Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Sporting bate Borussia Dortmund e abre o 'Pote' dos milhões europeus

Pedro Gonçalves bisou e abriu o caminho para o triunfo dos leões, em Alvalade, que vale o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Sporting bate Borussia Dortmund e abre o 'Pote' dos milhões europeus

O Sporting tornou-se, esta quarta-feira, na primeira equipa portuguesa a carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da presente temporada da Liga dos Campeões, graças ao triunfo conquistado sobre o Borussia Dortmund, por 3-1.

Pedro Gonçalves confirmou o estatuto de ‘matador’ e bisou, tendo cabido a Pedro Porro a honra de fechar o marcador. Os leões estão, assim, na próxima fase da prova milionária, onde já não estavam desde 2008/09.

Leão ‘venenoso’ deu asas ao sonho

O Sporting entrou em campo sabendo que qualquer resultado que não uma vitória por dois ou mais golos de diferença complicaria de sobremaneira as contas do apuramento para a Liga dos Campeões, e colocou, de imediato, ‘as mãos à obra’.

Os leões entraram muito bem no jogo, empurrando o Borussia Dortmund ‘às cordas’. No entanto, os alemães não se ficaram e, a partir dos cinco minutos, foram quebrando as linhas de pressão verde e brancas até chegar à área contrária, ainda que sem grande perigo.

Os homens de Rúben Amorim iam procurando sair em transição, e foi assim que se colocaram em vantagem, quando o relógio contabilizava 30 minutos, por intermédio de Pedro Gonçalves, após uma bola longa de Sebastián Coates.

Os visitantes mostraram, uma vez mais, os ‘dentes’, mas, uma vez mais, foram os campeões portugueses que festejaram… e, uma vez mais, por Pote, no seguimento de um grande remate, que não deu hipóteses de defesa a Gregor Kobel.

Na resposta, Donyell Malen ficou à beira de reduzir a desvantagem no marcador, quando fintou Antonio Adán e rematou à baliza. Gonçalo Inácio vestiu a ‘pele de herói’ e, mesmo em cima da linha, desviou e manteve aberto o caminho para a fase seguinte da prova milionária.

Alemães deram a ajuda que faltava

A segunda parte trouxe uma partida ainda mais frenética. Pablo Sarabia ficou à beira do 3-0, numa saída para o contra-ataque, e, pouco depois, Zouhair Feddal colocou a bola na própria baliza, mas o lance foi invalidado por posição irregular de Thomas Meunier.

Daí em diante, o Borussia Dortmund instalou-se no meio-campo adversário, mas raras foram as vezes em que colocou dificuldades a Antonio Adán. O Sporting, por sua vez, procurava aproveitar qualquer ‘brecha’ para voltar a marcar.

Era preciso uma ajuda das grandes para os verde e brancos aguentarem tamanha pressão, e ela surgiu mesmo aos 74 minutos… e de onde menos se esperava. Emre Can agrediu Pedro Porro, viu o cartão vermelho direto e selou, assim, as esperanças dos visitantes.

Já aos 81 minutos, e após grande penalidade conquistada por Paulinho, Kobel defendeu o remate de Pedro Gonçalves, mas, na recarga, Pedro Porro cabeceou para o fundo das redes. Nos descontos, Malen marcou e 'gelou' Alvalade, mas a noite era mesmo da equipa portuguesa.

Com este triunfo, o Sporting isolou-se na segunda posição do Grupo C, com nove pontos, mais três do que o Borussia Dortmund, equipa sobre a qual tem vantagem no confronto direto, quando resta apenas uma jornada para o final desta fase.

Os leões seguem, assim, para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, na companhia do Ajax, o primeiro classificado, com 15 pontos. Já os alemães, ‘caem’ para a Liga Europa, ao passo que o Besiktas, que segue a ‘zeros’, dizem ‘adeus’ às provas continentais.

Momento do jogo: Marcar um golo ao Borussia Dortmund pode ser obra do acaso, mas fazê-lo por duas vezes já não é para qualquer um. A partir do momento em que o grande remate de Pedro Gonçalves encontrou o caminho para o fundo das redes, o Sporting começou a acreditar que era mesmo possível garantir a vitória necessária para seguir em frente na Liga dos Campeões, que se viria a confirmar.

Onzes

Sporting: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal, Matheus Reis; João Palhinha, Matheus Nunes; Pedro Gonçalves, Sarabia e Paulinho.

Borussia Dortmund: Kobel; Meunier, Akanji, Pongracic, Raphael Guerreiro; Witsel, Bellingham, Julian Brandt; Reus, Reinier e Malen.

Antevisão

Esta quarta-feira pode ser um dia 'dourado' para o Sporting, que recebe, no estádio de Alvalade, o 'todo-o-poderoso' Borussia Dortmund. Isto é, de apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões,

Os leões vão a jogo sabendo que, em caso de vitória por dois ou mais golos, poderão partir para a sexta e última jornada do Grupo E (onde terão pela frente o Ajax) com a tranquilidade de que, aconteça o que acontecer, já ninguém lhes tira a qualificação.

O triunfo é, de resto, mesmo o único resultado que interessa aos verde e brancos. Em caso de empate, terão sempre de fazer um resultado melhor do que os alemães (que vão receber o Besiktas) na próxima ronda. Já uma derrota, afasta-os imediatamente destas contas.

Certo é que, seja qual for o desfecho dos dois jogos que restam aos homens de Rúben Amorim na prova milionária, estes têm, desde já, garantido um lugar nos 16-avos-de-final da Liga Europa, já que têm vantagem no confronto direto com o Besiktas.

O Sporting-Borussia Dortmund será ajuizado pelo árbitro espanhol Carlos del Cerro Grande, e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental) desta quarta-feira.

Leia Também: Sporting-Dortmund: A batalha sorriu-lhes, a 'guerra' pode ganhar o leão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório