O estádio dos Arcos, em Vila do Conde, irá receber, este sábado, o Rio Ave-FC Porto, a contar para a 33.ª e penúltima jornada do campeonato português, numa partida onde estarão em jogo (muitos) milhões de euros, quer para um lado, quer para o outro.
O conjunto orientado por Sérgio Conceição sabe, desde já, que uma vitória garante o segundo lugar e consequente acesso direto à próxima edição da Liga dos Campeões, independentemente daquilo que acontecer no dérbi lisboeta, entre Benfica e Sporting.
O 'bilhete' para a maior prova europeia de clubes valerá um encaixe financeiro imediato de, pelo menos, 45 milhões de euros, que poderá atenuar, ainda que ligeiramente, a 'mossa' causada pela perda do título de campeão nacional para os leões.
No entanto, do outro lado, o impacto poderá não ser, comparativamente, muito inferior. O Rio Ave ocupa, neste momento, a 15.ª posição da tabela, apenas um ponto acima do 16.º, que, recorde-se, obrigará a um playoff com o terceiro lugar da II Liga pela manutenção.
Estão, assim, lançadas as fichas para um jogo de grande importância de parte a parte. Este duelo será ajuizado por Rui Costa, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental).
Treinadores em discurso direto
Miguel Cardoso
FC Porto: Conheço bem o adversário e acredito que vai jogar no limite das suas capacidades. Mas os objetivos do FC Porto, e as suas mais-valias a que temos de estar atentos, não nos podem fazer desligar das nossas ambições. A carreira do FC Porto esta temporada merece toda a nossa consideração, mas temos de pensar em nós, no plano de jogo, e acreditar que é possível vencer.
Contas da manutenção: Temos dois jogos difíceis, e olhamos já para este com a ambição de que podemos conseguir pontos. Sabemos o que temos de fazer para tirar algo positivo do jogo e temos de ser bastante resilientes pois isso vai ditar parte do nosso futuro.
O que tem falhado: Temos tido incapacidade de fazer golos. Mas apesar de não sermos uma equipa que crie oportunidades em catadupa, temos conseguido criar chances para marcar. Temos de encontrar soluções e eu tenho de perceber quem são os jogadores que estão em condições de nos dar golos. A questão emocional tem sido muito importante.
Sérgio Conceição
Voltou a não falar à imprensa.
Últimos resultados
Rio Ave: D-E-E-D-D
FC Porto: V-E-V-E-V
Últimos onzes
Rio Ave: Kieszek; Ivo Pinto, Borevkovic, Aderllan Santos, Fábio Coentrão; Filipe Augusto, Guga, Francisco Geraldes; Carlos Mané, Rafael Camacho e Gelson Dala.
FC Porto: Marchesín; João Mário, Mbemba, Pepe, Wilson Manafá; Grujic, Uribe, Otávio, Luis Díaz; Toni Martínez e Taremi.
Ausências
Rio Ave: André Pereira, Júnio Rocha e Nikola Jambor (lesionados).
FC Porto: Chancel Mbemba (castigado), Zaidu Sanusi e Jesús Corona (lesionados).
Leia Também: Taremi com rendimento imaculado. Ninguém nas 'Big6' teve tanto impacto