Após o autêntico 'desastre' que foi a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, face à goleada sofrida na receção ao Ajax, por 1-5, o Sporting desloca-se, esta terça-feira, à Alemanha, na tentativa de surpreender o Borussia Dortmund.
Costuma dizer-se que "não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão", mas a verdade é que os homens de Rúben Amorim terão mesmo de o fazer para não se atrasarem em demasia para o 'comboio' dos oitavos-de-final.
Na primeira (e última) vez em que os leões jogaram em Signal Iduna Park, então ainda sob as ordens de Jorge Jesus, por pouco não surpreenderam, mas acabaram por perder, por 0-1. Um resultado que, agora, irão procurar reverter.
O treinador dos campeões nacionais em título sabe desde logo que não poderá contar com os lesionados Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves. Do outro lado, Marco Rose recusou revelar se Marco Reus e Erling Haaland já estarão recuperados.
Os alemães chegam à segunda ronda da prova milionária na liderança do Grupo C, com três pontos, os mesmos do que o Ajax. Os portugueses, por sua vez, ainda não somam qualquer ponto, pelo que dividem a última posição com o Besiktas.
O Borussia Dortmund-Sporting será ajuizado pelo árbitro sérvio Srdjan Jovanovic e tem apito inicial agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) desta terça-feira.
Treinadores em discurso direto
Marco Rose
Sporting: É o campeão português e isso diz tudo. Se eles ganharam contra o Benfica e o FC Porto, claro que podem ganhar na Liga dos Campeões. Têm ótimos jogadores, uma boa estrutura, com e sem bola sabem o que fazem, entram com ótimas sensações em todos os jogos. Jogam com uma linha de três atrás e na frente adaptam-se ao adversário, às vezes com três, outras com dois atacantes.
Principais 'armas' dos leões: Têm um espanhol na direita, o Porro, que é ótimo jogador. Depois também têm o Sarabia, que chegou do Paris Saint-Germain, e o Paulinho no ataque, é um bom avançado. No meio-campo têm muita qualidade, o [Matheus] Nunes é um jogador muito bom. A equipa é ótima mas quando o hino da Liga dos Campeões começar a tocar, espero que façamos tudo para obter um bom resultado, ganhar o jogo e dar um ótimo sinal para voltarmos ao caminho do sucesso.
Marco Reus e Erling Haaland: O Marco já correu, vamos ver a resposta no treino. O Haaland ainda sente muitas dores. Estou confiante mas temos de avaliar a situação. Talvez tenha dormido bem, comido bem, feito uma boa regeneração. Vamos ter de avaliar.
Rúben Amorim
Semelhanças entre Ajax e Borussia Dortmund: São equipas diferentes e muito talentosas na frente. No Ajax crescem a fazer aquela rotação que nos cria problemas na pressão. A grande diferença será a adaptação do Sporting e do treinador. São duas equipas muito fortes ofensivamente. Como vamos combater isso? A grande diferença estará no Sporting e na forma como defendemos, como preparamos as jogadas e pressão.
Haaland em dúvida: Eu durmo sempre descansado. As coisas do futebol não me dão noites sem dormir, a não ser algumas más exibições e quando os jogadores não dão tudo. A pancada do jogo com o Ajax foi tão forte que o foco tem de estar na nossa equipa. Não vou olhar se o Haaland joga ou não. Claro que ele tem influência na equipa, por conta dos golos, e pode até influenciar a forma de jogar do Borussia. Há transições para o Haaland, mas isso não muda nada.
Expetativas: Tínhamos muita vontade de ganhar ao Ajax, mas o resultado foi mau. Não há receio de nada. Têm de competir e jogar. A vontade de ganhar é a mesma, mas já temos mais noção da qualidade da Liga dos Campeões.
Últimos resultados
Borussia Dortmund: V-V-V-V-D
Sporting: E-E-D-V-V
Últimos onzes
Borussia Dortmund: Kobel; Meunier, Akanji, Pongracic, Hummels, Raphael Guerreiro; Wtisel, Jude Bellingham, Dahoud; Moukoko e Malen.
Sporting: Adán; Pedro Porro, Luís Neto, Coates, Feddal, Rúben Vinagre; João Palhinha, Matheus Nunes; Sarabia, Nuno Santos e Paulinho.
Ausências
Borussia Dortmund: Coulibaly, Steffen Tigres, Emre Can, Zagadou, Bauzà, Schmelzer (lesionados), Marco Reus e Haaland (em dúvida).
Sporting: Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves (lesionados).
Leia Também: O último treino do Sporting antes da viagem rumo a Alemanha