17h04: Terminou a cerimónia na Câmara Municipal de Lisboa.
16h36: Frederico Varandas: As nossas primeiras palavras vão para os nossos dois rivais (Benfica e FC Porto). Foram duros dentro de campo e deram luta até ao fim. Sem eles não tínhamos batido recorde atrás de recorde. Sem eles não tínhamos chegado até aqui. Um obrigado a eles. E ainda falando sobre os nossos rivais seria bastante injusto confundir os nossos rivais com os líderes das instituições que os representam. Cada clube tem a sua estratégia de comunicação, e isso é legítimo. Um diz que não foi campeão, porque foi o único a sofrer de Covid-19 (Benfica), o outro porque tiveram apenas 16 penáltis (FC Porto). Mas eles sabem, e todos sabem, que o Sporting venceu por ser o mais competente. E venceu e festejou. Ouvi alguém dizer que foi um espetáculo degradante os festejos em Lisboa (palavras de Pinto da Costa). Mas degradante para mim é estar envolvido em escutas há anos e anos.
Eu quero dar mérito a esta conquista, porque partíamos com um investimento bastante inferior ao dos rivais, e conseguimos isso por sermos muito resilientes e com muito coração. Eu sempre disse que o percurso ia ser dificil e que não iamos ganhar à base do dinheiro e do poder, mas sim com inteligência. Não podíamos ceder ao populismo e ao ruído que vem sempre do exterior. Deixem-me confessar que depois da equipa ter sofrido dois empates, e ver o rival (FC Porto) a quatro pontos, que nesse momento sentimos que 'lá iamos passar pelo mesmo outra vez'. Mas, após o empate diante do Belenenses SAD eu disse que iamos ser campeões, por termos conseguido mudar o nosso clube para uma mentalidade vencedora. Naquele momento, eu senti medo, afinal sentimos todos. Mas ter coragem não é ter medo, ter coragem é não ceder ao medo. Peço aos sportinguistas que nas adversidades, e isso faz parte, mas que nunca mostrem medo aos nossos jogadores, muito menos aos nossos adversários.
O nosso treinador, Rúben Amorim, já todos se renderam, mas eu só pedia que o nosso treinador fosse bem tratado. Felizmente ele é português. Ele é alguém que transpira uma lufada de ar fresco e merece ser bem tratado. Chega de os tratar bem, apenas quando vão lá para fora. Sobre Coates, o nosso capitão, só tenho uma coisa a dizer.. muito respeito. E quero agradecer ao Rúben Viana: sem ele não tínhamos conseguido o título.
Para o ano o que posso prometer, não é títulos, é que se o Sporting tiver cabeça fria e coragem tem tudo para voltar a estar no topo do futebol português. O Sporting não pode desperdiçar esta oportunidade. O Sporting tomou de assalto o campeonato português e nós ganhámos esta guerra.
Falando exclusivamente aos sócios do Sporting. Cada um conhece alguém que chora, que sofre e que não é sócio. Desafio cada sócio a que traga um novo sócio. Que cada leão traga um novo leão. É a forma de retribuirmos e temos de o fazer", afirma o presidente do Sporting.
Para todos os sportinguistas celebrem, festejem, e não se esqueçam: "O Sporting voltou a ser o número 1 em Portugal".
16h33: Medina: "Esta é uma vitória do trabalho, da competência e do mérito. A Câmara de Lisboa, que é a casa de todos os lisboetas, assinala com alegria as vitórias dos seus clubes e é isso que estamos aqui hoje a celebrar".
16h26: "O Sporting é, com inteira justiça, campeão nacional", sublinha Fernando Medina.
16h22: Comitiva leonina encaminha-se agora para um palco exterior da Câmara Municipal de Lisboa.
16h17: "Nós somos campeões, nós somos campeões!". Os gritos que se ouvem na Praça do Município!
16h16: A equipa do Sporting já está toda na varanda da Câmara Municipal de Lisboa!
16h13: Coates transporta o troféu de campeão da I Liga!
16h02: Equipa do Sporting chega agora aos Paços do Concelho!
16h08: Também pode acompanhar esta cerimónia em direto das redes sociais da Câmara Municipal de Lisboa.
— Lisboa (@CamaraLisboa) May 20, 2021
15h54: Rogério Alves: "Frederico Varandas tem todas as condições para se recandidatar"
15h45: A equipa do Sporting saiu agora de Alvalade e dirige-se para a Câmara Municipal de Lisboa.
Os Leões chegaram à Praça do Município #EUSOUCAMPEÃO pic.twitter.com/XtlKWFt2RE
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) May 20, 2021
15h38: As autoridades desaconselharam a todos os sportinguistas a manterem-se longe dos Paços do Concelho. Uma cerimónia reservada apenas a 300 convidados, à equipa principal e a familiares dos jogadores.
15h35: Recordar que hoje o Sporting é recebido na Praça do Munícpio, pela conquista do 19.ª campeonato nacional.
Leia Também: Coates analisa "época incrível" do Sporting e destaca três jogadores