Powered bySolverde
Disclaimer

Portugal com seis ginastas nos Mundiais e já a pensar em Paris'2024

Seis ginastas, entre os quais a olímpica Filipa Martins e quatro estreantes, vão representar Portugal nos Mundiais de artística, que começam na segunda-feira, no Japão, e que marcam o início das grandes competições do ciclo olímpico Paris2024.

Tóquio2020: Filipa Martins falha finais na ginástica artística

© Lusa

Lusa
16/10/2021 08:51 ‧ 16/10/2021 por Lusa

Desporto

Mundiais de artística

"A competição, na qual Portugal terá quatro estreantes, marca o início do ciclo olímpico para Paris, que só terá uma duração de três anos, e para o qual queremos apostar em jovens ginastas", afirmou André Nogueira, Diretor Técnico Nacional (DTN) para a ginástica artística à agência Lusa.

André Nogueira acredita que a competição, que esteve prevista para Copenhaga, mas acabou por ser transferida para Kitakyushu, devido à pandemia de covid-19, "vai ser uma boa experiência" para todos os ginastas portugueses e admite que Filipa Martins "pode chegar às finais de 'all-around' (concurso completo) e de paralelas".

"Nos Jogos Tóquio2020 ficou muito próxima da final de paralelas e teve o melhor resultado de sempre no concurso completo [37.º lugar], creio que no Mundial podemos ambicionar um pouco mais", disse.

A Filipa Martins e Bernardo Almeida, que já marcaram presença em Mundiais, juntam-se os estreantes Maria João Mendes, Rafaela Ferreira, José Nogueira e Guilherme Campos, alguns deles em busca do estatuto de alto rendimento.

"Acreditamos que são ginastas especiais, alguns muito jovens, estamos a pensar nos Jogos de Paris2024, onde queremos melhorar a nossa participação", afirmou André Nogueira, lembrando que os critérios de qualificação para a competição olímpica ainda não estão definidos.

O DTN admite que o facto de a competição, que decorre entre segunda-feira e dia 24 de outubro, se realizar poucos meses depois dos Jogos Olímpicos, adiados de 2020 para 2021 devido à pandemia de covid-19, pode motivar a ausência de alguns atletas.

"A verdade é que o Mundial sempre esteve previsto para estas datas, os Jogos é que mudaram", referiu, considerando essencial "começar já a trabalhar no próximo ciclo olímpico, que é mais curto e desafiante".

Nos Mundiais de ginástica artística, as atletas femininas competem em quatro aparelhos: paralelas assimétricas, salto, solo e trave. Na variante masculina, a competição tem seis aparelhos: solo, cavalo com arções, argolas, saltos, paralelas e barra fixa.

Os 24 melhores do conjunto dos aparelhos, no máximo de dois por país, garantem presença no concurso completo, que, ao contrário do que sucede nos Jogos Olímpicos, é disputado apenas na vertente individual.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas