Jorge Fonseca conquistou a medalha de bronze no judo, na categoria -100kg, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e na flash-interview disse o que lhe ia na alma e aproveitou para enviar uma farpa a duas marcas que recusaram patrociná-lo.
As suas declarações tiveram muita projeção, mas não só em Portugal. As palavras de Jorge Fonseca sobre a Puma e Adidas chegaram, por exemplo, a Espanha e ao Brasil.
O jornal espanhol Marca reproduziu as declarações a 'quente' do judoca português, tal como o site brasileiro Propmark, o Mediotempo, do México, ou o Olé, da Argentina.
"Sou bicampeão do mundo, o meu lugar é no ouro. Quero ser o melhor de todos os tempos no desporto nacional. Quero agradecer aos portugueses que me apoiaram, que enviaram mensagens, a quem esteve acordado. Dedico à minha mãe. Estou feliz, apesar de não me deixarem entrar para a polícia, luto pela medalha olímpica. É também dedicada à Adidas e à Puma, porque me disseram que não tinha capacidade para ser um atleta deles. Dedico aos representantes deles. Sou bicampeão do mundo, que estatuto preciso para ser patrocinado por eles?", disse Jorge Fonseca, após a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.