Powered bySolverde
Disclaimer

Desvio mortal colocou o dragão nos eixos: As notas do Portimonense-Porto

Azuis e brancos desbloquearam o nulo no final da etapa inicial.

printscreen

© Reprodução (Vsports)

Ricardo Santos Fernandes
04/12/2021 08:03 ‧ 04/12/2021 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

No aperitivo para o dérbi eterno, o FC Porto não desperdiçou a soberana oportunidade de vencer na casa do Portimonense, por 3-0, e assistir ao confronto dos eternos rivais no cadeirão.

São agora quatro os pontos que tem de vantagem para o eterno rival, Benfica, mantendo-se emparelhado na liderança com o Sporting.

Mas deixemos o dérbi em Lisboa e regressemos ao sul do país, onde a formação algarvia até teve uma boa entrada no jogo, porém não passou apenas disso. Uma entrada triunfal, sem dividendos de maior realce para os pupilos de Paulo Sérgio.

O dragão começou paulatinamente a tomar o controlo do jogo, e Samuel Portugal aqui e ali a aliviar o perigo das imediações da sua área, até que no suspiro da etapa inicial surgiu o desbloqueio do nulo. Num livre cobrado por Luis Díaz, a redondinha do colombiano a bater em Pedro Sá e o desvio a ser mortal para o cofre algarvio.

O emblema da Invicta despertou, e de que maneira, e na etapa complementar o FC Porto foi lavrando jogadas de maior perigo, até surgir o golo da tranquilidade por Vitinha, que se estreou a marcar pelos dragões. O ponto final na partida foi colocado numa 'chapelada' de Otávio. 

Vamos então aos destaques da partida: 

Figura

Com Vitinha em jogo o FC Porto ganha muitas 'Vitinhas'. Um 'ás' a driblar, um 'ás' a recuperar, um 'ás' a servir os companheiros no último passe, para ainda ter atributos de finalizador. Marcou o primeiro golo com a camisola principal ao serviço dos dragões, para coroar uma exibição 'premium' em Portimão. 

Surpresa

É difícil já constituir uma surpresa, mas torna-se também difícil negligencia-lo do painel de destaques. Luis Díaz voltou a ser um quebra-cabeças para a equipa rival e foi dos pés do colombiano que surgiu, pela enésima vez, o maior triturador de linhas defensivas. Queima espaços como ninguém e dele surgiu o desbloqueio do nulo, convertendo o livre que deu origem ao primeiro golo da partida.  

Desilusão

Pedro Sá marcou o primeiro autogolo da carreira e acabou por 'atraiçoar' os companheiros, desbloqueando a 'via azul' para o triunfo dos dragões.

Treinadores

Paulo Sérgio: Na primeira parte a equipa colocou várias dificuldades ao FC Porto, porém o treinador dos algarvios não teve, na etapa complementar, e já em desvantagem no marcador, as melhores respostas para chegar pelo menos à igualdade.

Sérgio Conceição: Sem pensar no jogo contra o Atlético de Madrid, no decorrer da próxima semana, o dragão entrou em Portimão decidido a somar três pontos e a não provar dissabores no sul do país. A estratégia de Conceição funcionou na perfeição, apesar de um início 'mastigado' mas de uma segunda parte com ideias mais arrumadas e de 'melhores frutos' junto à baliza de Samuel Portugal.

Árbitro da partida

Sem dificuldades de maior envergadura, Manuel Oliveira passou entre os pingos da chuva e rubricou uma exibição de 'primeira apanha' no barlavento algarvio.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas