Trabalho 'divinal' dos dragões vale bilhete para os 'oitavos'

FC Porto recebeu e goleou o Feirense na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes c/ Carlos Pereira Fernandes
20/11/2021 22:19 ‧ 20/11/2021 por Tiago Antunes c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O FC Porto recebeu e goleou o Feirense por 5-1. Os dragões dominaram por completo a partida, passando no teste antes da Liga dos Campeões.

O marcador foi aberto por Uribe, depois de muita insistência durante os primeiros 15 minutos da partida. O segundo chegou aos 39, por Otávio, que ainda fez o terceiro dos dragões antes do intervalo.

Na segunda parte, o Feirense tentou, mas foi o FC Porto quem marcou. Evanilson fez o gosto ao pé e o dragão chegou ao quarto golo. Francisco Conceição fechou as contas do jogo, através de uma grande penalidade, e carimbou a passagem do FC Porto até aos oitavos de final da Taça.

O sorteio da próxima fase da 'prova-rainha' está marcado para o dia 25 de novembro.

Filme do jogo

Só deu FC Porto. Podia ser este o resumo da partida, o que não seria descabido. Os dragões dominaram sem qualquer problema o jogo e justificaram todo o favoritismo que tinham antes de entrarem em campo. A missão era passar pelo teste da Taça sem sobressaltos e pode dizer-se que a missão foi muito bem sucedida. O Feirense, mesmo antes de subir ao relvado, já sabia que a tarefa seria complicada, mas tudo piorou quando o árbitro fez soar o apito.

Logo aos quatro minutos, Francisco Conceição teve ouro nos pés. Numa jogada bem organizada pelos dragões, o jovem avançado teve tudo para abrir o marcador. Valeu a saída de entre os postes de Arthur para travar a iniciativa portista muito cedo no jogo. O Feirense, desde aí, foi passando um mau bocado, sendo óbvio que não se sentia confortável em campo. A equipa quis, desde o início, impor o seu estilo de jogo, com construção a partir da defesa, a filosofia que tem levado os fogaceiros até ao segundo posto da II Liga. Acontece que, do outro lado, a lição estava bem estudada e a pressão do FC Porto não deu margem de manobra ao adversário.

O domínio dos dragões viu-se precisamente pelo caudal ofensivo do Feirense. A equipa de Santa Maria da Feira chegou três vezes à área portista durante os primeiros 45 minutos, mas em nenhuma deu trabalho a Marchesin. O guarda-redes argentino foi um sortudo neste jogo, tendo assistido à partida 'de cadeirinha' sem sequer ter comprado bilhete. O Feirense conseguiu ter a bola em sua posse por cerca de dois minutos, aos 23 e aos 35 minutos, porque a forma como o FC Porto tapou todas as soluções tirou ideias ao adversário, que perdeu constantemente a bola ao tentar esticar o jogo. Vargas, que tem sido a estrela da equipa de Santa Maria da Feira, apequenou-se no meio dos centrais do FC Porto nos primeiros 45 minutos e não conseguiu jogar o seu jogo.

Aos 34 minutos, o Feirense rematou pela primeira vez. A pressão psicológica e a ansiedade de um jogo grande levaram João Paulo a pensar pouco em frente à baliza, atirando muito por cima e desperdiçando a oportunidade de ouro que os fogaceiros tiveram. A equipa da II Liga bem deu corda aos sapatos, especialmente quando sofreu os golos, subiu no relvado como se estivesse chateada com o resultado, mas a falta de ideias levou a um completo desperdício.

O intervalo era urgente e provou-se com a entrada destemida do Feirense no segundo tempo. Com um rasgo de individualidade aqui e ali, os fogaceiros foram crescendo e construindo oportunidades, mas deitaram tudo a perder quando chegou o quarto golo do FC Porto. O ânimo, a réstia de concentração e a organização conquistada no intervalo perderam-se aí. O Feirense ainda chegou ao golo, por conta de um erro incrível de Vitinha à entrada da grande área, mas não deitou por terra o resultado dos dragões nem desmascarou a grande exibição defensiva de Mbemba, Fábio Cardoso e companhia. 

O quinto golo foi, de todos, o mais especial. Houve oportunidade para o menino do plantel, Francisco Conceição, fazer o gosto ao pé, na marca da grande penalidade. Abraçou o pai e deixou a mãe, na bancada, a chorar. 

A partida terminou em vitória gorda, inchada até, do FC Porto, que vai com certeza chegar à Liga dos Campeões motivado. Dizia Sérgio Conceição antes desta partida que seria a mesma coisa do que jogar contra AC Milan e Liverpool. Se os dragões repetirem esta exibição, certamente que vão fazer uma 'gracinha' na prova milionária.

Momento do jogo: O golo de Francisco Conceição, que concretizou um sonho ao marcar no Estádio do Dragão. É o primeiro golo do menino do Olival pela equipa principal dos azuis e brancos, que foi seguido de um abraço emotivo e uma reação mista, entre o choro e a euforia, dos familiares que estavam na bancada. 

Acompanhamento em direto

90' - Termina a partida. Não há compensação. FC Porto goleia e passa aos 'oitavos'.

85' - Francisco Conceição está queixoso.  Num lance individual de qualidade, o jovem avançado levou uma pancada. Está a receber assistência médica.

83' - Quase que vinha o sexto dos dragões. Luis Díaz recebeu um passe extraordinário de Vitinha, mas atirou ao lado.

72' - Volta a mexer o FC Porto. Saem Evanilson e Taremi para as entradas de Toni Martinez e Luis Díaz.

71' - Sai o quinto do FC Porto, e é especial! Evanilson entregou a bola a Francisco Conceição, que atirou para a esquerda, enquanto Arthur voou para a direita. O jovem avançado correu para o banco para abraçar o seu treinador e pai.

69' - Rui Ferreira mexe na equipa. Saem Latyr Fall, André Rodrigues e Zé Ricardo para entrarem Fábio Espinho, Washington e Samuel Teles.

70' - Penálti no Dragão! Entrada imprudente de João Pinto, que volta a falhar e derruba Taremi dentro da grande área. 

67' - Olha o golo do Feirense! Vitinha distrai-se, perde a bola para Petkov à entrada da área, o búlgaro tentou marcar, mas foi contrariado por Marchesin. Vargas, que recebeu a bola nos pés fora da grande área, fuzilou para uma baliza desamparada. É, ao que parece, o golo de honra dos fogaceiros.

65' - Insólito! O Feirense já oferece golos ao FC Porto. João Pinto vacilou dentro da pequena área, tocou na bola que foi devagar em direção da baliza de Arthur, os dragões ainda tentaram corrigir, mas o guarda-redes brasileiro salvou.

64' - Esteve tão perto 5-0! Taremi pegou na bola, foi em frente e cruzou rasteiro para a pequena área. Estava no segundo poste Fábio Vieira, que não chegou a tempo para encostar.

61' - Sérgio Conceição não perde tempo. Saem Otávio, Uribe e Zaidu, entram Sérgio Oliveira, Fábio Vieira e Wendell, que entrou na ficha de jogo contra as espectativas.

61' - Contratempo para o FC Porto. Otávio está sentado no chão. Parece que se lesionou num lance corrido. Está agarrado à zona da coxa.

60' - Que bomba! Feirense não desiste, Petkov dominou a bola fora da grande área e disparou para defesa aplicada de Marchesin. Apesar do resultado, os fogaceiros querem algo neste jogo.

59´ - Feirense responde com perigo. Cruzamento da direita, de Vargas, e Jardel foi às alturas contra Marchesin. Saiu por cima.

56' - Está feito o quarto dos dragões. Bruno fez asneira, entregou a bola a Evanilson que, na cara de Arthur, finalizou com categoria. Já é goleada.

50' - Feirense atrevido nesta segunda parte. Bola esticada na profundidade até à grande área, o recém-entrado Jardel ainda lhe tocou, mas nada mais conseguiu fazer a não ser empurrar para fora. Ainda assim, boa iniciativa dos fogaceiros.

45' - Recomeça a partida. O Feirense mexe na equipa. Saem Manu e João Paulo para as entradas dos avançados Jardel e Petkov

45' - Intervalo na partida. Primeira parte de um único sentido. O FC Porto está na sua praia, a jogar o futebol que quer, enquanto o Feirense tem tido bastantes dificuldades em manter a bola nos pés e criar perigo. O intervalo poderá fazer bem aos fogaceiros, que precisam de reajustar o estilo de jogo e a organização em campo.

45' - São três! Novo golo do FC Porto! Canto do lado direito, vem ressalto atrás ressalto e a bola chega aos pés de Otávio, que bisa na partida. Dragões não dão hipótese.

42'- Marchesin tocou pela primeira vez na bola. Feirense 'mastigou' o jogo à entrada da área portista, mas de pouco serviu para diminuir a desvantagem no marcador.

39' - Está feito o segundo do FC Porto! Jogada pelo lado direito, Manafá entrega a Otávio que remata com força e faz o primeiro da conta pessoal nesta época.

38' - Nova oportunidade dos dragões. Vitinha encontrou espaço na entrada da grande área e rematou sem medos. Valeu a defesa de Arthur para canto.

37' - A equipa do Feirense está mais destemida, a subir linhas e a defender mais em cima dos jogadores do FC Porto. Tem de ter atenção para não se expor atrás.

34' - Que perdida do Feirense! Contra-ataque guiado por Vargas, que rematou contra Mbemba, a bola sobrou para João Paulo que, de frente para Marchesin, atirou muito acima. Como esta os fogaceiros não deverão ter mais.

32' - Não para! Jogada do FC Porto à entrada da área a passe curto entre Taremi, Evanilson e Francisco Conceição. O jovem avançado não rematou a bola da melhor forma, sendo desviada para canto.

30' - FC Porto não tira o pé do acelerador e rematou novamente, agora por Manafá. Saiu um pouco ao lado do poste direito da baliza do Feirense.

27' - À trave! Canto batido e Evanilson cabeceia ao travessão.

26' - Nova oportunidade dos dragões. O Feirense perdeu a bola novamente em zona proibida, sobra para Uribe na entrada da área que fuzila em direção à baliza adversária. Valeu o corte de Sidney Lima para canto.

22' - FC Porto perto do segundo. Alguma atrapalhação dentro da grande área, Evanilson leva a bola até à linha de fundo e cruza para o centro. Estava lá a defesa do Feirense para sacudir antes de Francisco Conceição chegar.

20' - 20 minutos de jogo e só dá FC Porto. Os dragões dominam a partida, têm a maior iniciativa, criam as melhores ocasiões, apesar do esforço do Feirense para sair a jogar.

15' - Sai o golo do FC Porto! Uribe cabeceia para o primeiro da noite, depois de um livre batido para a área por Vitinha.

14' - O Feirense está a passar por claras dificuldades. Os fogaceiros querem impor o seu estilo de jogo, com construção a partir da defesa, mas a pressão do FC Porto não o tem permitido.

12' - Vitinha bateu o livre direto, mas saiu fraco, contra a barreira dos homens do Feirense.

11' - Livre perigoso para o FC Porto. Taremi sofreu uma falta à entrada da grande área.

7´- O que falhou Evanilson! O defesa do Feirense Sidney Lima perdeu a bola em zona proibida, o ataque portista roubou a bola e já dentro da área, de frente para o golo, o avançado brasileiro atirou por cima de forma escandalosa.

4' - Por pouco! Francisco Conceição esteve à beira do primeiro golo. Valeu a saída apressada do guarda-redes do Feirense, que tirou a bola dos pés do avançado dos dragões.

2' - Primeira bola parada do jogo pertence aos dragões. Livre no lado direito do meio campo dos fogaceiros.

1' - Apita o árbitro. Rola a bola.

0' - Os capitães já se encontraram. A moeda foi atirada ao ar e ditou pontapé de saída para o Feirense.

0' - As equipas já sobem ao relvado. No Estádio do Dragão vive-se bom ambiente na festa da Taça de Portugal. 

Equipas iniciais 

FC Porto: Marchesín; Manafá, Fábio Cardoso, Mbemba, Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Francisco Conceição; Taremi e Evanílson. 

Feirense: Arthur; Diga, João Pinto, Manu, Sidney, Zé Ricardo; João Paulo, Latyr, Bruno; André Rodrigues, Vargas.

Antevisão

A Taça de Portugal vai passar pela invicta neste sábado. O FC Porto vai receber o Feirense, em jogo a contar para a 4.ª eliminatória da prova-rainha do desporto nacional.

Os dragões vêm de uma vitória na I Liga, frente ao Santa Clara, por 3-0, e chegam motivados ao jogo pelo momento da equipa. Os azuis e brancos são líderes do campeonato, partilhando o lugar com o Sporting, e estão em segundo no Grupo B da Liga dos Campeões, atrás de Liverpool e à frente de Atlético de Madrid e de AC Milan. O Feirense não traz menos motivação para esta partida, já que a época tem corrido de feição. A vitória frente ao Académico de Viseu por 2-0 na última jornada manteve os fogaceiros no pódio da II Liga e na luta pela subida que tem escapado ao clube de Santa Maria da Feira há duas épocas.

Do lado do FC Porto, é sabido que Pepe, Marcano e Wendell não vão a jogo, informação dada por Sérgio Conceição na conferência de antevisão da partida. Significa isto que os dragões vão a jogo com uma defesa pouco rodada, provavelmente formada por Mbemba e Fábio Cardoso, com Zaidu e Manafá nas alas. O Feirense não comunicou ausências no plantel e, por isso, espera-se que chegue na máxima força para tentar seguir em frente na Taça de Portugal.

O FC Porto-Feirense joga-se a partir da 20h15 no Estádio do Dragão.

Leia Também: FC Porto-Feirense: Foco na 'rainha' antes de pensar nos milhões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Dias depois do divórcio, Artur Jorge 'apanhado' de férias com namorada

Artur Jorge

Dias depois do divórcio, Artur Jorge 'apanhado' de férias com namorada

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já há (pelo menos) um BMW M4 CS Edition VR46 a circular em Portugal

BMW

Já há (pelo menos) um BMW M4 CS Edition VR46 a circular em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas