Colômbia, com Uribe, estreia-se com triunfo 'eficaz' sobre Equador

A Colômbia entrou no domingo a ganhar na 47.ª edição da Copa América em futebol, ao bater o Equador por 1-0, em Cuiabá, no Brasil, num equilibrado encontro da primeira jornada do Grupo B.

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/06/2021 07:32 ‧ 14/06/2021 por Lusa

Desporto

Copa América

A eficácia dos 'cafeteros' fez toda a diferença, no golo de Edwin Cardona, jogador dos argentinos do Boca Juniors, que decidiu o jogo, aos 42 minutos.

Cardona marcou um livre à maneira curta à entrada da área, tocando para Cuadrado, que 'picou' a bola para o 'coração' da área, onde Miguel Borja ajeitou de cabeça para a entrada de 'rompante' do jogador do Boca, que bateu Pedro Ortiz.

Em todo o encontro, esse acabou por ser o único momento em que as defesas 'perderam', sendo que apareceu numa altura em que nenhum das duas equipas justificava a vantagem no marcador.

O Equador tentou tudo para, pelo menos chegar à igualdade na segunda parte, perante uma Colômbia que se limitou, praticamente, a defender, mas nunca esteve muito perto de bater Ospina, apesar do seu inconformismo, em especial de Enner Valencia.

Na equipa colombina, Uribe (FC Porto) foi titular, até ser substituído por Sebastián Pérez (Boavista), aos 61 minutos, e Luis Díaz (FC Porto) não saiu do banco, enquanto, nos equatorianos, Gonzalo Plata (Sporting) jogou até aos 69 e Leonardo Campana (Famalicão) foi suplente não utilizado.

Com este resultado, a Colômbia juntou-se na frente ao anfitrião Brasil, que, no jogo de abertura, venceu por 3-0 a 'dizimada' Venezuela, de José Peseiro, em Brasília.

Num embate em que os venezuelanos começaram a perder antes de jogar, com uma série de positivos ao novo coronavírus que só permitiram apresentar três dos titulares do recente 0-0 com o Uruguai, o 'onze' de Tite limitou-se a 'esperar' pelos golos.

O central Marquinhos, aos 23 minutos, na sequência de um canto, abriu o marcador, Neymar, a grande 'estrela' da formação 'canarinha', acabou com as dúvidas, de grande penalidade, aos 64, para, aos 89, Gabriel Barbosa apontar o terceiro, com o peito.

Sem precisar de acelerar, o Brasil somou, assim, os primeiros três pontos no Grupo B, perante uma Venezuela que fez o que pôde, mostrando boa organização defensiva, mas sem capacidade para mais, para incomodar uma vez que fosse o guarda-redes Alisson.

Everton (Benfica) não saiu do banco nos 'canarinhos', tal como Jhon Murillo (Tondela) nos venezuelanos, que não tiveram entre os 18 eleitos para o jogo Ferraresi (Moreirense) e Mikel Villanueva (Santa Clara), que serão duas das muitas vítimas dos positivos ao novo coronavírus.

A edição 47 da Copa América prossegue hoje, com os dois jogos da primeira ronda do Grupo A: a Argentina defronta o Chile, no Rio de Janeiro, e o Paraguai mede forças com a Bolívia, em Goiânia.

Leia Também: Brasil (alheio a polémicas) vence debilitada Venezuela no jogo de estreia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ex-jogador do Sporting escreve emotiva carta aberta: "Não poupem a voz"

Redes Sociais

Ex-jogador do Sporting escreve emotiva carta aberta: "Não poupem a voz"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Skoda

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas