Powered bySolverde
Disclaimer

Leão histórico no 'bazar' turco: As notas do Besiktas-Sporting

Os leões conseguiram pela primeira vez na história facturar quatro golos numa partida fora de casa da Liga dos Campeões.

Besiktas v Sporting Lizbon - UEFA Champions League

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
20/10/2021 07:22 ‧ 20/10/2021 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

Rúben Amorim dizia, na conferência de antevisão à partida, que gostaria de ter mais posse de bola do que o rival mas, na verdade, não sucedeu o que queria (39% de posse), mas obteve o melhor ingrediente (x4) do futebol... o golo.

Dois remates certeiros de Coates, uma grande penalidade convertida por Sarabia e um tento de Paulinho (sim, ele também sabe marcar) compuseram a receita mágica de um leão que se deslocou a Istambul, não para regatear, mas, para regressar a Portugal com a esperança de um putativo apuramento.

Se o Ajax segue disparado na liderança do Grupo C, com nove pontos, o Dortmund está só a três de distância, sabendo que os leões ainda terão a hipótese de, em Alvalade, vingar o desaire sofrido em solo germânico (0-1).

Os campeões nacionais triunfaram por 4-1 na antiga Constantinopla e pela primeira vez na história facturaram quatro golos numa partida fora de casa da Liga dos Campeões, sendo que este triunfo também assinalou o primeiro, em solo turco, depois de três empates e uma derrota nas situações anteriores.

Mas deixemos os números de lado e vamos então aos destaques deste encontro:

Figura 

Sebastián Coates já nos habitou, dentro de portas, a ser o esteio de uma equipa que empurrou para o título de campeão. O homem golo que, sobre a buzina, aparece nas alturas para disferir, quase sempre, o golpe fatal. Ora bem, 'el patrón' em Portugal, 'el patrón' em qualquer lugar. Junto ao estreito do Bósforo, o 'general' uruguaio foi, mais uma vez, o MVP do encontro com dois golos rubricados, assim como esteve na origem da grande penalidade que deu origem ao 3-0.

Surpresa

Muitas críticas se apontam a Paulinho. Afinal a 'redondinha' cola-lhe tão bem nos pés, mas a relação com as balizas, nos tempos que correm, não é das melhores. Teve quatro soberanas ocasiões para marcar, duas das quais beijaram os ferros, porém, já perto do soar do gongo, fez o mais difícil e carimbou um golaço para ver e rever. Será que é desta que Paulinho 'mordisca' com fé o cupido dos golos? 

Desilusão

Pjanic já nos habituou a um futebol de pura filigrana, nomeadamente quando deambulava por Camp Nou ou no Juventus Stadium, contudo, na tarde desta terça-feira, o internacional bósnio foi uma miragem do que já vimos de melhor do médio. Pouco influente, falta de intensidade e um apagão de ideias confrangedor.

Treinadores

Sergen Yalçın perdeu a 'corda' ao jogo e cedo se viu preso numa encruzilhada difícil de sair,  mas por culpa própria. O Sporting factura dois golos a papel químico um do outro. Ao primeiro podem cair todos, ao segundo só cai quem quer. Bolas paradas mal defendidas e crateras gigantes no eixo defensivo, permitindo aos leões tirar muitos frutos de uma 'mina carregada de urânio'. Um jogo mal preparado, em que o Besiktas cometeu erros capitais. 

Rúben Amorim está em ascensão nesta Liga dos Campeões. O primeiro triunfo do técnico leonino nesta competição foi conseguido com nota artística elevada. Apesar dos primeiros minutos de menor desacerto, o leão foi subindo de qualidade no decorrer da partida, fruto também dos golos que trouxeram maior tranquilidade ao felino lisboeta. Por várias vezes, o Besiktas foi apanhado na teia do fora de jogo, um dado que confirma o acerto de um Sporting que, a defender, raramente deixa os 'vagões do comboio' separarem-se. Um leão que continua transformado num 'acordeão', em que a abertura e o fecho do instrumento continuam bem sintonizados com os diferentes momentos do jogo. A música não toca sempre bem, porém o instrumento é, efetivamente, de qualidade.

Árbitro da partida

Slavko Vinčić não teve uma partida fácil, mas tomou algumas decisões que suscitam muitas dúvidas. O golo do Besiktas parece precedido de falta de Larin sobre Matheus Reis. Nem sempre esteve correto no capítulo disciplinar e, por isso, o árbitro esloveno tem muito que aprender do jogo de Istambul.

Leia Também: Ajax puxa do 'chicote' e humilha Dortmund com números pesados

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas