Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Chave do apuramento estava no banco: As notas do Vizela-FC Porto

Dragões venceram mas só na segunda parte conseguiram mostrar argumentos para eliminar o Vizela. Fábio Vieira voltou a mostrar créditos e foi decisivo.

Chave do apuramento estava no banco: As notas do Vizela-FC Porto
Notícias ao Minuto

08:01 - 13/01/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O FC Porto assegurou um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal na noite de quarta-feira, depois de eliminar um Vizela (3-1) fustigado por um surto de Covid-19. Os dragões até marcaram cedo, mas adormeceram à sombra da vantagem e ao intervalo o empate imperava no marcador. 

Na segunda parte o FC Porto recuperou a dinâmica de outros jogos e conseguiu afastar um adversário limitado mas aguerrido que vendeu cara a derrota. Seguem-se as meias finais da prova rainha e há duplo Clássico entre FC Porto e Sporting.

Vamos aos protagonistas. 

A figura

Fábio Vieira entrou ao intervalo e deu nova vida ao FC Porto, após uma primeira parte pouco conseguida. O jovem médio entrou para o lugar de Taremi e a equipa ganhou uma nova dinâmica que confundiu os jogadores adversários. Acabou por ficar ligado ao penálti cometido por Zag e avançou para a marcação do castigo máximo, superiormente convertida, tornando o jogo mais fácil para os dragões. 

A surpresa

Pedro Silva até ficou mal na fotografia do lance do primeiro golo do FC Porto, mas não deixa de ser verdade que foi evitando alguns lances de perigo, nomeadamente na segunda parte. O guardião de 24 anos tem ganho o lugar no onze titular e ontem voltou a justificar a aposta de Álvaro Pacheco. 

A desilusão 

Tecatito Corona deve ter feito o último jogo com a camisola do FC Porto na noite de ontem e esteve longe de estar inspirado em Vizela. Na posição de lateral direito, o internacional mexicano somou decisões erradas e pareceu estar alheado do jogo. Ficou no balneário ao intervalo numa despedida sem brilho de um craque que tanto deu que falar no futebol português e que promete deixar saudades. 

Os treinadores 

Álvaro Pacheco

No meio de tantas limitações era difícil ao Vizela fazer melhor do que aquilo que fez na noite de ontem. A equipa de Álvaro Pacheco nunca perdeu a organização e causou calafrios a Marchesín e companhia. O resultado acaba por ser demasiado pesado tendo em conta o que se passou ao longo dos 90 minutos. 

Sérgio Conceição

Apenas operou uma alteração no onze face ao último jogo, também por conta das lesões, e o FC Porto não esteve ao nível em que se exibiu em dezembro. Ainda assim, Conceição soube perceber o que estava mal na equipa e ao intervalo mexeu (e bem) com as entradas de Fábio Vieira e Pepê. No final queixou-se da questão do mercado, poucas horas depois de confirmada a saída de Sérgio Oliveira para a AS Roma. 

O árbitro

João Pinheiro assinou uma arbitragem sem grandes casos. A grande penalidade é bem assinalada e o estava bem perto do lance. Nota, ainda, para um momento algo inusitado, aquando deu ordem de expulsão a Wendell por pensar que o brasileiro já tinha um cartão amarelo. Situação prontamente corrigida. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório