Na sequência da ressaca europeia, o FC Porto venceu, neste domingo, no anfiteatro azul e branco, o Sporting de Braga, por 1-0, no Clássico nortenho, num duelo relativo à 14.ª jornada da I Liga.
Um resultado que permite ao vice-campeão nacional regressar ao trono do campeonato, em igualdade com o Sporting, e mais quatro pontos do que o rival Benfica. Já os arsenalistas seguem na quarta posição, com 25 pontos.
Numa primeira parte em que o dragão dispôs das melhores oportunidades, Vitinha começou por testar os reflexos de Matheus, para alguns momentos volvidos Diogo Costa ver uma bola de Francisco Moura beijar o poste.Todavia, e com a ajuda do café colombiano, Uribe serviu em bandeja de prata para o remate certeiro de Luis Díaz. Uma chapelada monumental do melhor marcador da I Liga, a par de Darwin, que levou o Dragão à ebulição.
Festa azul e branca conjugada com preocupações clínicas. Pepe viria a abandonar o terreno de jogo, ainda na etapa inicial, por lesão, à semelhança de Wendell que, ao intervalo, também teve de ceder o seu lugar a Zaidu.
Na etapa complementar, Luis Díaz, Evanilson e Vitinha tiveram a ocasião de ampliar o marcador na primeira vintena de minutos, porém a falta de acerto e Matheus mantiveram o FC Porto agarrado à vantagem mínima.
A reação surgiu e aos 71 minutos Ricardo Horta teve uma soberana ocasião para igualar a partida, porém o português não teve discernimento, quando apareceu sozinho na área rival, para rematar enquadrado com a baliza de Diogo Costa.
Num jogo aberto até ao soar do gongo acabou por ser o dragão mais perto do segundo na reta final da partida, mas as situações multiplicaram-se e sempre com o mesmo final. O ‘quase’ golo e os aplausos sucessivos para o guardião Matheus.
Relato do jogo:
90+5' - TERMINA O JOGO NO DRAGÃO!
90+4' - Pede-se penálti na área do Braga. O árbitro nada assinala.
90+2' - Diogo Costa, com autoridade, a sair dos postes e a amarrar o esférico!
90' - Quatro minutos de compensação!
89' - Sai Otávio e entra Corona.
89' - Amarelo para Vitinha.
86' - Amarelo para Francisco Moura.
84' - Otávio a servir Taremi, mas Matheus a chegar primeiro à redondinha e depois Chiquinho a aliviar o perigo.
81' - Zaidu quase a ampliar o marcador, mas a atirar ao lado da baliza de Matheus, após ser servido por Luis Díaz.
79' - Amarelo para Piazon.
77' - Vitinha a atirar ao lado da baliza de Matheus.
76' - Amarelo para Bruno Rodrigues.
72' - Tormena a cabecear ao lado!
71' - O que falha Ricardo Horta! Sozinho na área... a atirar ao lado.
69' - No Braga entram Gorby e Chiquinho, para os lugares de André Horta e Al Musrati.
69' - Mexe Conceição: entram Taremi e Sérgio Oliveira para os lugares de Grujic e Evanilson.
64' - Amarelo para Otávio.
61' - Remate de André Horta, ainda desvia num jogador do FC Porto, que amortece a redondinha, e a bola termina nas mãos de Diogo Costa.
60' - Cabeceamento de Evanilson... mas ao lado.
59' - Bela defesa de Matheus, a negar o golo a Vitinha.
58' - 22307 espectadores no Dragão.
56' - Mexe Carvalhal: entra Vitinha e sai Abel Ruiz
50' - Evanilson, de costas para a baliza, remata de calcanhar, mas a bola beija a malha lateral.
49' - Matheus a negar o bis a Luis Díaz.
46' - Começou a 2.ª parte no Dragão. Entra Zaidu para o lugar de Wendell. No Braga entram Yan Couto e Guilherme Soares para os lugares deFabiano e Paulo Oliveira.
45+5' - Intervalo no Dragão. Vencem os dragões por 1-0 com um golo de Luis Díaz.
45+4' - Amarelo para Fabiano.
45+3' - Grujic a cabecear ao lado!
45+2' - Amarelo para Sérgio Conceição.
45' - Quatro minutos de compensação!
45' - Wendell regressa, mas ainda a coxear.
43' - Wendell a receber assistência médica.
38' - Carão amarelo para Paulo Oliveira.
31' - Evanilson recebe assistência dentro das quatro linhas, mas já está recuperado.
29' - Pepe não pode mais e, por limitações físicas, dá o seu lugar a Fábio Cardoso.
27' - Que 'bomba' de Uribe! À entrada da área, o colombiano esteve perto de aumentar a contagem no Dragão.
22' - GOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! DO FC PORTO! DO FC PORTO! MARCA EL CAFETERO, MARCA LUIS DÍAZ! O MELHOR ARTILHEIRO DO CAMPEONATO APLICOU A 'CHAPELADA' A MATHEUS E DEIXOU O DRAGÃO EM EBULIÇÃO! Belo passe de... Uribe!
19' - Amarelo para João Mário.
15'- Remate de Francisco Moura e a bola a bater com estrondo nos ferros da baliza azul e branca!
13' - Que 'petardo' de Vitinha! O guardião dos arsenalistas a defender para canto.
8' - Remate de Luis Díaz, ao lado da baliza de Matheus!
1' - Já rola a bola no Dragão!
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Wendell; Uribe, Grujic e Vitinha; Otávio, Evanilson e Luis Díaz.
Onze do Sp. Braga: Matheus, Tormena, Al Musrati, Abel Ruiz, André Horta, Piazon, Paulo Oliveira, Ricardo Horta, Fabiano, Moura e Bruno Rodrigues.
Suplentes do FC Porto: Marchesín, Fábio Cardoso, Taremi, Francisco Conceição, Zaidu, Tecatito, Sérgio Oliveira, Toni Martínez e Fábio Vieira.
Suplentes do Sp. Braga: Tiago Sá, Yan Couto, Mario González, Chiquinho, Guilherme, Iuri Medeiros, Gorby, Roger e Vitinha
Antevisão: FC Porto recebe, neste domingo, o Sporting de Braga, no Estádio do Dragão, num duelo relativo à 14.ª jornada da I Liga.
Os dragões entram em campo na segunda posição do campeonato, a três pontos do líder Sporting, já os pupilos de Carlos Carvalhal 'sentam-se' no quarto lugar, a seis do terceiro posto, ocupado pelo Benfica.
Os arsenalistas chegam a a este Clássico do norte depois de falhar o acesso direto aos oitavos de final da Liga Europa (empate 1-1 contra o Estrela Vermelha), já os dragões falharam o apuramento para os 'oitavos' da Champions, na sequência da derrota contra o Atlético de Madrid.
Importa assim lamber as feridas europeis, porque o 'carrossel' nacional segue a toda a velocidade e há leões a fugir na frente da prova e um pódio que, para o conjunto minhoto, pode tornar-se objetivo de difícil alcance em caso de tropeção.
Leia Também: O provável onze do FC Porto frente ao Sp. Braga