"Veríssimo não é um super-homem e sozinho não vai chegar aos Pirenéus"

Vítor Manuel, que orientou o técnico das águias no Alverca, acredita que a Taça da Liga será determinante para a continuidade de Veríssimo no comando técnico do Benfica.

Veríssimo; Rafa

© Reuters

Ricardo Santos Fernandes
19/01/2022 07:18 ‧ 19/01/2022 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Exclusivo

Nélson Veríssimo assumiu o comando técnico da equipa principal do Benfica na derradeira semana do ano civil de 2021. De lá para cá, o novo timoneiro das águias já realizou três encontros: derrota contra o FC Porto (1-3), vitória diante do Paços de Ferreira (2-0) e empate frente ao Moreirense (1-1).

Antes de se agarrar a um dos desafios de maior dificuldade da sua ainda curta carreira, Veríssimo liderava os destinos da equipa B dos encarnados e, muito antes disso, aprontava-se a rigor, de camisola e chuteiras, para subir ao eixo central das defesas. E o Desporto ao Minuto decidiu viajar a esse período e recordar a temporada 2001/02, então com 25 anos Veríssimo jogador militava no plantel do Alverca.

Vítor Manuel era o treinador que liderava nessa altura os destinos da equipa do distrito de Lisboa e, apesar de 20 anos já consumados, o técnico continua a ver “muitas semelhanças” entre o Veríssimo atual e o jovem defesa.

“Continuo a ver um homem bastante calmo. Às vezes, na vida, temos de representar, mas o Veríssimo continua a manter o registo de um homem tranquilo e que se impõe naturalmente, sem grandes euforismos. Não quer dizer que, no balneário, não solte um grito ou outro, num determinado contexto. Se calhar até o faz, mas daquilo que vejo nas conferências de imprensa é o mesmo rapaz”, começou por dizer o pai de Vítor Bruno, adjunto de Sérgio Conceição no FC Porto.

Vítor Manuel não tem uma “bola de cristal”, mas prevê um cenário montanhoso no futuro a curto/médio de prazo de Nélson Veríssimo. “O Benfica vive um momento de enorme turbulência, dentro e forma de campo, e não é fácil a missão para Veríssimo. Recordo que ele não é um super-homem e vai efetivamente precisar da ajuda dos jogadores e da estrutura. Sozinho ele não vai chegar aos Pirenéus, nem tão pouco subir a montanha sozinho. O barco que tem ao leme é muito grande”, referiu.

O técnico de 69 anos não esconde que o Benfica encontra-se num processo em que todos estão a ser escrutinados, porém, relembra que, Veríssimo é o “menor dos culpados”. 

“Perder no Dragão é normal [encontro para o campeonato], já o empate diante do Moreirense deixa mossa, mas ainda falta muito campeonato. No Benfica estão todos a ser escrutinados, até o Rui Costa, e se os resultados não começam a aparecer vai ser uma turbulência tremenda”, perspetivou Vítor Manuel, descartando que uma situação de conflito entre jogadores e treinador, como a que sucedeu entre Pizzi e Jorge Jesus, horas antes do ex-técnico ser demitido, não se voltará a repetir.

“Penso que esse tipo de confronto não se vai voltar a suceder, aí seria o caos. Conhecendo a personalidade do Veríssimo não acredito que as posições se voltem a extremar, até porque acho que a maior pressão, neste momento, está do lado dos jogadores. Os assobios no final da partida contra o Moreirense foram para os jogadores e não para o treinador. O Veríssimo acaba, nesta situação, por também ser um gestor emocional. Acho que ele está um pouco salvaguardados”, asseverou o treinador, acrescentando:

“Os jogadores são profissionais, e muito bem pagos, e se uma situação como a do Pizzi se voltar a repetir é o fim da macacada. Com Jesus já se previa que algo desse género acontecesse, afinal a corda estava quase a rebentar, mas os jogadores não vão voltar a entrar nesta rebelião, até porque o Veríssimo não tem o estatuto, o perfil e a personalidade de Jesus e, sendo assim, não vai procurar qualquer situação de conflito com os jogadores”.

Vítor Manuel que traça dois cenários possíveis a curto para o vigente treinador do Benfica. “Se o Benfica perde com o Boavista, para a meia-final da Taça da Liga, então a situação ganha contornos muito complicados, ou mesmo perdendo contra o Sporting na final da competição. Então aí deve ponderar-se se Veríssimo deve continuar ou não. A Taça da Liga veio num momento importante para o Benfica e pode representar um virar de página. Em caso de fracasso, então vão surgir consequências e a oposição vai aumentar”, rematou.

Leia Também: Benfica desmente proposta ao treinador Shevchenko

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adeptos do Sporting atiram-se a Gyokeres com dois recados inflamados

Sporting

Adeptos do Sporting atiram-se a Gyokeres com dois recados inflamados

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas