Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Notas do FC Porto-Famalicão: Otávio indicou o caminho do conforto do topo

Internacional português esteve em destaque na vitória frente aos famalicenses ao marcar o primeiro golo e ao assistir para o segundo.

Notas do FC Porto-Famalicão: Otávio indicou o caminho do conforto do topo
Notícias ao Minuto

08:03 - 24/01/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O FC Porto não desperdiçou, na noite de domingo, a oportunidade de cimentar a liderança isolada com mais três pontos, isto numa jornada em que o Sporting caiu com estrondo frente ao Sp. Braga. Os dragões venceram o Famalicão (3-1) com uma exibição praticamente perfeita, não fosse aquele golo famalicense aparecer já em período de descontos; 

Perante uma equipa adversária fustigada por lesões e casos de Covid-19, o FC Porto apresentou-se no Dragão com vontade de marcar cedo e ao intervalo já vencia por dois golos de vantagem. 

Na segunda parte, o Famalicão equilibrou o jogo e conseguiu causar problemas sérios. Ainda assim, a equipa de Sérgio Conceição, que ficou novamente na bancada por castigo, conseguiu assegurar mais um triunfo e são agora os seis pontos que a separa do Sporting, o rival e segundo classificado. 

Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Otávio assinou uns primeiros 45 minutos de grande qualidade. Marcou o primeiro golo através de um remate seco e foi o responsável por deixar Luis Díaz na cara de Luiz Júnior no lance do segundo golo. Foi uma dor de cabeça constante para os adversários e o FC Porto ficava sempre mais perigoso no último terço sempre que a bola passava pelos seus pés. Está num momento de forma assinalável e vale recordar que o internacional português tem feito pela vida e pode, assim, ser chamado por Fernando Santos para disputar o playoff de acesso ao Mundial'2022. 

A surpresa 

Mais um recital de Vitinha no Dragão. O meio-campo do FC Porto ganhou uma nova cor com a entrada do internacional português que, diga-se, a jogar assim dificilmente pode deixar as escolhas iniciais de Sérgio Conceição. Tem critério na hora de circular a bola e encontra sempre a altura perfeita para meter a bola no sítio mais desejado e em boas condições para os colegas de equipa. Tal como Otávio, também está num grande momento de forma e se o FC Porto vive um momento de fulgor, isso também se explica pela crescente influência de Vitinha. 

A desilusão 

Mais um jogo do FC Porto, mais um golo sofrido pelos dragões. Desta feita, com responsabilidade direta de Fábio Cardoso que deixou Riccieli antecipar-se e reduzir as contas no marcador já em cima do apito final. Pede-se maior concentração a quem está na equipa titular do FC Porto e colmata a ausência de um jogador como Pepe. Ainda assim, pareceu ter ficado meio desorientado depois de um choque de cabeças no segundo tempo. Talvez por aí também se explique a apatia demonstrada no lance do golo do Famalicão. 

Os treinadores 

Sérgio Conceição 

Ficou novamente na bancada mas viu o FC Porto assinar uma primeira parte de grande qualidade exibicional. Apostou em Bruno Costa para colmatar as várias ausências na lateral direita e não foi por aquele lado que os adversários criaram problemas. Continua a apostar na juventude de Vitinha e Fábio Vieira para desconstruir a estratégia defensiva dos oponentes e transformou Evanilson num ponta de lança completo. Talvez tenha mexido demasiado tarde na equipa. Ficou a sensação de Grujic devia ter entrado mais cedo. A equipa precisava de discernimento nos minutos finais. 

Rui Pedro Silva 

No meio de tantas ausências, Rui Pedro Silva apresentou-se no Dragão com uma equipa com muitas adaptações. Seria, previsivelmente, muito difícil travar o FC Porto em casa e a primeira parte ficou longe de ser bem conseguida. No entanto, é justo realçar que na segunda parte o conjunto famalicense conseguiu meter o FC Porto em sentido e que o golo, já nos descontos, acaba por ser um prémio justo. 

O árbitro 

Rui Costa teve uma noite trabalhosa mas quase sempre decidiu bem. Nos lances mais discutíveis, acabou por recorrer às imagens do VAR para corrigir decisões. E bem. Otávio não sofreu, de facto, penálti no lance com Pickel em cima do intervalo e Uribe foi demasiado imprudente no momento em que acertou em cheio na perna de Pêpê Rodrigues. Nota positiva para o árbitro. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório