O movimento 'Servir o Benfica' comunicou nesta terça-feira que fez chegar ao presidente dos encarnados, Rui Costa, um pedido de esclarecimentos sobre o processo de auditoria que tinha sido prometido pelo mesmo na campanha eleitoral.
Entre várias questões, em comunicado, o movimento de oposição à direção do Benfica questionou a direção do clube quem está encarregue da auditoria, como foi selecionado e ainda que medidas já foram tomadas em relação aos alegados delitos.
O comunicado na íntegra:
O Servir o Benfica enviou hoje mensagem dirigida ao Presidente da Direção Rui Costa a solicitar esclarecimentos relativamente à auditoria ao Grupo empresarial do Sport Lisboa e Benfica, cujo compromisso assumiu na campanha eleitoral passada.
A união dos associados é fundamental para a prossecução dos objectivos desportivos do Sport Lisboa e Benfica, desse modo é fundamental que a transparência do processo em curso garanta e salvaguarde o futuro do Sport Lisboa e Benfica permitindo erradicar definitivamente práticas passadas.
Deste modo, solicita-se com a máxima brevidade os seguintes esclarecimentos devidos aos sócios do SLB:
- Qual a entidade que realizou o trabalho da auditoria forense?
- Como foi efetuada a seleção da entidade que realizou o trabalho?
- Trata-se aquela de uma entidade totalmente independente relativamente ao Grupo SLB e dos principais responsáveis das empresas?
- Qual foi o período de tempo em análise na auditoria solicitada?
- Foi detetada alguma suspeita de ilícito? Quais as conclusões obtidas?
- Quais as medidas/decisões já tomadas/decididas relativamente a essas situações?
- Que medidas/decisões foram já tomadas por esta Direção ou se encontram previstas, face aos ilícitos que vieram a público, nomeadamente quanto à constituição do SLB como assistente nos processos judiciais?
- Nas situações detetadas estão incluídas as relacionadas com operações/transações que, embora documentadas, nada têm a ver com a atividade das empresas do Grupo Benfica, eventualmente, em proveito de alguém, mas não da sociedade?
- Que empresas do Grupo Benfica foram objeto de auditoria? Apenas a SAD ou o Clube, ou foram incluídas todas as pertencentes ao Grupo?