Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica volta a perder no Dragão e já vê a liderança 'por um canudo'

Fábio Vieira, Pepê e Taremi marcaram para os portistas, um resultado que deixa o Benfica a sete ponto da liderança do campeonato.

Benfica volta a perder no Dragão e já vê a liderança 'por um canudo'
Notícias ao Minuto

22:59 - 30/12/21 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O FC Porto venceu, esta quinta-feira, o segundo Clássico seguido frente ao Benfica. Depois da vitória para a Taça de Portugal, os azuis e brancos venceram as águias, por 3-1, no jogo que encerrou a 16.ª ronda da I Liga.


Fábio Vieira, Pepê e Taremi marcaram para os portistas, ao passo que Roman Yaremchuk marcou o golo de honra dos encarnados, no último jogo  em solo da I Liga no ano de 2021.

Filme do jogo:

Uma semana depois do clássico para a Taça de Portugal, e já com os dois técnicos no banco de suplentes, ainda que do lado do Benfica com a presença de Nélson Veríssimo e não de Jorge Jesus, que rescindiu nos últimos dias, coube ao FC Porto as duas primeiras jogadas de perigo desta partida.

Primeiro, aos três minutos, Vlachodimos parou um remate do brasileiro Pepê, que neste jogo substituiu o ausente Luis Díaz, e depois Fábio Vieira ficou a centímetros de um golaço, com a bola a passar muito perto da trave. O Benfica, depois de uma entrada equilibrada, deixou-se superiorizar pelos azuis e brancos, que voltaram a estar perto de marcar aos 19 minutos, mas um corte impecável de André Almeida impediu o remate de Mehdi Taremi.

O FC Porto pressionava mais, e viu o primeiro golo da partida ser anulado aos 22 minutos. Pepê fugiu bem aos defesas do Benfica e rematou para o fundo das redes, mas o avançado brasileiro estava oito centímetros fora de jogo. De seguida, Sérgio Conceição teve a primeira contrariedade do jogo, sendo obrigado a substituir João Mário por lesão.

A equipa do Benfica tinha mais posse de bola, mas não conseguia traduzir essa superioridade na posse em golos. O melhor que conseguiu fazer foi através de Roman Yaremchuk que, aos 33 minutos, recebeu um passe de Rafa Silva e atirou para uma boa defesa de Diogo Costa.

Mas os portistas estavam melhor na parte final da etapa inicial, e em apenas três minutos colocaram-se a vencer por 2-0. O primeiro foi de Fábio Vieira, aos 34 minutos, que fez passar a bola por baixo das pernas de Vlachodimos, para depois, aos 37', Pepê atirar de cabeça para o segundo dos portistas.

Ainda na primeira parte, o Benfica esteve perto de fazer o primeiro aos 44 minutos. João Mário recebeu um cruzamento de Everton, mas a bola fugiu para ao pior pé do médio português que não conseguiu o remate com o pé direito nas melhores condições.

A perder por 2-0, o Benfica entrou com tudo no segundo tempo e reduziu aos 46 minutos, com Yaremchuk a dar a melhor resposta a um cruzamento rasteiro de Rafa Silva. Mas se este golo do ucraniano dava novo alento às águias, a expulsão do capitão André Almeida, aos 48 minutos, travou de imediato aquela que foi a reação da formação lisboeta.

Apesar de reduzidos a dez unidades, os encarnados estiveram a um passo do empate aos 63 minutos. Depois de uma transição perfeita das águias, Rafa Silva deixou Gonçalo Ramos isolado, o avançado desviou a bola de Diogo Costa, mas Mbemba apareceu para o corte quando a bola caminhava para a baliza defendida por Diogo Costa.

O FC Porto, que nunca desistiu de voltar a aumentar a vantagem, esteve perto de fazer o terceiro aos 68 minutos, mas o cabeceamento de Pepê passou de forma milagrosa ao lado do poste. Ainda assim, o terceiro aparecia mesmo no minuto seguinte. Depois de um corte da defensiva encarnada, Vitinha assitiu Taremi que colocou um ponto final na série de 11 jogos sem marcar.

Até final, o FC Porto podia ter chegado à goleada nos descontos do segundo tempo. Isolado, Otávio atirou ao lado da baliza de Vlachodimos, desviando muito a bola do raio de ação do guarda-redes internacional pela Grécia.

Com este resultado, o FC Porto iguala o Sporting na liderança do campeonato com 44 pontos. Já o Benfica fica a sete pontos da dupla da frente.

Momento do jogo: A expulsão de André Almeida deitou por terra aquela que podia ser a revolta dos encarnados. Com mais um em campo, o FC Porto superiorizou-se e marcou o terceiro da partida.

Equipas iniciais:

Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Fábio Cardoso, Zaidu, Uribe, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Pepê e Taremi.

Suplentes do FC Porto: Marchesín, Francisco Conceição, Tecatito, Manafá, Wendell, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Toni Martínez e João Marcelo.

Onze do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, André Almeida, Morato, Vertonghen, João Mário, Weigl, Everton, Rafa, Yaremchuk e Gonçalo Ramos.

Suplentes do Benfica: Helton, Meite, Seferovic, Diogo Gonçalves, Pizzi, Lázaro, Taarabt, Paulo Bernardo e Ferro.

----------------------------------------------------------------------------------------------

19h40: As duas equipas já estão no palco para o clássico desta noite.

19h20: FC Porto e Benfica já estão a caminho do Estádio  do Dragão.

18h10: A menos de três horas para o arranque do encontro, o FC Porto deixou um apelo aos adeptos nas redes sociais por causa do lançamento ou deflagração de engenhos pirotécnicos.

#O FC Porto apela a todos os sócios e adeptos que não prejudiquem o clube. O lançamento de objetos e a deflagração de pirotecnia podem levar a multas ou consequências mais graves para o nosso clube. Contamos com a colaboração de todos", lê-se no Twitter oficial dos dragões.

17h48: E agora confira aquelas que podem ser as apostas de Nélson Veríssimo.

17h20: Eis aquela que pode ser a equipa inicial de Sérgio Conceição.

17h00: Confira a antevisão a este clássico que a redação do Desporto ao Minuto preparou.

Antevisão: FC Porto e Benfica voltam esta quinta-feira a medir forças no estádio do Dragão, uma semana depois dos azuis e brancos terem eliminado em casa as águias da Taça de Portugal, num jogo que fecha a 16.ª ronda da I Liga, a última de 2021.

O duelo podia ser em tudo semelhante ao da última quinta-feira, com a exceção de ser para competições diferentes, mas no lado dos encarnados houve muitas mudanças em sete dias. Jorge Jesus deixou o Benfica, e Nélson Veríssimo, ex-treinador da equipa B, vai ficar responsável pela formação principal até final do campeonato.

Mas não é só no banco de suplentes que se registam ausências. Grimaldo, que testou positivo à Covid-19, e Darwin, que saiu lesionado da partida da Taça de Portugal, são baixas certas no lado das águias, ao passo que Luis Díaz, também infetado com o novo coronavírus, e Evanilson, que cumpre um jogo de castigo, não vão poder ser opção para Sérgio Conceição, que também ele regressa ao banco de suplentes após cumprir 15 dias de suspensão.

A partida entre FC Porto e Benfica, a última do ano de 2021, tem apito inicial agendado para as 21h00, e poderá acompanhar, em detalhe, todas as incidências da mesma em direto na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório