Powered bySolverde
Disclaimer

Ajax-Sporting: Duas estreias na calha, mais milhões a entrar e vingança

Desportivamente, o encontro de Amesterdão não é de importância superlativa para neerlandeses e lisboetas, mas existem outros motivos de interesse para o leão ambicionar os três pontos nos Países Baixos.

Johan Cruyff Arena (Amesterdão)

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
06/12/2021 07:12 ‧ 06/12/2021 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Liga dos Campeões

Depois da tempestade que abalou o Estádio de Alvalade, a 15 de setembro, em que o leão sucumbiu diante do Ajax, por 1-5, poucos seriam os que acreditariam numa ida do Sporting a Amesterdão já com o apuramento para os 'oitavos' da Liga dos Campeões assegurado.

Dois triunfos contra o Besiktas e a soberba vitória dos pupilos de Rúben Amorim contra o Borussia Dortmund selaram o passaporte para a próxima fase da prova milionária, a segunda na história verde e branca, e o consequente aumento da receita para os cofres de Alvalade.

Já lá vão 45 milhões de euros encaixados, a que se pode juntar um cheque de 2,8 milhões, em caso de triunfo do campeão nacional na capital neerlandesa.

As contas do grupo estão arrumadas e o super Ajax, que conta por triunfos os cinco encontros realizados, também já tem o primeiro posto selado. Porém, não deixará de querer findar esta fase da competição só com vitórias. 

De recordar que por três ocasiões Ajax e Sporting já se defrontaram e apenas numa situação o embate se realizou nos Países Baixos. Remontamos à longínqua época de 1988/89, com o clube lisboeta a impor-se por 1-2, na então ainda designada Taça UEFA.

Os comandados de Rúben Amorim certamente não esquecerão a humilhação de 15 de setembro. Muitas até podem falar em vingança, mas também agora o técnico leonino terá a oportunidade de igualar a época de 2008/09, em que Paulo Bento terminou a fase de grupos com 12 pontos, fruto de quatro vitórias. Igual registo está à mercê de um leão que, nessa temporada, tombou com estrondo na fatídica eliminatória contra o Bayern Munique. Um 12-1 que não se apaga da história, mas que Amorim está decidido a substituir por páginas mais cintilantes. 

A verdade é que em Amesterdão, o treinador do Sporting não sairá a campo com o fato de melhor gabarito, quiçá possamos de falar de um 'casaco de nova linha', em que a juventude verde e branca terá de provar que também nos grandes palcos se pode usar indumentária não tão pujante e com tanta rodagem, mas, simultaneamente, eficaz contra adversidades de 'primeira apanha'.

Cinco são as baixas de Amorim para a deslocação aos Países Baixos - Rúben Vinagre, Jovane Cabral, Feddal, Palhinha e Coates, sendo que na calha da redoma do descanso estão igualmente Matheus Nunes e Porro. Dessa forma, a estreia de João Virgínia e Gonçalo Esteves na Champions está na mira das possibilidades, sendo que a média de idades para o ‘onze’ do Sporting em Amesterdão deve reduzir drasticamente, à semelhança do termómetro. Se uma noite em Lisboa roça, neste momento, os nove graus centígrados, pela capital neerlandesa não ultrapassarão os dois graus.

Leia Também: Sporting com quatro baixas antes da partida para Amesterdão

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Diogo Jota

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas