Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Dragão foi 'Conde' e garante o acesso direto à Liga dos Campeões

Vitória categórica garante aos dragões o segundo lugar da I Liga. Já o Rio Ave, jogará a manutenção na última jornada.

Dragão foi 'Conde' e garante o acesso direto à Liga dos Campeões
Notícias ao Minuto

22:23 - 15/05/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto garantiu matematicamente, este sábado, o segundo lugar da edição 2020/21 da I Liga e consequente apuramento direto para a Liga dos Campeões, ao bater o Rio Ave, no estádio dos Arcos, por categóricos 3-0.

Toni Martínez, Luis Díaz e Sérgio Oliveira marcaram os golos que acabaram com as aspirações do terceiro classificado, o Benfica, e que complicam ainda mais as contas da manutenção dos vila-condenses no principal escalão do futebol português.

Trave e desacerto mantiveram o nulo…

O Rio Ave entrou bem na partida, em muito graças à forma como conseguiu aproveitar a velocidade de Gelson Dala em ambas as alas, mas, aos poucos, o FC Porto foi subindo metros no terreno e instalando-se no meio-campo defensivo dos homens da casa.

Otávio e Wilson Manafá deram os primeiros avisos de perigo, quando remataram de longe e fizeram a bola passar perto do alvo. E, aos 26 minutos, Mehdi Taremi acertou mesmo na barra da baliza vila-condense, quando tentava cruzar para Luis Díaz.

A espaços, o conjunto orientado por Miguel Cardoso foi, ainda assim, conseguindo criar perigo junto da baliza adversária, e esteve à beira de marcar por duas vezes, tendo, em ambas, Carlos Mané vestido o papel de ‘vilão’.

Primeiro, aos 12 minutos, apareceu na cara de Agustín Marchesín, mas atirou ao lado e pediu grande penalidade por falta de Wilson Manafá. Depois, aos 37, Gelson Dala ‘bailou’ sobre Pepe e deixou a bola no companheiro de equipa, que falhou por pouco o tempo de ataque à bola.

… mas só custou a marcar o primeiro

Se, na primeira parte, eficácia foi coisa que não se viu em Vila do Conde, na segunda, foi um elemento constante, particularmente do lado do FC Porto, que construiu esta importante vitória no espaço de apenas 12 minutos.

Toni Martínez quebrou o nulo aos 56 minutos, após um belo trabalho do agora lateral-direito João Mário. Aos 59, foi a vez de Luis Díaz, lançado por Mehdi Taremi, fintar Aderllan Santos e Nélson Monte para marcar o golo da tranquilidade.

A vantagem era já confortável, mas os azuis e brancos não se deram por satisfeitos, e deram a ‘machadada final’ por Sérgio Oliveira, que, no minuto seguinte a entrar para o lugar de Mehdi Taremi, atirou para o fundo das redes.

Com este triunfo, o FC Porto passa a somar 77 pontos, mais quatro do que o terceiro classificado, o Benfica, a apenas uma jornada do desfecho da época. Já o Rio Ave, é 17.º e penúltimo classificado, com 31 pontos, e joga a manutenção na última ronda.

Momento do jogo: Se o golo de Toni Martínez foi um ‘sono no estômago’ para o Rio Ave, o de Luis Díaz acabou por completo com as aspirações da equipa de Miguel Cardoso, que, daí em diante, se limitou a esperar pelo apito final.

Acompanhamento

90' - Apito final em Vila do Conde. O FC Porto bate o Rio Ave, por 3-0, e garante o apuramento direto para a próxima edição da Liga dos Campeões.

83' - Mais um cartão amarelo. É para Pedro Amaral, por falta dura sobre Matheus Uribe.

82' - Sérgio Conceição esgota as substituições. Saem Toni Martínez e Grujic, entram Felipe Anderson e Iván Marcano, que está de volta aos relvados mais de um ano depois da última partida oficial pela equipa principal do FC Porto.

72' - Os dois treinadores aproveitam para mexer. No Rio Ave, Meshino e Anderson Cruz rendem Gelson Dala e Carlos Mané. No FC Porto, entra Nanu para o lugar de Otávio, que tem vindo a apresentar queixas físicas.

O golo de Sérgio Oliveira que pode ter acabado com o jogo

68' - GOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Entrada em rompante de Sérgio Oliveira. Numa das primeiras vezes em que tocou na bola, o internacional português rodou e marcou o terceiro golo dos azuis e brancos.

67' - Responde Sérgio Conceição. Sai Mehdi Taremi, entra Sérgio Oliveira.

64' - Miguel Cardoso mexe pela primeira vez. Entram Guga e Júnior Brandão, saem Nélson Monte e Tarantini.

Não perca as imagens do segundo golo portista

59' - GOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Grande trabalho de Luis Díaz, que 'bailou' sobre Aderllan Santos e Nélson Monte antes de atirar para o 2-0.

Foi assim que os dragões chegaram à vantagem

56' - GOOOOOLOOOOO do FC Porto! João Mário subiu muito bem pela ala direta do ataque e assistiu Toni Martínez, que, na grande área, atirou para o fundo das redes.

53' - Mais uma oportunidade desperdiçada por Carlos Mané! Após um grande cruzamento de Ivo Pinto, o avançado cabeceou, uma vez mais, longe do alvo.

50' - Tarantini tenta a sorte de longe! O remate de primeira do médio saiu forte, mas não incomodou Marchesín.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga o segundo tempo do Rio Ave-FC Porto.

45' - Rui Costa apita para o intervalo. Está terminada a primeira parte do Rio Ave-FC Porto.

41' - Contrariedade para o Rio Ave. Rafael Camacho sai lesionado, para dar o lugar a Gabrielzinho.

37' - Mais um golo desperdiçado por Carlos Mané! Gelson Dala trabalhou muito bem sobre Pepe e deixou a bola no companheiro de equipa, que, à boca da baliza, falhou por pouco a bola.

35' - Que remate disparatado de Rafael Camacho... O Rio Ave recuperou a bola em zona adiantada, mas o jogador emprestado pelo Sporting precipitou-se e atirou 'para as nuvens'.

31' - Rui Costa exibe o primeiro cartão amarelo da noite. É para Toni Borevkovic, por falta sobre Luis Díaz.

26' - Taremi acerta em cheio na trave! Lançado por João Mário, o internacional iraniano procurou fintar Kieszek, não conseguiu, e, quando tentou cruzar... acertou no ferro. Na insistência, valeu Aderllan Santos a intercetar o remate de Uribe.

24' - Surpreende Wilson Manafá! O lateral fletiu da esquerda para o centro e, com um remate colocado, fez a bola passar a centímetros do poste.

23' - O FC Porto dá mais um sinal de perigo! Sem oposição, Otávio encheu o pé e rematou de longe, mas a bola saiu por cima do alvo.

As imagens do lance onde o Rio Ave pede penálti

12' - O que acaba de desperdiçar Carlos Mané! Assistido por Gelson Dala, Carlos Mané apareceu à boca da baliza, a atirar ao lado. O avançado vila-condense ainda pediu grande penalidade por falta de Wilson Manafá, mas Rui Costa nada assinalou.

6' - Taremi ensaia o primeiro remate da noite. De fora da grande área, o internacional iraniano tentou colocar a bola, mas o remate saiu torto e muito longe da baliza.

0' - Rui Costa faz soar o apito inicial. Já se joga o Rio Ave-FC Porto.

Onzes

Rio Ave: Kieszek; Ivo Pinto, Borevkovic, Aderllan Santos, Nélson Monte, Pedro Amaral; Tarantini, Filipe Augusto; Carlos Mané, Rafael Camacho e Gelson Dala.

FC Porto: Marchesín; Wilson Manafá, Pepe, Diogo Leite, João Mário; Grujic, Uribe, Otávio, Luis Díaz; Toni Martínez e Taremi.

Antevisão

Rio Ave e FC Porto medem, este sábado, forças no estádio dos Arcos, em Vila do Conde, sabendo que estão 'proibidos' de perder pontos se querem manter vivos dois dos principais objetivos para a presente temporada.

Os dragões sabem que, vencendo, garantem desde já o segundo lugar do campeonato português e consequente apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, independentemente do que acontecer no estádio da Luz, no dérbi entre Benfica e Sporting.

Os vila-condenses, por seu lado, estão cientes de que uma eventual terceira derrota consecutiva poderá complicar ainda mais as contas da manutenção no principal escalão do futebol português, pelo que prometem não facilitar a vida aos azuis e brancos.

O Rio Ave-FC Porto, encontro enquadrado na 33.ª jornada da I Liga, será ajuizado por Rui Costa, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Rio Ave-FC Porto: 'Tômbola' dos milhões anda à roda em Vila do Conde

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório