Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Portimonense-FC Porto: Olho aberto contra esta caixinha de surpresas

Os dragões vai defrontar o Portimonense, sexto classificado da I Liga depois de ter lutado arduamente pela manutenção na última temporada.

Portimonense-FC Porto: Olho aberto contra esta caixinha de surpresas
Notícias ao Minuto

10:05 - 03/12/21 por Tiago Antunes c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto Antevisão

O FC Porto vai viajar até ao sul do país para visitar o Portimonense, em jogo a contar para a 13.ª jornada da I Liga. Os dragões chegam a este jogo na primeira posição da tabela, com sete vitórias consecutivas na competição. O Portimonense vai defrontar os azuis e brancos enquanto é sexto na prova, numa campanha inédita na qual os algarvios são ainda a quarta defesa menos batida, com apenas nove golos concedidos.

Esta partida poderá servir ainda para que o FC Porto prepare o ataque à Liga dos Campeões, onde ainda disputa o acesso aos 'oitavos' com o Atlético Madrid e também com o AC Milan. Caberá a Sérgio Conceição escolher o melhor onze possível, tendo em conta que o jogo da Liga milionária será decisivo. O treinador dos dragões antevê uma partida difícil, muito por conta do histórico: nos últimos jogos, o FC Porto só conseguiu vencer a partida para lá dos 90 minutos. O Portimonense poderá mesmo apresentar-se perigoso, com o seu estilo de contra-ataque rápido a ser privilegiado contra um adversário que deverá passar grande parte do jogo no meio campo adversário. Nakajima, emprestado pelo FC Porto, não vai a jogo, mas o perigo do ataque algarvio mantém-se em pé.

Toda a atenção dos dragões será pouca, já que o Portimonense vem de duas vitórias na I Liga convincentes. Será um teste de importância para o FC Porto antes do dérbi de Lisboa frente a uma das caixinhas de surpresa deste ano. Não esquecer que o Portimonense esteve numa luta constante pela manutenção na época passada.

O Portimonense-FC Porto joga-se nesta sexta-feira, no Estádio Municipal de Portimão, a partir da 19h00.

Treinadores em discurso direto

Paulo Sérgio

Análise: Vai ser um jogo dificílimo, contra uma equipa fortíssima. Sabemos que, em matéria de probabilidades, elas não caem para o nosso lado, mas isso não nos faz ser negativos ou deixar de acreditar que amanhã [sexta-feira] poderá ser o nosso dia. A equipa está mentalizada e trabalhou a pensar que é possível. Vamos procurar - é a nossa obrigação - ser competitivos e dignificar o emblema.

Pontuação: É bom ter 20 pontos nesta altura, mas queremos mais. Queremos fazer os pontos para atingir os nossos objetivos o quanto antes. Este é mais um desafio grande, em função do excelente oponente, mas isso serve de motivação e não de qualquer tipo de inibição para os atletas.

Incidente com Conceição: Desentendemo-nos e não ficámos orgulhosos disso. Mas, na altura, também quase que nos quiseram crucificar. Em relação a ataques pessoais, até a mim me envergonhou estar envolvido numa situação em que ele estava a ser atacado de uma forma cruel. Sabemos como são as guerrilhas entre 'grandes' e as coisas depois descambaram, só faltou meterem-nos aos dois uns meses em Custóias.

Sérgio Conceição

Análise: Foi uma preparação igual à dos outros jogos que fazemos nas diferentes competições. Olhar para o que somos nós como equipa, olhar para o adversário e para as mais valias de uma equipa num bom momento. É um jogo historicamente complicado.

Adversário difícil: Históricos não me dizem muito. É difícil jogar em Portimão e vimos isso nos últimos jogos quando ganhámos sempre para lá dos 90 minutos. O Portimonense tem-nos habituado a ter jogadores de qualidade e este ano também os tem. É uma equipa que se organiza bem, é uma equipa muito vertical, é uma das que cria menos mas que é mais perigosa. vamos para um jogo difícil, contra uma equipa com um coletivo forte, e os dados demonstram isso. Depois dos três grandes, tem a melhor defesa. Cabe-nos a nós continuar a criar muitos situações, sermos mais eficazes na finalização, e continuar a ser forte a nível defensivo. Se estivermos atentos àquilo que somos nós como equipa, o jogo fica mais perto daquilo que queremos dele.

Reencontro com Paulo Sérgio: Estou de dieta, não posso beber vinho com ele. Somos homens do futebol. O que tenho a analisar é o trabalho do Paulo enquanto treinador. Se querem que vos diga, o Paulo é dos treinadores com os quais mais simpatizo. Esse foi um episódio que passou. Se guardo algum tipo de sentimento negativo, não, já falei disso. Pela Europa fora há grandes treinadores que também têm momentos destes. O que mais quero é que o Paulo Sérgio seja feliz, excetuando amanhã.

Últimos resultados

Portimonense: D-D-V-V-V

FC Porto: E-V-D-V-V

Últimos onzes

Portimonense: Samuel Portugal; Moufi, Willyan Rocha, Pedrão, Fali Candé; Pedro Sá, Carlinhos, Nakajima; Aylton Boa Morte, Iván Angulo, Fabrício

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso; Chancel Mbemba, Zaidu; Otávio, Marko Grujic, Sérgio Oliveira, Luis Díaz; Evanilson, Taremi.

Ausências

Portimonense: Lazaar e Lucas.

FC Porto: Cláudio Ramos, Pepe, Marcano, João Mário e Francisco Conceição.

Leia Também: Conceição e o reencontro com Paulo Sérgio: "Somos homens do futebol"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório