Powered bySolverde
Disclaimer

Notas do FC Porto-Famalicão: Otávio indicou o caminho do conforto do topo

Internacional português esteve em destaque na vitória frente aos famalicenses ao marcar o primeiro golo e ao assistir para o segundo.

FC Porto v FC Famalicao - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
24/01/2022 08:03 ‧ 24/01/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O FC Porto não desperdiçou, na noite de domingo, a oportunidade de cimentar a liderança isolada com mais três pontos, isto numa jornada em que o Sporting caiu com estrondo frente ao Sp. Braga. Os dragões venceram o Famalicão (3-1) com uma exibição praticamente perfeita, não fosse aquele golo famalicense aparecer já em período de descontos; 

Perante uma equipa adversária fustigada por lesões e casos de Covid-19, o FC Porto apresentou-se no Dragão com vontade de marcar cedo e ao intervalo já vencia por dois golos de vantagem. 

Na segunda parte, o Famalicão equilibrou o jogo e conseguiu causar problemas sérios. Ainda assim, a equipa de Sérgio Conceição, que ficou novamente na bancada por castigo, conseguiu assegurar mais um triunfo e são agora os seis pontos que a separa do Sporting, o rival e segundo classificado. 

Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Otávio assinou uns primeiros 45 minutos de grande qualidade. Marcou o primeiro golo através de um remate seco e foi o responsável por deixar Luis Díaz na cara de Luiz Júnior no lance do segundo golo. Foi uma dor de cabeça constante para os adversários e o FC Porto ficava sempre mais perigoso no último terço sempre que a bola passava pelos seus pés. Está num momento de forma assinalável e vale recordar que o internacional português tem feito pela vida e pode, assim, ser chamado por Fernando Santos para disputar o playoff de acesso ao Mundial'2022. 

A surpresa 

Mais um recital de Vitinha no Dragão. O meio-campo do FC Porto ganhou uma nova cor com a entrada do internacional português que, diga-se, a jogar assim dificilmente pode deixar as escolhas iniciais de Sérgio Conceição. Tem critério na hora de circular a bola e encontra sempre a altura perfeita para meter a bola no sítio mais desejado e em boas condições para os colegas de equipa. Tal como Otávio, também está num grande momento de forma e se o FC Porto vive um momento de fulgor, isso também se explica pela crescente influência de Vitinha. 

A desilusão 

Mais um jogo do FC Porto, mais um golo sofrido pelos dragões. Desta feita, com responsabilidade direta de Fábio Cardoso que deixou Riccieli antecipar-se e reduzir as contas no marcador já em cima do apito final. Pede-se maior concentração a quem está na equipa titular do FC Porto e colmata a ausência de um jogador como Pepe. Ainda assim, pareceu ter ficado meio desorientado depois de um choque de cabeças no segundo tempo. Talvez por aí também se explique a apatia demonstrada no lance do golo do Famalicão. 

Os treinadores 

Sérgio Conceição 

Ficou novamente na bancada mas viu o FC Porto assinar uma primeira parte de grande qualidade exibicional. Apostou em Bruno Costa para colmatar as várias ausências na lateral direita e não foi por aquele lado que os adversários criaram problemas. Continua a apostar na juventude de Vitinha e Fábio Vieira para desconstruir a estratégia defensiva dos oponentes e transformou Evanilson num ponta de lança completo. Talvez tenha mexido demasiado tarde na equipa. Ficou a sensação de Grujic devia ter entrado mais cedo. A equipa precisava de discernimento nos minutos finais. 

Rui Pedro Silva 

No meio de tantas ausências, Rui Pedro Silva apresentou-se no Dragão com uma equipa com muitas adaptações. Seria, previsivelmente, muito difícil travar o FC Porto em casa e a primeira parte ficou longe de ser bem conseguida. No entanto, é justo realçar que na segunda parte o conjunto famalicense conseguiu meter o FC Porto em sentido e que o golo, já nos descontos, acaba por ser um prémio justo. 

O árbitro 

Rui Costa teve uma noite trabalhosa mas quase sempre decidiu bem. Nos lances mais discutíveis, acabou por recorrer às imagens do VAR para corrigir decisões. E bem. Otávio não sofreu, de facto, penálti no lance com Pickel em cima do intervalo e Uribe foi demasiado imprudente no momento em que acertou em cheio na perna de Pêpê Rodrigues. Nota positiva para o árbitro. 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noronha Lopes 'junta-se' a Rui Costa no 'arraso' do Benfica à arbitragem

Taça de Portugal

Noronha Lopes 'junta-se' a Rui Costa no 'arraso' do Benfica à arbitragem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Tarifas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas