Fernando Santos e Danilo estiveram, esta quarta-feira, em conferência de imprensa para fazer o lançamento do jogo com a República da Irlanda, agendado para amanhã e referente à fase de qualificação para o Mundial'2022.
Fernando Santos
Cartão do adepto: "Não estou em momento de me preocupar com o cartão do adepto. Só estou focado no cartão do adepto. Hoje não me parece questão para abordar."
Apoio em Dublin: "É importante ter adeptos e sentir o apoio do público. Os nossos jogadores estão habituados a grandes palcos, mas termos lá os nossos adeptos é sempre importante."
Nuno Mendes castigado: "Vamos ver, vamos esperar. Vou tomar essas decisões com a minha equipa técnica. Essas coisas são muito importantes. Há jogadores com perfis próprios. Há jogadores que não se irritam e essas coisas têm de ser ponderadas."
Irlanda: "Não podemos achar que a Irlanda é só forte nas bolas paradas. Temos que tirar proveito das coisas menos positivas deles. Obviamente que sabemos que esta equipa da Irlanda é forte, nomeadamente no momento ofensivo. Mostrámos aos jogadores os vários lances que achámos que são importantes. E, claro, procurámos treinar."
Cinco portugueses titulares no dérbi do Manchester: "Felizmente que é assim, mas não vamos jogar nenhum dérbi. Vamos jogar contra a Irlanda. Temos de aproveitar a qualidade dos nossos jogadores."
João Cancelo: "O Dalot já jogou à esquerda, o Semedo também, e o Cancelo também. Tomaremos as melhores opções. Acho que o Cancelo é seguramente é o melhor lateral do mundo."
Bernardo Silva: "Chegou muito cansado e queixoso. Não podia ir para a Irlanda. Está a recuperar bem e acreditamos que estará apto para jogar com a Sérvia. Ele nem vai viajar hoje connosco. Optámos que fique e fica cá um dos nossos terapeutas para que ele na sexta-feira seja integrado nos treinos."
Lição no jogo com a Irlanda no Algarve: "O importante a retirar é aquilo que aconteceu depois do penálti falhado e da bola no poste do Jota. Perdemos o fio do jogo e ficou partido. Isso não ajudou a nossa equipa e permitiu que a Irlanda marcasse um golo. Cedemos um canto e sofremos um golo. Marcámos o golo da vitória já nos descontos. É essa a lição que temos de ter. Temos de ser uma equipa que joga sempre para vencer, mas é preciso estar equilibrada. A partir desse jogo, a equipa melhorou. Temos de ter bola e circular bem."
Seis jogadores em risco por conta dos amarelos: "O jogo mais importante é este. As poupanças não podem ser feitas assim. Eu confio em todos os jogadores. Mais do que os amarelos e estar fora do próximo jogo, há que pensar naquilo que é estar em campo. Como o Danilo disse e bem, os jogadores vão dar tudo. Sabemos que vai ser um jogo duro contra uma equipa forte. Vai ser muito embalada pelo público e nunca sai do jogo. É uma equipa que sabe jogar. É preciso clarificar isso. Sabe jogar em ataque organizado. Vai ser muito disputado. Vou analisar bem e acredito muito nos jogadores que tenho. É um jogo muito importante. Tomarei as decisões certas."
Danilo
Defesa ou médio: "São opções. Tenho essa valência. Posso jogar a médio ou a defesa central. É uma alternativa válida. Ajudo a equipa a ter mais opções. Não sinto qualquer tipo de pressão por jogar a defesa ou médio. Não digo que me sinto melhor a jogar a central, porque sou médio de raiz. Mas sinto-me confortável."
Titular no PSG: "É um bom plantel com muitos jogadores de qualidade e eu tenho tido as minhas oportunidades, mas tenho trabalho para isso. Ter minutos no clube ajuda para estar aqui na seleção. É sempre bom ser opção para o selecionador."
Jogadores à bica por causa dos amarelos: "Não há pressão extra. Independentemente dos cartões amarelos, quem jogar vai dar tudo pela equipa. Ninguém entra pressionado por causa dos amarelos."
Sérvia é mais importante do que Irlanda?: "O foco principal está sempre no primeiro jogo, ou seja, na Irlanda. Claro que pensamos na Sérvia, porque são duas finais. Mas sabemos que a Irlanda é complicada e combativa. Tivemos um jogo difícil com eles em Portugal. Temos de ganhar este jogo."
Leia Também: Bernardo Silva volta a falhar treino antes da viagem para a Irlanda