Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

FC Porto afunda-se nos Açores e está fora da Taça da Liga

Azuis e brancos precisavam de vencer para ter hipóteses de seguir para a final four, mas acabaram derrotados por 3-1 pelo Santa Clara.

FC Porto afunda-se nos Açores e está fora da Taça da Liga
Notícias ao Minuto

20:58 - 26/10/21 por Rodrigo Querido

Desporto Taça da Liga

O FC Porto foi esta terça-feira afastado da final four da Taça da Liga, ao perder na deslocação ao terreno do Santa Clara, por 3-1.

Chidris, Ricardinho e Nené, já nos descontos do segundo tempo, fizeram os golos dos açorianos. Taremi foi o autor do golo portista.

Filme do jogo:

Para esta partida de estreia na edição deste ano da Taça da Liga, Sérgio Conceição promoveu uma autêntica revolução no onze inicial. Em relação à vitória frente ao Tondela, apenas Marcano manteve a titularidade.

Apesar destas muitas mexidas, o FC Porto até entrou bem na partida, com Fábio Vieira a ser o jogador mais interventivo no processo ofensivo dos azuis e brancos, sempre à espreita de um remate de longa distância. O equilíbrio entre as duas equipas era a tónica dominante, mas foi mesmo a equipa açoriana a abrir o marcador. Sagna tirou um pontapé de canto, Marcano cortou o esférico, e a bola acabou por sobrar para Chindris. O defesa-central romeno rematou à meia-volta e fez o primeiro do jogo aos 17 minutos.

Após o golo sofrido, os dragões tentaram chegar à igualdade, mas a equipa apresentou-se um pouco aquém do esperado. Com o FC Porto virtualmente fora da final four da Taça da Liga, Sérgio Conceição colocou os pesos pesados em campo, lançado ao intervalo Luis Díaz, Otávio e Sérgio Oliveira.

O segundo tempo trouxe um FC Porto mais atrevido a nível ofensivo, com Luis Díaz e Toni Martínez a serem protagonistas de duas oportunidades que podiam ter dado a igualdade aos azuis e brancos. No entanto, acabariam mesmo por ser os açorianos a aumentar a contagem aos 66 minutos.

Chancel Mbemba cometeu um erro colossal ao falhar um passe em zona proibida. Morita recuperou o esférico e serviu Luiz Phellype. O brasileiro passou de cabeça para  Ricardinho, que ultrapassou Marcano e atirou fortíssimo para o fundo das redes portistas.

Os azuis e brancos muito lutaram pelo golo no segundo tempo, e alcançaram-no já nos dez minutos finais, depois de muita insistência. Depois de um grande trabalho de Evanilson na área, o remate do brasileiro ficou prensado nas pernas de um defesa insular, mas Taremi aproveitou e relançou a partida para os minutos finais.

Com a diferença de apenas um golo no marcador, o FC Porto partiu para cima do Santa Clara à procura do golo que valesse o empate, mas acabariam mesmo por ser os insulares a chegar ao terceiro, colocando um ponto final no resultado. Allano esperou o aparecimento de Anderson Carvalho, que cruza rasteiro para a pequena área onde Nené se antecipou a Mbemba e atirou para o fundo da baliza de Marchesín.

O FC Porto perde, assim, a possibilidade de seguir para a final four da Taça da Liga, ficando agora por cumprir o jogo do próximo dia 15 de dezembro no Dragão frente ao Rio Ave, partida na qual os vilacondenses têm uma palavra a dizer no que diz respeito à qualificação para a próxima fase da prova.

Momento do jogo: Um erro de palmatória de Mbemba deixou o Santa Clara com dois golos de vantagem. Defesa falhou um passe, Morita recuperou o esférico e serviu Luiz Phellype. O brasileiro assistiu de cabeça Ricardinho, que ultrapassou Marcano e fuzilou as redes adversárias.

Minuto a minuto: 

90+7' - Apito final nos Açores. FC Porto está fora da Taça da Liga.

90+6' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOO DO SANTA CLARA! MARCA NENÉ! Anderson Carvalho cruza rasteiro e o avançado surge na cara de Marchesín a atirar para o fundo das redes.

90+4' - Manuel Oliveira mostra amarelos a Otávio e João Afonso.

90+4' - Confusão entre Otávio e João Afonso.

90' - Sete minutos de descontos.

90' - Cartão amarelo para Jean Patric. Fez falta sobre Luis Díaz.

84' - Partida relançada para os minutos finais.

83' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO DO FC PORTO! MARCA TAREMI! Trabalho de Evanilson na área, o remate do brasileiro sai prensado, mas Taremi aproveita e marca.

81' - Grande corte de João Afonso! Taremi atira à baliza de Ricardo Fernandes, mas o central oferece o corpo ao manifesto e afasta a bola.

78' - Dupla mexida no Santa Clara. Saem Sagna e Morita para as entradas de Mansur e Anderson Carvalho. 

74' - Luis Díaz! Remate cruzado do colombiano sai a rasar o poste.

73' - Outra vez o Santa Clara. Allano passa por Marchesín, mas a bola sai pela linha de fundo.

72' - Cartão amarelo para Fábio Vieira. Fez falta sobre Paulo Henrique.

71' - Nova mexida no Santa Clara. Sai o autor do golo Ricardinho e entra Jean Patric.

69' Cartão exibido a Mohebi. Fez falta sobre Marcano.

69' - Conceição esgota as alterações. Sai Grujic e entra Evanilson.

67' - Dupla mexida nos açorianos. Saem Luiz Phellype e Rui Costa para as entradas de Lincoln e Allano.

66' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO SANTA CLARA! MARCA RICARDINHO! É um erro colossal de Mbemba. O defesa falha o passe, Morita recupera o esférico e serve Luiz Phellype. O brasileiro passa de cabeça para  Ricardinho, que ultrapassou Marcano e atirou para o fundo das redes.

65' - Nova mudança no FC Porto. Toni Martínez sai para a entrada de Taremi. 

63' - Recomeça a partida.

61' - Jogo parado para assistir Otávio. 

57' - Cartão amarelo para Nené. Fez falta sobre Sérgio Oliveira.

55' - Volta a criar perigo o FC Porto. Cruzamento de Nanu, Luis Díaz assiste de cabeça e o remate de Toni Martínez sai em esforço mas por cima da baliza.

51' - Luis Díaz atira por cima! Fábio Vieira conduz o contra ataque e assiste Sérgio Oliveira. O médio toca de primeira para o colombiano, mas o remate sai mal.

49' - Primeira iniciativa de Otávio. Médio tira um cruzamento e Toni Martínez aparece a cabecear ao segundo poste, mas a bola sai por cima.

46' - Começa a segunda parte.

45' - Sérgio Conceição faz tripla mexida ao intervalo. Saem Bruno Costa, Corona e Pepê para as entradas de Sérgio Oliveira, Otávio e Luis Díaz.

45+2' - Intervalo nos Açores.

45' - Vão jogar-se mais dois minutos.

Confira o golo que coloca o Santa Clara em vantagem

42' - Bom cruzamento de Nanu. Fábio Vieira aparece ao segundo poste e remata sem deixar cair, mas a bola vai para as nuvens.

38' - Pepê! Brasileiro recupera a bola a meio-campo e atirou à figura de Ricardo Fernandes.

37' - Bom remate de Fábio Vieira. Médio cobra um livre direto, mas Ricardo Fernandes corresponde com uma boa defesa.

36' - Manafá! Lateral aparece no limite da área, e atira muito por cima. 

34' - Sérgio Conceição não está a gostar do que está a acontecer em campo. Otávio, Taremi e Sérgio Oliveira já aquecem.

29' - Erro de Nanu. Lateral perde a bola, que sobra para Mohebi. O iraniano tira um cruzamento largo à procura de Rui Costa, que remata e ganha canto. Da bola parada não sai um lance de perigo. 

26' - Outra vez Fábio Vieira. Médio tira um cruzamento, mas aparece ninguém e Ricardo Fernandes agarra a bola.

23' - Lance ensaiado com Fábio Vieira a servir Pepê. Mas o brasileiro escorrega e a bola acaba por sair pela linha de fundo.

21' - Morita! Médio do Santa Clara tenta o remate de longa distância, mas a bola termina nas mãos de Marchesín.

19' - Cartão amarelo para elemento do FC Porto. Luís Gonçalves admoestado por Manuel Oliveira.

17' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOO DO SANTA CLARA! MARCA CHINDRIS! Canto batido por Sagna. Marcano cortou o esférico, mas a bola sobra para o central, que remata à meia-volta e faz o primeiro do jogo.

14' - Boa jogada do Santa Clara. Bruno Costa perde a bola, Rui Costa recupera o esférico e serve Luiz Phellype, mas o brasileiro domina mal.

12' - Cartão amarelo para Sagna. Fez falta sobre Pepê.

11' - Toni Martínez! Fábio Vieira conduz a jogada, mas o avançado espanhol remata muito por cima.

9' - Grande passe de Pepê para Manafá. Ainda assim, o lateral domina mal e perde a bola para Chindris.

3' - Nanu avança pela direita, mas Toni Martínez falha o remate. A bola, contudo, sobra para Fábio Vieira que atira por cima.

1' - Primeiro aviso do jogo pertence a Fábio Vieira. Médio ofensivo atira por cima.

1' - Apito inicial de Manuel Oliveira.

0' - Capitães de equipa escolhem campo ou bola antes do apito inicial.

Equipas iniciais:

Onze do Santa Clara: Ricardo Fernandes, Sagna, João Afonso, Chindris, Paulo Henrique, Nené, Morita, Ricardinho, Mohebi, Luiz Phellype e Rui Costa.

Suplentes do Santa Clara: Rodolfo, Marco, Mansur, Allano, Anderson Carvalho, Lincoln, Jean Patric e Keyta.

Onze do FC Porto: Marchesín, Nanu, Marcano, Mbemba, Manafá, Corona, Grujic, Bruno Costa, Pepê, Fábio Vieira e Toni Martínez.

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Luis Díaz, Taremi, Francisco Conceição, João Mário, Otávio, Sérgio Oliveira e Evanilson.

Antevisão: O FC Porto dá, esta terça-feira, o pontapé de saída na edição 2021/22 da Taça da Liga, com uma deslocação ao terreno do Santa Clara.

Os azuis e brancos, quatro vezes finalistas da competição, procuram entrar com o pé direito na competição e alcançar uma vitória nos Açores que lhes permita assumir o primeiro lugar do grupo D da Taça da Liga. Este agrupamento é liderado por Rio Ave e Santa Clara, que, no primeiro jogo, empataram em Vila do Conde (2-2).

O Santa Clara-FC Porto tem apito inicial marcado para as 18h00 locais (19:00 em Lisboa), e poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Santa Clara-FC Porto: Dragão pode saltar para a liderança em solo insular

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório