Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica-Barcelona: Dar Luz a um triunfo que já foge há 60 anos

As duas equipas defrontam-se, na noite desta quarta-feira, a partir das 20 horas.

Benfica-Barcelona: Dar Luz a um triunfo que já foge há 60 anos

Benfica e Barcelona defrontam-se, nesta quarta-feira, no estádio da Luz, a partir das 20 horas, num duelo relativo à 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

As águias somam um ponto no Grupo E, por força do empate em Kiev, na ronda inaugural, já a formação de Ronald Koeman sucumbiu, em casa, diante do Bayern, por 0-3.

Recordar que estas duas formações já se defrontaram por sete ocasiões, com um balanço de três empates, três triunfos para o Barça e apenas uma vitória para o Benfica, e que já remonta à longínqua época de 1960/61.

Treinadores em discurso direto

Jorge Jesus

Condicionar o tiki-taka do Barcelona ou ser mais paciente? Todos sabemos que um dos pontos fortes do Barça é o ataque posicional do Barça em qualquer fase do campo, começando logo pela zona de construção. É uma equipa que acredita na capacidade individual dos seus jogadores. Amanhã vamos jogar frente ao Barcelona, da mesma forma que jogámos em Guimarães, pressionando logo numa fase inicial. Nós queremos arriscar e não alterar a nossa forma de jogar.

Soluções para o ataque. Qual é a dupla que está em ‘ponta de rebuçado’? Nós geralmente jogamos com dois ou três avançados. Se for dois pontas de lança, aí é outra coisa. Os avançados cada vez mais estão mais entrosados. Tenho várias opções, mas escolherei dependendo da estratégia que tiver para o encontro. A qualidade está lá, por isso escolha quem escolher o rendimento da equipa não vai diminuir.

Sente que esta é a vez que está mais preparado para bater o pé ao Barça? O Barcelona continua a ser uma das equipas mais fortes da Europa. Hoje, nós fazemos essa questão porque o Barça não tem Messi. Eu já fiz três jogos frente ao Barcelona, dois pelo Benfica e um pelo Sporting. Um desses jogos ele também não jogou, e já lá estava no plantel. Claro que a equipa onde ele estiver é mais forte, óbvio, mas isso não invalida que o Barcelona tem enorme qualidade, graças a outros jogadores. Este ano, eles só perderam frente ao Bayern. Eu não vejo o Barça a passar do 80 para o 8 por não ter Messi. O Barcelona também perdeu com o Bayern na época passada, por 2-8, e tinha Messi.

Ronald Koeman

Como deter Benfica: Analisámos o Benfica, sabemos os pontos fortes e temos de tentar anular, ter bola. Sabemos que o Benfica é forte em contra-ataque, se tiver espaço. Se houver perda de bola precisamos de ter uma boa organização na defesa.

Peso das camisolas: É sempre bom ter respeito, mas quando o árbitro apita é perder o respeito e tentar ganhar. O Benfica joga em casa, vai ter o ambiente  favor e se puderem atacar vão fazê-lo para ganhar. Eles jogam sempre para ganhar e não para não perder. E nós igual.

Que jogadores do Benfica são mais perigosos: Não gosto de falar individualmente, mas têm jogadores muito experientes, como Vertonghen e Otamendi na defesa, na frente Yaremchuk é muito eficiente, o meio campo tem gente rápida. Temos de preparar os jogadores para o que podemos esperar.

Últimos onzes

Benfica: Vlachodimos, Otamendi, Lucas Veríssimo, Vertonghen, Valentino Lázaro, Grimaldo, Weigl, João Mário, Rafa, Darwin e Yaremchuk.

Barcelona: Ter Stegen; Mingueza, Piqué, Eric García, Dest; Nico, Busquets, Gavi; Coutinho, Memphis e Luuk de Jong.

Últimos resultados

Benfica: V-V-E-V-V

Barcelona: V-E-E-D-V

Ausências

Benfica: Diogo Gonçalves (lesionado).

Barcelona: Jordi Alba (lesionado).

Leia Também: "O Barcelona não passou do 80 para o 8 por já não ter Messi"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório