Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

12 dias para o Euro: Croácia quer fazer valer estatuto de 'vice' mundial

Seleção dos Balcãs tem tido prestações de nível elevado nas últimas competições de seleções, e chega a este Campeonato da Europa envergando o título de vice-campeão mundial alcançado em 2018.

12 dias para o Euro: Croácia quer fazer valer estatuto de 'vice' mundial
Notícias ao Minuto

07:56 - 30/05/21 por Rodrigo Querido

Desporto Euro'2020

A pouco mais de dez dias do início do Campeonato da Europa, no qual Portugal defende o título, o Desporto ao Minuto dá-lhe a conhecer um pouco mais sobre a Croácia, umas das seleções mais consistentes dos últimos anos.

Sem falhar uma fase final do Euro desde 2000, a equipa da região dos Balcãs chega à competição deste ano envergando um estatuto que pode 'envergonhar' algumas das maiores seleções europeias, depois de um brilhante Mundial 2018 no qual os croatas foram apenas travados na final pela França.

Guiados pelos experiente e antigo Bola de Ouro Luka Modric, os croatas terão, certamente, uma palavra a dizer neste Europeu e, salvo uma hecatombe, estarão entre as seleções que se irão qualificar para as rondas a eliminar.

A figura

Não podemos falar da Croácia sem nos lembramos de Luka Modric. O médio do Real Madrid é capitão, líder e um dos melhores de sempre da Croácia, passando por ele quase todo o jogo da equipa. A experiência e astúcia do jogador de 35 anos têm levado a seleção dos Balcãs a grandes resultados nas competições de seleções, e certamente será o bastião da equipa nesta prova.

Joker

Outros dos pesos-pesados da Croácia é Ivan Perišić. Tal como Modric, é um dos mais experientes do plantel às ordens de Zlatko Dalic e foi uma das figuras-chave na campanha croata no Mundial-2018.  A experiência, classe e capacidade de trabalho do avançado do Internazionale podem fazer a diferença na prova deste ano.

Sistema tático

Zlatko Dalic aposta com maior frequência num esquema tático de 4x2x3x1 para melhor explorar a velocidade dos extremos, sempre sob a batuta de Modric. Ainda assim, e dependendo do adversário, o selecionador croata tem optado por recuar Modric e apostar no sistema assente em 4x3x3 perante equipas de maior calibre.

Convocados:

Guarda-redes: Dominik Livakovic (Dínamo Zagreb), Lovre Kalinic (Hajduk Split), Simon Sluga (Luton Town).

Defesas: Sime Vrsaljko (Atléetico Madrid), Domagoj Vida (Besiktas), Josip Juranovic (Legia Varsóvia), Dejan Lovren (Zenit), Duje Caleta-Car (Olympique Marseille), Borna Barisic (Rangers), Mile Skoric (Osijek), Josko Gvardiol (Dínamo Zagreb), Domagoj Bradaric (Lille).

Médios: Luka Modric (Real Madrid), Marcelo Brozovic (Inter Milão), Milan Badelj (Génova), Mateo Kovacic (Chelsea), Nikola Vlasic (CSKA Moscow), Mario Pasalic (Atalanta), Luka Ivanusec (Dínamo Zagreb).

Avançados: Bruno Petkovic (Dinamo Zagreb), Ivan Perisic (Inter Milan), Andrej Kramaric (Hoffenheim), Josip Brekalo (Wolfsburg), Ante Rebic (AC Milan), Mislav Orsic (Dínamo Zagreb), Ante Budimir (Osasuna).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório