Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Nova época, velhos costumes. Sporting entra a vencer à boleia de Pote

Internacional português marcou os dois golos que abriram o caminho para a vitória leonina sobre o Vizela.

Nova época, velhos costumes. Sporting entra a vencer à boleia de Pote
Notícias ao Minuto

22:08 - 06/08/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting entrou, esta sexta-feira, na nova temporada da I Liga tal e qual como terminou a última: a vencer de forma categórica. Desta feita, os campeões nacionais receberam e bateram o Vizela, em Alvalade, por 3-0.

Pedro Gonçalves deu ‘show’ e começou a construir a vitória com dois grandes golos, que surgiram já no segundo tempo. O terceiro e último tento pertenceu a Paulinho, que deu outra dimensão à festa no regresso dos adeptos às bancadas.

‘Susto’ acordou um leão que só teve olhos para o golo

Enquanto campeão nacional, e perante uma equipa recém-promovida ao principal escalão do futebol português, o Sporting era, teoricamente, favorito à vitória, mas o Vizela demonstrou, desde bem cedo, que não estava disposto a facilitar-lhe a vida.

Os minhotos assinaram uma exibição repleta de personalidade, procurando condicionar a saída de jogo dos leões e impor o seu jogo. De tal maneira que, logo aos oito minutos, chegaram mesmo a marcar, mas o golo foi invalidado por posição irregular de Cassiano.

Este ‘susto’ serviu para acordar os homens de Rúben Amorim, que, daí em diante, não mais saíram do meio-campo adversário, graças a uma dupla ‘omnipresente’ formada por João Palhinha e Matheus Nunes, e por um Rúben Vinagre ‘endiabrado’.

O clube de Alvalade foi somando oportunidade, a maior dela à passagem dos 30 minutos, quando António Nobre apontou para a marca de grande penalidade, por mão na bola de Koffi. No entanto, Jovane Cabral teve pontaria a mais e atirou à trave.

O luso-caboverdiano esteve, especialmente, desinspirado. Pertenceram-lhe as melhores oportunidades do primeiro tempo, mas, ora por desacerto, ora pela intervenção de Kiki Afonso, ficou a ‘zeros’ e as equipas recolheram aos balneários empatadas a ‘zeros’.

‘Suspeito do costume’ desfez o nó

Se a primeira parte ficou marcado pelo desacerto do ataque do Sporting, a segunda arrancou, desde logo, com o golo de Pedro Gonçalves. Lançado por Paulinho, o melhor marcador da última época da I Liga desferiu um grande remate que só parou no fundo das redes.

No entanto, o internacional português não estava satisfeito. Apenas 16 minutos depois, transformou um cruzamento, aparentemente, inofensivo de Ricardo Esgaio numa oportunidade de golo, que concretizou em grande estilo, deixando Charles ‘pregado’ ao relvado.

A ‘machadada final’ acabaria por surgir já aos 74 minutos. Nuno Santos, acabado de entrar para o lugar de Jovane Cabral, deixou a bola ‘direitinha’ nos pés de Paulinho, que só teve de empurrar para o golo.

O Sporting vence, convence e soma, assim, os três primeiros pontos da temporada 2021/22 do campeonato português. Já o Vizela, continua a ‘zeros’, mas deixou sinais de que tem margem para continuar a crescer.

Momento do jogo: O Sporting fez mais do que suficiente para merecer, pelo menos, um golo na primeira parte, que teimou em não aparecer. No entanto, logo a abrir a segunda, Pedro Gonçalves, com (mais) um grande momento de futebol, marcou e abriu caminho para a vitória.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting bate o Vizela, por 3-0, graças aos golos de Pedro Gonçalves (bis) e Paulinho.

83' - Grande intervenção de Charles! O guarda-redes do Vizela 'voou' para negar o golo a Daniel Bragança.

77' - Mais mexidas no Sporting. Saem João Palhinha e Rúben Vinagre, entram Matheus Reis e Daniel Bragança.

74' - GOOOOOOOLOOOOO do Sporting! Acabado de entrar, Nuno Santos cruzou rasteiro para Paulinho, que só teve de empurrar para o fundo das redes.

67' - Hora de ambos os treinadores mexerem no jogo. Rúben Amorim lança Nuno Santos para o lugar de Jovane Cabral. Já Álvaro Pacheco, faz entrar Zohi e Tomás Silva, e retira Kiko e Alex Méndez.

Não perca as imagens do segundo golo do Sporting

64' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Mais um belo golo de Pedro Gonçalves, desta feita após cruzamento largo de Ricardo Esgaio. O remate não deu qualquer hipótese de defesa a Charles.

59' - Mais um cartão amarelo. É para João Palhinha, por falta sobre Raphael Guzzo. Um lance muito contestado por jogadores e adeptos do Sporting.

56' - O Vizela dá 'sinal de vida'! Samu rematou forte, mas à figura de Adán, que defendeu a dois tempos.

54' - Álvaro Pacheco promove a primeira alteração da noite, Sai Francis Cann, entra Nuno Moreira, que defronta a equipa na qual cumpriu formação.

53' - Mais uma oportunidade para os leões! Após cruzamento rasteiro de Ricardo Esgaio, Paulinho atirou ao lado.

O lance do golo que originou no (belo) golo de Pote

48' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Pedro Gonçalves, o melhor marcador da última temporada da I Liga, inaugurou o marcador com um grande remate, a passe de Paulinho.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Sporting-Vizela.

45' - António Nobre apita para o intervalo. O Sporting tem estado por cima e já desperdiçou, inclusive, uma grande oportunidade, mas o marcador continua a 'zeros'.

45+2' - Jovane Cabral não se deixa abater e volta à carga. O avançado fletiu para o centro e tentou a sorte, mas não acertou no alvo.

Foi assim que Jovane Cabral falhou de penálti

32' - Jovane Cabral desperdiça da marca dos 11 metros! O avançado do Sporting teve pontaria a mais e acertou em cheio na barra.

30' - Grande penalidade para o Sporting! Paulinho rematou à baliza, mas Koffi foi ao chão para não deixar a bola chegar à baliza. António Nobre não pensou duas vezes, e, além de apontar para a marca dos 11 metros, exibiu o cartão amarelo ao jogador do Vizela.

Este é um dia, particularmente, especial para os adeptos, que puderam, por fim, regressar aos estádios para assistir a um jogo da I Liga. Fique com as melhores imagens das bancadas de Alvalade.

26' - Volta a 'cheirar' a golo em Alvalade! Rúben Vinagre, sempre muito ativo do lado esquerdo do ataque, cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Paulinho a cabecear para a defesa de Charles.

22' - Esteve à vista o primeiro golo do Sporting! Após um grande passe de João Palhinha, Rúben Vinagre fletiu para o centro e deixou a bola em Jovane Cabral, cujo remate só não entrou devido ao desvio de Kiki Afonso.

13' - Aí está o primeiro cartão amarelo da temporada. É para Samu, do Vizela, que protagonizou uma entrada dura sobre Matheus Nunes no meio-campo.

12' - Mais uma oportunidade para os leões! Após cruzamento de Ricardo Esgaio, Jovane Cabral apareceu na grande área a cabecear, mas não chegou a 'assustar' Charles.

10' - Tenta responder o Sporting. Matheus Nunes encheu o pé e 'disparou' de fora da grande área, mas a bola saiu muito longe do alvo.

As imagens do golo anulado a Cassiano

8' - Golo anulado ao Vizela! O avançado Cassiano apareceu completamente sozinho na grande área e empurrou para o fundo das redes à guarda de Adán, mas estava em posição irregular por 45 centímetros, confirmou o VAR.

0' - António Nobre faz soar o apito inicial. Já se joga o Sporting-Vizela, partida que abre a temporada 2021/22 da I Liga.

Onzes

Sporting: Adán, Esgaio, Inácio, Coates, Feddal, Vinagre, Palhinha, Matheus Nunes, Jovane, Pote e Paulinho.

Suplentes do Sporting: Maximiano, Matheus Reis, Tabata, Nuno Santos, Neto, Tiago Tomás, Gonzalo Plata, Daniel Bragança e Gonçalo Esteves.

Vizela: Charles, Koffi, Kiki Afonso, Marcos Paulo, Ofori, Guzzo, Kiko, Samu, Mendez, Francis Cann e Cassiano.

Suplentes do Vizela: Ivo, Hugo Oliveira, Marcelo, João Pais, Zahi, Adeyemo, Nuno Moreira, Tomás e Schettine.

Antevisão

A espera chegou ao fim. É já esta sexta-feira, que o Sporting, campeão nacional em título, e o Vizela, equipa recém-promovida ao principal escalão do futebol português, dão o 'tiro de partida' para a nova temporada da I Liga, no estádio de Alvalade.

Do lado dos homens da casa, Rúben Amorim tem em mãos duas grandes 'dores de cabeça' por resolver, uma vez que Pedro Porro e Nuno Mendes, duas das principais figuras da caminhada rumo ao troféu conquistado em 2020/21, estão lesionados e não vão poder ir a jogo.

Quanto a Álvaro Pacheco, já sabe que não poderá contar com Pedro Silva, Evrard Zag, Mohamed Aidara e Bruno Wilson, que também estão a contas com problemas físicos, pelo que não poderão participar no primeiro encontro do clube minhoto na I Liga desde 1985.

De sublinhar, ainda, que esta partida terá como um dos principais 'aliciantes' o regresso dos adeptos às bancadas no campeonato português. O recinto verde e branco poderá contar com 33% da capacidade total ocupada, ou seja, contará com cerca de 17 mil espectadores.

O Sporting-Vizela será ajuizado por António Nobre, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, e poderá acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting pode chegar aos 12,5 milhões por 80% do passe de Ugarte

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório