Djokovic e Roger Federer.

Num lotadíssimo Rod Laver Arena, em Melbourne, a partida não começou nada bem para o espanhol e o tenista russo mostrou que tinha entrado no court para conquistar a vitória frente ao espanhol, e venceu, sem dificuldades, o primeiro set por 6-2, colocando-se mais perto de voltar a travar um tenista na caminhada para as 21 vitórias em Grand Slams, à semelhança do que tinha feito no ano passado contra o sérvio Novak Djokovic na final do US Open.

No entanto, Rafael Nadal deu boa conta de si no segundo set, que até foi interrompido por um espetador que invadiu o court, e conseguiu discutir a vitória no jogo com Medvedev até à última. No tie break, o maiorquino até começou melhor, mas uma reta final de sonho do russo deu-lhe a vitória por 6-7.

À entrada para o terceiro set, que podia ser decisivo para Medvedev, Rafael Nadal sabia que tinha de o vencer caso quisesse ainda ter hipóteses de somar o 21.º Grand Slam da carreira. Num encontro que já levava mais de três horas de jogo, o espanhol deu o tudo por tudo neste jogo e, entre a espada e a parede, conseguiu levar a melhor sobre o adversário e vencer por 6-4.

Com a fina em 1-2 no cômputo geral a favor do russo, o quarto set revestia-se de grande importância para saber se Medvedev voltava a impedir 21.ª vitória num Grand Slam de um tenista, ou se Nadal se afirmava como o tenista com mais vitória nos grandes torneios.

Tal como se esperava, o quarto set foi muito disputado entre os dois finalistas. Apesar dos erros de parte a parte, o encontro foi-se desenrolando até se chegar a um duelo de vantagens ao final do quinto jogo. Depois de um período de parada e resposta, o espanhol saiu por cima e venceu por 6-4.

Com o encontro empatado, a final do Open da Austrália seguiu para o quinto e decisivo set, que terminou já depois das cinco horas de jogo. À semelhança do tinha acontecido no set anterior, os dois tenistas disputaram cada um dos pontos até à última. Nadal foi mais forte e venceu por 7-5.

Rafael Nadal subiu, assim, ao topo dos tenistas com mais vitórias em torneios do Grand Slam com 21 títulos conquistados. Djokovic e Federer estão a apenas um de distância.

Esta foi a segunda vez que o tenista natural de Maiorca ganhou o Open da Austrália, depois de o ter feito em 2009.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório