Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Águia vence dérbi de emoções fortes e põe fim ao leão invencível

Seferovic bisou no encontro, assim como Pedro Gonçalves, mas foram os encarnados a saírem vencedores deste jogo emocionante que deixou o clube da Luz, provisoriamente, a um ponto do segundo lugar.

Águia vence dérbi de emoções fortes e põe fim ao leão invencível
Notícias ao Minuto

19:53 - 15/05/21 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Benfica recebeu e venceu, este sábado, o Sporting, por 4-3, em encontro a contar para a 33.ª e penúltima jornada da I Liga, resultado que coloca um ponto final à invencibilidade leonina.

Seferovic, que bisou, Pizzi e Lucas Veríssimo marcaram para os encarnados, ao passo que Pedro Gonçalves, que também marcou em duas ocasiões, e Nuno Santos fizeram os golos dos campeões nacionais.

Filme do jogo:

Num encontro sempre muito emotivo e escaldante, o clube da Luz entrou melhor que o campeão em título, que quase parecia ainda estar um pouco cansado devido aos festejos da conquista do título.

A equipa comandada por Jorge Jesus entrou personalizada, a tentar jogar apoiado, e a tentar contruir jogadas a dois ou três toques, conseguido fazer três golos nesta etapa inicial.

O marcador no Estádio da Luz começou a funcionar logo aos 12 minutos fruto de um golo de Haris Seferovic que se isolou na lista de melhores marcadores da I Liga. Desmarcado por Pizzi, o suíço picou a bola por cima de Adán, marcando o seu 19.º golo no campeonato português.

O mesmo Pizzi viria a estar em destaque nos dois golos seguintes das águias. Após passe de calcanhar de Everton, o capitão dos encarnados aumentou a contagem aos 29 minutos, antes de servir Lucas Veríssimo, na sua segunda assistência no encontro, que fez o terceiro na sequência de um pontapé de canto ao minuto 37.

O Sporting conseguiu reagir a estes três golos dos encarnados, e reduziu mesmo em cima do apito para o intervalo graças a um remate colocado de Pedro Gonçalves, um golo que relançou os leões para a segunda parte, e que voltou a igualar o médio e Seferovic no topo dos melhores marcadores do campeonato.

A perder, Rúben Amorim lançou Palhinha e João Mário ao intervalo, mas o Benfica entrou da melhor maneira na etapa complementar com o quarto golo na partida. Matheus Nunes fez falta sobre Grimaldo dentro da grande área, e Tiago Martins apontou de pronto para a marca de penálti. Chamado a converter, Seferovic bisou no encontro e saltou, de novo, para o topo da liderança dos goleadores da I Liga.

Os leões reagiram prontamente com um remate de Pedro Gonçalves a terminar no poste da baliza defendida por Helton Leite, mas os campeões nacionais acabariam mesmo por chegar ao segundo no encontro aos 62'. Paulinho tirou o cruzamento, e Nuno Santos apareceu a rematar de forma acrobática para o seu sétimo golo no campeonato português.

Depois de uma primeira parte de grande categoria do Benfica, o Sporting mostrou-se mais vivo no segundo tempo. Depois do segundo marcado por Nuno Santos, o campeão nacional marcou o terceiro aos 78 minutos. Lucas Veríssimo fez fata dentro da grande área, e Pote converteu com sucesso a respetiva grande penalidade que voltou a colocá-lo taco a taco com Seferovic na luta pela Bota de Prata.

Até final, os verde e brancos fizeram de tudo para alcançar o quarto golo que permitisse o empate, mas o Benfica foi conseguindo segurar a magra vantagem que colocou um ponto final ao reinado invencível do campeão.

Com esta vitória, o Benfica colocou-se a um ponto do segundo lugar que é ocupado pelo FC Porto, e que ainda joga esta ronda contra o Rio Ave. Já o Sporting somou a primeira derrota na I Liga, mas sem influência na classificação final já que os leões mantém a liderança com 82 pontos.

Momento do jogo: Grande golo de Pedro Gonçalves a terminar o primeiro tempo que lançou os leões para uma reação positiva no segundo tempo.

Acompanhamento:

90+4' - Apito final na Luz.

90' - Quatro minutos de compensação.

90' - Mais duas mudanças no Benfica. Saem Seferovic e Everton para as entradas de Darwin e Waldschmidt.

88' - Cartão amarelo para Nuno Tavares.

80' - Dupla mexida no Benfica. Saem Pizzi e Diogo Gonçalves para as entradas de Rafa Silva e Nuno Tavares.

79' - Sporting perto do quarto golo! Jovane serve Pote que atira para uma grande defesa de Helton Leite.

Confira o bis do português

77' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO DO SPORTING! É O BIS DE POTE! Médio atira para um lado e Helton vai para o outro.

76' - VAR confirma a grande penalidade.

75' - Penálti para o Sporting. Lucas Veríssimo faz falta sobre Pote dentro da grande área.

70' - Everton tenta servir Seferovic, e desperdiçou uma boa oportunidade para marcar o quinto dos encarnados.

69' - Mais uma mudança no Sporting. Sai Matheus Reis e é lançado Jovane Cabral.

66' - Cartão amarelo para João Mário.

65' - Grimaldo surge na cara de Adán para fazer o quinto das águias, mas o espanhol fez bem a mancha e evitou novo festejo do clube da Luz.

Confira o golo do português

62' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOO DO SPORTING! MARCA NUNO SANTOS! Grande cruzamento de Paulinho e extremo português desfere um remate acrobático que termina no fundo das redes encarnadas.

61' - Nuno Mendes cruza na direção de Paulinho, mas o avançado cabeceia à figura de Helton Leite.

57' - Cartão amarelo para Nuno Mendes.

57' - Cartão amarelo para Gabriel.

54' - Mudança no Benfica. Entra Gabriel e sai Taarabt.

51' - Pote aproveita o espaço concedido pelo Benfica, e dispara um potente remate que vai ao poste da baliza defendida por Helton.

Confira o bis do avançado suíço

49' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOO DO BENFICA! É O BIS DE SEFEROVIC.

48' - Grande penalidade na Luz. Matheus Nunes fez falta sobre Grimaldo dentro da grande área.

46' - Começa a segunda parte na Luz.

45' - Rúben Amorim faz duas mexidas. Saem Bragança e João Pereira para as entradas de Palhinha e João Mário.

45+2' - Intervalo na Luz.

45+1' - GOOOOOOOOOLOOOOOO DO SPORTING! MARCA POTE! Médio conduziu a bola até à entrada da área, e rematou rasteiro para o fundo das redes defendidas por Helton Leite.

45' - Dois minutos de compensação.

42' - Cartão amarelo para Otamendi.

38' - Cartão amarelo para Lucas Veríssimo.

37' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! MARCA LUCAS VERÍSSIMO! Pizzi bate o pontapé de canto, e o brasileiro surge a cabecear para o fundo das redes leoninas.

36' - Pizzi tenta o golo de fora da área, mas Adán estava atento e, com os punhos, afastou a bola pela linha de fundo.

30' - Matheus Reis vê cartão amarelo.

30' - VAR analisou o lance, e concluiu que o golo é válido.

Confira o golo do capitão encarnado

29' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! MARCA PIZZI! Após toque de calcanhar de Everton, o médio apareceu na cara de Adán, e picou a bola por cima do espanhol.

28' - Nuno Mendes está recuperado. Prossegue o jogo.

27' - Equipa médica entra em campo para assistir Nuno Mendes. Jovem está muito queixoso depois do lance do golo com o Benfica.

26' - Nuno Mendes tentou assistir Paulinho, mas Otamendi estava no sítio certo para cortar o lance.

20' - Muito perto do segundo o Benfica! Grande combinação entre Taarabt e Pizzi, com o capitão a tentar servir Seferovic, mas a defesa do Sporting cortou.

18' - Boa defesa de Helton Leite! Na sequência de um pontapé de canto, Matheus Reis cabeceou para grande defesa do brasileiro, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

17' - Pote tenta o cruzamento atrasado para Paulinho, mas Otamendi surge a fazer o corte.

16' - Na resposta, Coates esteve bem a cortar um passe de Pizzi que procurava Taarabt.

16' - Pedro Gonçalves chega um pouco atrasado a um cruzamento de Nuno Santos.

Confira o golo do avançado suíço

12' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! MARCA SEFEROVIC! Desmarcado por Pizzi, o avançado suíço picou a bola por cima de Adán. Nuno Mendes ainda tentou evitar o golo do suíço, mas sem sucesso.

10' - Nuno Mendes agarra Pizzi na área, mas a equipa de arbitragem assinalou fora de jogo.

8' - Paulinho tenta o remate fora da área, mas a bola vai contra Weigl.

8' - Everton remata de fora da área para defesa segura de Adán.

7' - Cartão amarelo para Grimaldo.

2' - Jogo arranca com livre para o Sporting na zona de pontapé de canto. Helton Leite segurou o esférico.

1' - Tiago Martins apita para o início do dérbi.

17h58: As três equipas que vão estar envolvidas no dérbi já estão no bem tratado relvado do Estádio da Luz.

17h57: Suplentes já estão sentados no banco.

17h51: Jogadores já fizeram o aquecimento, e estão a minutos de subir ao relvado do estádio da Luz.

Equipas iniciais:

Onze do Benfica: Helton Leite; Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, Taarabt; Pizzi, Everton e Seferovic.

Suplentes: Vlachodimos, Nuno Tavares, Gabriel, Chiquinho, Pedrinho, Rafa, Waldschmidt e Darwin.

Onze do Sporting: Adán; João Pereira, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Nuno Mendes; Daniel Bragança, Matheus Nunes; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Paulinho.

Suplentes: Maximiano, Neto, Eduardo Quaresma, Antunes, Dário Essugo, Palhinha, João Mário, Plata e Jovane.

17h00: Já há equipas iniciais. Rafa não é titular no Benfica, e Palhinha também fica no banco.

16h39: Sporting também já está no recinto do dérbi desta tarde.

16h27: Numa iniciativa solidária, o Sporting irá entrar em campo diante do Benfica com Cabo Delgado inscrito nas camisolas. Saiba mais aqui.

16h26: Sporting já saiu de Alcochete, e está a caminho do recinto do jogo.

16h25: Benfica já se encontra no estádio da Luz. Confira aqui o vídeo.

Antevisão:

O Benfica recebe, este sábado, o Sporting naquele que é o jogo grande da 33.ª jornada da I Liga. Já com os leões com o título de campeão conquistado, o clube da Luz é quem mais tem a perder se não vencer este encontro.

Os encarnados estão obrigados a vencer se ainda quiserem ter hipóteses de subir ao segundo lugar do campeonato, mas não dependem de si próprios para alcançar o lugar de acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Por outro lado, o Sporting tem como objetivo terminar a época sem derrotas e, para isso, terá de empatar ou ganhar este dérbi da cidade de Lisboa.

Tiago Martins foi o árbitro escolhido para dirigir o dérbi eterno que tem lugar no Estádio da Luz, na Luz, e poderá acompanhar, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Sporting em direto: Tudo o que antecede o dérbi deste sábado

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório