Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

UEFA quer acabar com fair-play financeiro e implementar 'método NBA'

Objetivo da medida é fixar um teto salarial para os clubes.

UEFA quer acabar com fair-play financeiro e implementar 'método NBA'
Notícias ao Minuto

07:37 - 13/08/21 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

Pode estar à vista o fim do fair-play financeiro no futebol europeu. O jornal inglês The Times avançou esta sexta-feira que a UEFA está a ponderar colocar um ponto final a esta medida, mas para apostar noutro modelo.

De acordo com o jornal britânico,  o organismo que rege o futebol europeu estará a ponderar a substituição do sistema de fair-play financeiro por um método de teto salarial, semelhante ao que é utilizado, por exemplo, na NBA e na NFL, com o objetivo de reduzir as diferenças entre os clubes mais ricos e os mais pobres.

Segundo as mesmas informações, os clubes ia ficar limitados a gastar um máximo de 70% dos seus rendimentos anuais em salários. Quem ultrapassar esse teto salarial, não irá ser expulso da competição, mas será penalizado com um chamado imposto de luxo, que entrará para os cofres da UEFA. O organismo que gere o futebol europeu utilizaria depois esses fundos para distribuir pelos restantes clubes europeus, para assim equilibrar mais as hipóteses para as equipas com menos dinheiro.

O The Times escreve ainda que estas propostas do fim do atual modelo do fair-play financeiro, muito criticado por clubes como o Manchester City, PSG ou Chelsea, vão a discussão no próximo congresso da UEFA, que se realiza em setembro, podendo entrar em vigor em 2022/23.

Leia Também: Atualização tardia do fair-play financeiro ajuda PSG a pagar Messi

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório