Powered bySolverde
Disclaimer

"Medalhas são devidas a todos os portugueses de várias origens e etnias"

Presidente da República voltou a criticar o discurso xenófobo de que alguns atletas são alvo.

marcelo rebelo de sousa, brasil

© REUTERS/Adriano Machado

Notícias ao Minuto
05/08/2021 17:01 ‧ 05/08/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou esta quinta-feira a destacar o papel dos atletas portugueses que não têm nacionalidade portuguesa de origem, isto depois de Pedro Pablo Pichardo tem conquistado a medalha de ouro na prova do triplo salto nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020.

Em declarações prestadas aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado vincou o "orgulho nacional" que foi a conquista de Pedro Pichardo, relembrando também as medalhas conquistadas por Jorge Fonseca, Nélson Évora e Patrícia Mamona.

"É um orgulho nacional ter este conjunto de medalhas. Também chamar a atenção para um facto, temos orgulho de Portugal, e da identidade portuguesa. É bom que pensemos que dos quatro medalhados três são de origem direta ou indireta africana: um afro-cubano português, uma angolana portuguesa e outro são-tomense português. Isto mostra que Portugal é grande quando consegue a integração daqueles que de fora vêm, cá nasceram ou não nasceram cá e cá chegaram no decurso das suas vidas", começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa, relembrando as conquistas de Nélson Évora.

"Quero também evocar hoje Nelson Évora, ele próprio um exemplo disso. Nascido na Costa do Marfim, de origem cabo-verdiana, campeoníssimo que recordamos hoje como antecessor de Pedro Pablo Pichardo. Isto é a força de Portugal. Quando encontramos de vez em quando no nosso país ainda tantos que, aberta ou veladamente, têm na cabeça fantasmas da discriminação ético-racial, é bom que pensem que quando se orgulham com medalhas nas olimpíadas, essas medalhas são devidas a todos eles portugueses hoje de várias origens e etnias", prosseguiu Marcelo Rebelo de Sousa, deixando também umas palavras a Neemias Queta, o primeiro português a chegar à NBA, o principal campeonato de basquetebol norte-americano.

E o mesmo poderia dizer do primeiro jogador português na NBA [Neemias Queta] que é de origem guineense. Esta é uma mensagem forte de alegria para esta delegação olímpica, mas também de orgulho português, não xenófobo, não racista, não limitativo, mas abrangente. Esta é a riqueza de Portugal, que temos de fazer avançar noutros domínios onde tem sido mais difícil fazer chegar ao topo aqueles que vêm de origens diversas daquelas que são muitas vezes consideradas como as únicas verdadeiramente nacionais", sublinhou.

Marcelo Rebelo de Sousa condenou ainda as críticas de que alguns atletas são alvo, relacionadas com o facto de não serem de origem lusa.

"Uma forma de xenofobia, racismo ou discriminação, é acharmos que bons são só os brancos, os nacionais de origem e não aqueles que têm outras origens. Deve ser essa a nossa riqueza, de uma sociedade aberta, inclusiva, e não intolerante e que perde muito tempo com tricas de segunda ordem", finalizou.

Leia Também: "Estamos honrados porque Portugal é isto: um ponto de partida e chegada"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas