Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Portugal-Sérvia: Contra os balcânicos marchar, para o Mundial alcançar

Equipa das quinas precisa apenas de um empate para garantir o bilhete para o Campeonato do Mundo do próximo ano, mas o duelo contra os sérvios não promete ser fácil, eles que sabem que uma vitória dá direito a um lugar direto na prova no Qatar.

Portugal-Sérvia: Contra os balcânicos marchar, para o Mundial alcançar
Notícias ao Minuto

08:10 - 14/11/21 por Rodrigo Querido

Desporto Antevisão

Chegou o fim da fase de apuramento para o Mundial'2022, ou pelo menos assim se espera. A seleção de Portugal recebe, este domingo, a Sérvia, no último jogo do grupo A de qualificação para a prova no Qatar, e entra em campo sabendo que basta apenas um empate para segurar esse bilhete.

Mas a equipa dos Balcãs promete não facilitar na partida que terá lugar no Estádio da Luz, uma vez que a vitória dos sérvios os qualifica diretamente para o Mundial e atira a equipa das quinas para os play-off, algo que, certamente, Fernando Santos e os jogadores nacionais não quererão.

Para levar de vencida a Sérvia, ou pelo menos empatar, a equipa das quinas precisa de fazer melhor, muito melhor do que apresentou na quinta-feira diante da República da Irlanda, salvando-se um empate contra os irlandeses, já que a exibição ficou muito aquém do esperado e, para piorar, os lusos perderam Pepe, que foi expulso por acumulação de amarelos.

Portugal, que lidera o grupo A fruto de uma vantagem na diferença de golos, e Sérvia voltam a encontrar-se, depois do final polémico em Belgrado, no passado dia 27 de março, jogo em que Cristiano Ronaldo colocou a bola no fundo das redes adversárias, mas a ausência do VAR (na altura não havia) retirou aquela que seria uma vitória de Portugal - o encontro terminou empatado a dois golos.

Com os regressos de Bernardo Silva, que falhou o jogo com a República da Irlanda por lesão, e de Nuno Mendes, após cumprido o jogo de castigo, espera-se que a formação orientada por Fernando Santos faça jus ao hino nacional e marche diante dos balcânicos para assegurar a presença no Mundial'2022.

Portugal e Sérvia jogam este domingo, a partir das 19h45, no Estádio da Luz, em Lisboa, num encontro que será apitado pelo italiano Daniele Orsato.

Treinadores em discurso direto

Fernando Santos:

Jogo da Sérvia e a possibilidade de jogar para o empate: Eu espero da equipa da Sérvia, aquilo que esperava nos outros jogos. Falamos de uma equipa que joga para ganhar, muito forte ofensivamente e que procura o golo de forma incessante. Uma seleção com uma linha de três atrás, com dois laterais projetados, dois médios e três homens na frente. Sabemos bem como eles são com e sem bola, e já temos bem a estudada a maneira de como deveremos ser em campo. No nosso pensamento não entra o empate, nem vamos pensar nisso.

Onde pode estar a chave do jogo: Organização, concentração, confiança e paixão, isso são os principais parâmetros da nossa equipa e é nisso que temos de nos apoiar para fazer o nosso jogo e não deixar a Sérvia aplicar o seu.

Sérvia à procura de vencer desde o primeiro minuto: Não acredito que vá ser um jogo de paciência, mas também não acredito que a Sérvia vá jogar à maluca e com Portugal a jogar no contra golpe. A Sérvia joga sempre para ganhar, mas não acredito que pode jogar de forma desequilibrada, porque ai correriam demasiados riscos e estariam mais próximos de perder.

Dragan Stojkovic:

Jogo: Portugal tem uma equipa muito forte e temos de jogar muito concentrados. Temos de fazer um grande jogo. Estamos bem preparados. Independentemente do nome e da valia do adversário, queremos jogar de forma agressiva e ofensiva. Não vamos mudar a nossa forma de jogar e vamos jogar para conseguir o resultado que nos interessa.

Ambição da equipa: A Sérvia vem aqui só com um objetivo, que é chegar ao Mundial. Uma equipa como Portugal, jogando em casa, não vai procurar apenas o empate. Vai jogar para ganhar e tem o mesmo objetivo da Sérvia. Nenhuma das equipas perdeu nesta fase de qualificação, portanto chegou a hora da decisão.

Últimos onzes:

Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Danilo, Diogo Dalot, João Palhinha, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, Gonçalo Guedes, Cristiano Ronaldo e André Silva.

Sérvia: Predrag Rajkovic, Darko Lazovic, Milos Veljkovic, Stefan Mitrovic, Matija Nastasic, Marko Grujic, Milinkovic-Savic, Sasa Lukic, Filip Kostic, Lika Jovic e Dusan Vlahovic.

Últimos resultados:

Portugal: V-V-V-V-E

Sérvia: V-V-E-V-V

Ausências:

Portugal: Pepe (castigo)

Sérvia: Nada a registar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório