Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Jesus em busca do 20.º troféu, Caravalhal procura o segundo

Jorge Jesus vai tentar conquistar no domingo o seu 20.º título como treinador de futebol, e 11.º pelo Benfica, enquanto Carlos Carvalhal procura o segundo, e primeiro pelo Sporting de Braga, na final da Taça de Portugal.

Jesus em busca do 20.º troféu, Caravalhal procura o segundo
Notícias ao Minuto

08:53 - 21/05/21 por Lusa

Desporto Taça de Portugal

No que será a primeira final entre Jesus, de 66 anos, e Carvalhal, de 55, os dois técnicos encontram-se depois de ambos terem estado a um triunfo de arrebatar um troféu, respetivamente a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça da Liga.

Os 'encarnados', de Jorge Jesus, perderam por 2-0 com o FC Porto, na Supertaça, em 23 de dezembro de 2020, enquanto os 'arsenalistas', de Carlos Carvalhal, caíram por 1-0 face ao Sporting, na final da Taça da Liga, em 23 de janeiro.

Desta forma, os dois técnicos estão em 'branco' em 2020/21, e têm em Coimbra a última oportunidade de vencer algo, sendo que, no caso de Jesus, seria apenas a segunda época sem títulos pelo Benfica, à sétima temporada.

Em 2012/13, o Benfica chegou às finais da Liga Europa e da Taça da Portugal, esteve nas meias-finais da Taça da Liga e chegou invicto à 28.ª de 30 jornada da I Liga, mas, no final, deixou escapar todos os troféus.

Foi, porém, uma época de exceção, pois Jesus venceu nas restantes cinco: três edições da I Liga portuguesa (2009/10, 2013/14, 2014/15), uma da Taça de Portugal (2013/14), cinco da Taça da Liga (2009/10, 2010/11, 2011/12, 2013/14 e 2014/15) e uma da Supertaça Cândido de Oliveira (2014/15).

Antes da chegada à Luz, Jesus, que passou sucessivamente por Amora, Felgueiras, União da Madeira, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Moreirense, União de Leiria, Belenenses e Sporting de Braga, só venceu a Taça Intertoto, já pelos 'arsenalistas' em 2008/09.

Depois do Benfica, rumou a Alvalade, onde esteve três épocas ao serviço do Sporting e acrescentou mais dois troféus ao palmarés, uma segunda Supertaça, no primeiro reencontro com os 'encarnados', e uma sexta Taça da Liga.

Seguiu-se a mudança para o Al-Hilal, onde, em pouco tempo, apenas logrou arrebatar a Supertaça da Arábia Saudita.

A carreira prosseguiu no Flamengo, clube em que Jesus 'pegou de estaca', arrebatando logo a Taça Libertadores, numa final com os argentinos do River Plate selada com um 'bis' tardio de Gabigol, e o 'Brasileirão', conquistado com números recorde.

Na época seguinte, ganhou a abrir o Campeonato Carioca, depois da vitória 'parcial' na Taça Guanabara, e arrebatou também as supertaças do Brasil e da América do Sul.

A história dos títulos de Carlos Carvalhal é bem mais curta, mas a vitória foi marcante, já que o atual treinador do Sporting de Braga arrebatou a primeira edição da Taça da Liga, ao comando do Vitória de Setúbal.

Na final com o Sporting, o 'herói' acabou por ser o guarda-redes internacional luso Eduardo, decisivo no desempate por penáltis, ao defender três pontapés de jogadores 'leoninos', mais precisamente de Anderson Polga, Liedson e Izmailov.

Os sadinos venceram os comandados de Paulo Bento por 3-2 na 'lotaria', depois de 90 minutos sem golos.

O Benfica, de Jorge Jesus, e o Sporting de Braga, de Carlos Carvalhal, defrontam-se no domingo, pelas 20:30, no Estádio Cidade de Coimbra, na final da 81.ª edição da Taça de Portugal, que será disputada à porta fechada devido à pandemia da covid-19.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório