Powered bySolverde
Disclaimer

Brasileiro que "enxerga muito pouco" fotografa Paralímpicos 'PraCegoVer'

Ao longe, o fotógrafo brasileiro João Maia confunde-se entre os muitos que cobrem Jogos Paralímpicos Tóquio2020, mais perto percebe-se que é cego quase total e capta os "momentos" através da audição, porque na máquina só vê "um borrão".

Paralímpicos: Brasileiro que "enxerga muito pouco" fotografa Jogos 'PraCegoVer'

© Lusa

Lusa
01/09/2021 16:01 ‧ 01/09/2021 por Lusa

Desporto

Tóquio'2020

"Acho que sou o único cego no mundo a fotografar Jogos Paralímpicos" conta João Maia à agência Lusa, numa viagem de autocarro entre o Centro Aquático de Tóquio e a principal sala de imprensa dos Jogos, acompanhado por Sandra Chammem, a sua guia e tradutora, que também o ajuda a posicionar-se nas áreas reservadas à captação de imagens.

João Maia que, antes de cegar quase totalmente, há 16 anos, devido a uma uveíte bilateral (inflamação intraocular), era carteiro, explica que as suas fotografias são feitas "sobretudo através da audição", pois os seus olhos "enxergam muito pouco, apenas vultos coloridos".

Com o som como grande aliado, o brasileiro, de 44 anos, admite ser "uma das poucas pessoas satisfeitas com o facto de não haver público nas competições paralímpicas em Tóquio [devido à pandemia de covid-19]", e garante: "O silêncio nas provas é maravilhoso para o meu trabalho, consigo perceber muito mais coisas do que se houvesse barulho".

Antes de perder a visão, João Maia, nascido estado brasileiro do Piauí, era "só amante da fotografia". Agora é o grande impulsionador do site Fotografia Cega, que pretende captar imagens, torná-las acessíveis a todos, numa demonstração de que a fotografia pode ser de todos e para todos.

Em Tóquio, tal como aconteceu nos Jogos Paralímpicos Rio2016, João pede ajuda a outros fotógrafos para regular os 'settings' da máquina e, conta, aproveita a oportunidade para "sacar algumas dicas".

Há dias, no Estádio Olímpico de Tóquio, o homem que enverga o colete creme com o número 2.794 pediu ajuda ao fotojornalista da agência Lusa, que acompanha a competição, para configurar a máquina, cedida por uma marca conhecida.

Agradeceu o apoio dado com um: "Amigo, hoje você foi um anjo que me apareceu", para de seguida se lamentar: "Estas máquinas não são totalmente acessíveis a pessoas como eu".

Com a máquina a postos, a ordem é disparar, para conseguir as melhores fotografias, que "vê" com recurso à áudio descrição, depois de editadas por um amigo.

As fotografias de João Maia estão disponíveis, com descrições pormenorizadas acessíveis a todos, nas redes sociais da Fotografia Cega, com a hastag #PraCegoVer.

Mais tarde, vão integrar a exposição foto narrativa Quatro Sentidos e Uma Visão e ser compiladas num livro que João está a preparar com a jornalista Luciane Tonon, do portal brasileiro Guia do Deficiente, que também o acompanha no Japão.

O nome da exposição foi inspirado na descrição que João Maia faz do seu trabalho: "Sou alguém que capta emoções a cada disparo e usando quatro sentidos: audição, tato, olfato e a baixa visão".

Depois de há cinco anos ter fotografado "em casa" os Jogos Rio2016, João Maia, que chegou a praticar atletismo adaptado, teve de fazer uma angariação de fundos para conseguir pagar todas as despesas no Japão.

"Foi uma angariação de apoios difícil, mas felizmente conseguimos" conta, admitindo que a "missão" no Japão custará mais de 40.000 reais (cerca de 6.600 euros).

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas