Powered bySolverde
Disclaimer

Presidente de La Liga diz que TAS "não é independente"

O presidente da Liga espanhola de futebol, Javier Tebas, disse hoje não acreditar no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) e que este não é independente, defendendo uma mudança da justiça desportiva.

javier tebas

© Getty Images

Lusa
13/09/2021 14:09 ‧ 13/09/2021 por Lusa

Desporto

Javier Tebas

"Uma das minhas maiores preocupações em relação à integridade [no futebol] tem a ver com o mundo do TAS. Eu não acredito no TAS. Penso que a justiça desportiva tem que mudar, já o disse no comité executivo da UEFA. A UEFA condenou o PSG e o Manchester City por violarem o fair-play financeiro, os casos chegam ao TAS e absolvem-nos, quando era muito claro [que eram culpados]", apontou o dirigente.

O dirigente desportivo falava no âmbito da semana da integridade no desporto, iniciativa organizada pela SIGA (Sport Integrity Global Alliance), liderada pelo português Emanuel Medeiros, que reúne especialistas para discutirem diversos temas relacionados com a integridade no desporto, em formato digital.

Para Emanuel Medeiros, "não é apenas uma questão de apreciação das provas e argumentos, mas também com a constituição do TAS e a nomeação dos seus juízes".

"Há que analisar bem essas questões, para salvaguardar a independência e a imparcialidade, questões-chave da criação de qualquer tribunal arbitral", apontou Medeiros. 

Javier Tebas frisou que os tribunais desportivos são "um tema crucial" para o futebol, como "é a Justiça, e a sua independência, nos estados de direito".

"E, obviamente, o TAS não é independente porque 80 por cento do seu orçamento depende da FIFA e da UEFA", porque são os que levantam mais processos", defendendo ainda que "também não é independente a designação dos juízes".

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Villas-Boas visado por falar sobre Lucho González no FC Porto: "Escusado"

Nuno Lobo

Villas-Boas visado por falar sobre Lucho González no FC Porto: "Escusado"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Fórmula 1

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas