Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

"Estamos alertados para o Vizela. Trabalhámos prolongamento e penáltis"

Sérgio Conceição assume que o FC Porto é, "teoricamente", "mais forte", mas enalteceu a "alma" do adversário na Taça de Portugal.

"Estamos alertados para o Vizela. Trabalhámos prolongamento e penáltis"
Notícias ao Minuto

18:20 - 11/01/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição teceu, esta terça-feira, em conferência de imprensa, rasgados elogios ao Vizela, equipa que o FC Porto terá pela frente nos quartos-de-final da Taça de Portugal. O treinador dos dragões abordou, ainda, as situações de Sérgio Oliveira (que estará de partida para a AS Roma), Renzo Saravia e Fernando Andrade (que estão de regresso, ainda que em circunstâncias distintas).

FC Porto mais imprevisível desde que chegou: Para mim, bonito é ganhar. Tem nuances no jogo que se pode pensar que, ofensivamente, a equipa é mais rica em determinados momentos. Mas tem a ver com o trabalho diário e perceber que jogadores temos à disposição para trabalhar o coletivo, que, para mim, é sempre o mais importante.

Estátua no museu do FC Porto: É o que é. O que quer que diga? Não é momento para falar de estátuas. Sabem que, com todo o respeito que tenho pela homenagem que tenho, não é isso que me rege. Até vou confidenciar que tinha tanto gosto que a estátua estivesse no museu pessoal do presidente ou mais do que no museu do clube. Fico muito contente, mas não é isso que me faz andar.

FC Porto desgastado: Como clube grande que somos, temos de estar habituados a jogar de três em três dias. Faz parte daquilo que é a vida destes clubes que lutam em todas as competições e têm um percurso até fase final. Neste momento, por aquilo que atravessamos, com jogadores lesionados e algumas indefinições, nota-se mais, mas é normal. Estamos aqui para trabalhar, encontrar soluções e definir o melhor onze para tentar ganhar o jogo.

Sérgio Oliveira de saída para a AS Roma e Saravia de volta: Se o Sérgio Oliveira está preparado para a AS Roma ou não, têm de perguntar ao Tiago Pinto e ao José Mourinho. Já falaram sobre ele. Ou então perguntem à direção do FC Porto. Eu sou treinador de futebol e treino jogadores. Neste momento, ele tem contrato com o FC Porto, e é isso que tenho a dizer sobre o Sérgio Oliveira. Em relação ao Saravia, acabou contrato no Brasil e voltou porque tinha que voltar. Não é um dado seguro que vai ficar connosco. É para observar, para ver como está. Já conhecia o Saravia. Não sei se o Brasil foi ou não bom para ele, mas acredito que tenha tido uma grande evolução no nível defensivo como nós esperamos. Agora, há todo um trabalho que temos de fazer e preparar para ver se serve ou não num futuro próximo. Sobre o Fernando Andrade, não tem contrato com o clube. Claro que saiu para um clube que não o FC Porto e teve a infelicidade de se magoar. Foi-me dito e à direção se era possível recuperar cá, e está a fazer a recuperação no clube.

Como evitar surpresas: É uma equipa com alma, com uma identidade muito própria, com adeptos apaixonados, com uma equipa técnica bem identificada com as gentes de Vizela. Observámos muitos jogos onde, na parte final, o Vizela conseguiu meter essa alma em campo e conseguir pontos. Aquilo que preparámos foi o trabalho que fazemos diariamente na preparação para o jogo, percebendo que a história do jogo vai ser diferente do que foi no campeonato. Trabalhámos vários momentos de jogo, inclusive penáltis, que podem acontecer. Estamos alertados, prova disso foi termos trabalhado a possibilidade de prolongamento e penáltis. Temos o respeito máximo pelo Vizela, sabendo o que somos como equipa e que queremos muito passar. Teoricamente, somos a equipa mais forte. Não fugimos dessa responsabilidade. Estamos prontos para ir a jogo e passar esta eliminatória.

Vizela afastou o Sporting de Braga: Tiveram dois jogos com o Sporting de Braga que foram totalmente diferentes no desfecho final a nível de resultado. Esperamos um jogo de grau de dificuldade superior, até porque estamos a jogar a Taça de Portugal. É um jogo a eliminar e tudo pode acontecer, daí o meu alerta. Se estivermos ao nosso nível, as coisas podem ir de encontro ao que queremos, mas tudo depende do jogo.

Reencontro com o Vizela: É um jogo diferente, são competições completamente diferentes. Pode-se falar do comportamento do Vizela, que tem sido uma equipa positiva e tem feito um campeonato razoável, com uma equipa técnica conhecedora daquilo que é o clube. Espera-nos um jogo difícil, diferente do do campeonato, num período não fácil, não só devido àquilo que atravessamos, como também por aquilo que nós, FC Porto, estamos a viver ao nível de jogadores lesionados, que não nos permite estar na máxima força. Por isso tudo, esperamos um jogo difícil, a eliminar, onde temos de estar ao máximo para passar a eliminatória.

Antevisão

Ultrapassada que está a vitória sobre o Estoril, por 3-2, que valeu a liderança isolada da I Liga, o FC Porto preparar-se para regressar, já esta quarta-feira, à ação, com a deslocação ao terreno do Vizela.

Antes disso, esta terça-feira, Sérgio Conceição irá passar pela sala de imprensa do complexo do Olival, onde irá realizar a antevisão ao encontro dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 17h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador do conjunto azul e branco.

Leia Também: Taremi e Luis Díaz já protagonizam o 'casamento' mais letal da I Liga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório