Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Taremi com rendimento imaculado. Ninguém nas 'Big6' teve tanto impacto

Avançado iraniano conta com 15 golos e nove assistências, números que o colocam no topo da Europa.

Taremi com rendimento imaculado. Ninguém nas 'Big6' teve tanto impacto
Notícias ao Minuto

07:16 - 14/05/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto FC Porto

Mehdi Taremi foi um dos reforços do FC Porto para a presente temporada e, apesar das evidentes dificuldades de adaptação nas primeiras semanas, já é, por esta altura, peça fundamental no onze base escalado por Sérgio Conceição. O goleador iraniano contabiliza, a dois jogos do final de época, 15 golos e nove assistências nas 32 jornadas do campeonato até agora disputadas. Estes números colocam Taremi no topo do futebol europeu quando falamos de reforços. Porquê? Pois bem, ninguém em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália ou Alemanha conseguiu ter tanto impacto na chegada a um novo clube. 

No nosso campeonato, Taremi até tem contado com a concorrência de Pote (Sporting), que, porém, tem um registo inferior (18 golos e quatro assistências) ao do iraniano do FC Porto. 

De resto, pela Europa fora, há nomes sonantes que não estão ao nível de Taremi nestes dados estatísticos. Luis Suárez, por exemplo, chegou ao Atlético de Madrid no verão, depois de uma longa passagem por Barcelona, e contabiliza, também a duas jornadas do fim, 19 golos e três assistências. 

De Inglaterra, na Premier League, chega-nos outro exemplo. Timo Werner (Chelsea) é o reforço que precisou de menos minutos para amealhar números influentes nos jogos, e fica-se pelos seis golos e 11 assistências. 

Em Itália, Álvaro Morata (Juventus) é o reforço com melhor rendimento da Serie A com nove golos e dez assistências. Na Alemanha, Max Kruse regressou à Bundesliga, pela porta do Union Berlin, para assinar o melhor registo nos jogadores contratados: 10 golos e cinco assistências. 

Curiosamente é em França que mora o jogador com o registo mais aproximado ao de Taremi. Mais precisamente no Principado do Monaco. Kevin Volland conta com 16 golos e oito assistências, mas precisou de mais 562 minutos do que o ponta de lança do FC Porto. 

Jogador Campeonato Jogos Golos Assistências Minutos Pontos
Taremi I Liga 32 15 9 2100' 24
Kevin Volland Ligue 1 33 16 8 2622' 24
Luis Suárez La Liga 30 19 3 2344' 22
Álvaro Morata Serie A 30 9 10 1915' 19
Timo Werner Premier League 33 6 13 2432' 17
Max Kruse Bundesliga 20 10 5 1457' 15

Candidato a melhor golo da Champions

A época de estreia de Taremi ficará, também, marcada pelo belo golo apontado frente ao Chelsea. Em jogo da 2.ª mão dos quartos-de-final, o avançado iraniano sacou de uma bicicleta para derrotar os azuis de Londres. Apesar da vitória no jogo, o FC Porto acabou eliminado da Champions, mas Taremi recebeu a distinção de melhor golo da semana. Quiçá não seja mesmo eleito o melhor golo da competição. 

Leia Também: Taremi serviu um banquete no Dragão e disse 'não' à festa do Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório