Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Treinador multado, inquéritos e suspensões. E o árbitro saiu a rir-se"

Presidente do FC Porto abordou a atualidade desportiva.

"Treinador multado, inquéritos e suspensões. E o árbitro saiu a rir-se"
Notícias ao Minuto

22:51 - 28/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Pinto da Costa

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, esteve esta quarta-feira no Porto Canal e abordou as temáticas que marcam a atualidade desportiva. Desde o castigo aplicado a Sérgio Conceição à arbitragem de Hugo Miguel em Moreira de Cónegos, sem esquecer o episódio ocorrido entre o empresário Pedro Pinho e o repórter de imagem da TVI. 

Título: "Disse aqui há dias que o FC Porto, se tudo fosse normal, seria campeão. Agora, não é normal haver um jogo de futebol em que ficam três penáltis escandalosos por marcar. O senhor António Nobre está de poltrona a ver e deixa passar os três penáltis. É anormal. Se tudo tivesse sido normal, acredito que o FC Porto pudesse ganhar o campeonato. Se achasse normal dizia que não concorremos, que vamos com os juniores e que entregassem o título a quem quisessem. Neste momento acredito menos, porque não foi normal."

GNR: "Vi o Pedro Pinho a passar com um agente em direção ao carro. Ouvi uma vez e não é como li e ouvi... Ouvi o repórter dizer uma vez: 'Oh guarda!' E o guarda veio logo a correr. Vi-o a passar. Estar agora a culpar a GNR é lamentável. Agora, não confiam na GNR. Vou dar um exemplo. Mal acabou o jogo e a GNR estava logo à volta do árbitro e foi preciso vir um segurança de um corpo policial de pistola para o pé do árbitro. Não estava lá a GNR? O problema é que nós é que pagamos isso. Não é o senhor árbitro. Isto é um voto de desconfiança à GNR. Absolutamente ridículo atirar a culpa para a GNR. É uma classe que é fácil de bater: GNR e na polícia."

PGR avança com inquérito: "Durante dois dias só tenho visto o Pedro Pinho a querer tirar e tapar a máquina... Só tenho visto programas sobre isso. O Ministro da Educação já falou, toda a gente fala, o presidente do PSD já falou... Toda a gente fala. Há polícias que são agredidos quando estão a trabalhar no seu local de trabalho, que não era o caso do repórter da TVI que não podia estar ali. Estava lá indevidamente. Polícias que são agredidos... Alguma vez vi este aparato? Seja jornalista, pedreiro, médico... Estou totalmente solidário com o senhor. De qualquer está mal. Está mal que ele estivesse ali de forma indevida, está mal que o Moreirense o deixasse lá estar e está mal que o Pedro Pinho tenha querido fazer as funções que cabiam ao Moreirense e ao delegado da Liga. Eu lembro-me de um caso de um polícia ser agredido e depois o Presidente da República foi tirar uma fotografia com o agressor. Agora um indivíduo tira a máquina e o país parou. O Ministro da Educação todo preocupado veio dizer uma coisa absurda. Por causa disto é difícil haver público nos estádios? O senhor não deve estar bem. Acho que deve estar preocupado porque há 1500 alunos que há um ano que não têm aulas. Nunca vi este aparato quando um polícia é agredido."

O que aconteceu fora do estádio: "Disseram-me que nos estavam a filmar e quis saber o que queriam. Limitei-me, calmamente, a perguntar se havia algum problema. Apercebi-me depois que havia uma confusão e que estava o senhor Pedro Pinho a querer tirar a câmara e tapar a câmara ao repórter de imagem que julgo que era da TVI. A posição do FC Porto a qualquer ato de agressividade.... Eu não vi nenhuma agressão e nem vi nenhuma imagem em que se veja o Pedro Pinho a agredir seja quem for. Aquilo que vi na altura foi o Pedro Pinho a tapar a máquina para não deixar filmar. Não estou a dizer que houve ou que não houve. Eu não vi ainda nenhuma imagem em que se veja o Pedro Pinho a agredir aquele senhor. Agora, rejeito, censuro e não posso aceitar qualquer ato de violência. O Pedro Pinho é portista, sócio do FC Porto e não tem nenhum cargo no FC Porto. É um empresário que trabalha com vários clubes, não só com o FC Porto. Também já vi que o Pedro Pinho tinha faturado 16 milhões com o FC Porto. Até fiquei assustado (risos). É totalmente mentira. Em cinco anos o Pedro Pinho faturou, por serviços prestados, três milhões e 300 mil euros. Mas também meteu nos cofres do FC Porto 7,5 milhões porque o Real Madrid quis recuperar o Casemiro. O presidente do Moreirense já disse que foi convidado por eles. (...) Sou totalmente contra a violência."

O que se segue: "Amanhã o FC Porto vai ser notificado do castigo e vai recorrer para o plenário do Conselho de Disciplina. Como fez o Sporting que estava atrasado. Com o Sporting o plenário reuniu na sexta-feira. Fico aguardar pelo mesmo tratamento que o Sporting. Queremos o mesmo tratamento porque nós vamos recorrer de imediato deste castigo."

Quarta expulsão de Sérgio Conceição: "Foi a quarta expulsão. Empatou com o treinador do Sporting. Falámos logo na altura. Viemos no autocarro juntos. Já dizia o saudoso Mário Soares que havia o direito à indignação. Naturalmente, como todos os portistas, tem o direito à indignação. Não sou eu o digo. Há um jornalista que escreve: 'Dragão espoliado a triplicar'. Um jogo que era importantíssimo para o campeonato ser espoliado em três penáltis... Se depois se excedeu ou não. Quando levou o cartão vermelho penso que não se excedeu. O que me incomoda é que toda a imprensa, mesmo aquela maioria que nos é hostil, todos, sem exceção, reconhecem que há dois penáltis indiscutíveis. Depois, viu-se que eram três. Eu estou indignado. Acho que tenho todo o direito. Depois verificamos: treinador multado, jogadores multados, inquéritos e suspensões. E o árbitro saiu a rir-se. Há imagens. Saiu a rir e não acontece nada. E o VAR? Se toda a gente viu três penáltis, um indivíduo que está sentado à frente da televisão e não vê nenhum desses penáltis.... O que havemos de pensar? E depois vem lá o senhor presidente da APAF, que eu não sei o nome, protestar porque coitadinho não defenderam o árbitro. O que o senhor presidente da APAF devia preocupar-se era com a qualidade dos árbitros. Não sou eu que o digo. São os analistas. É lamentável. Assim o futebol não tem possibilidade de progredir. O Sérgio foi suspenso, os outros têm inquéritos. O árbitro foi multado em alguma coisa? Não. Vai receber o prémio por ter arbitrado o jogo, os quilómetros e mais não sei o quê."

Castigo a Sérgio Conceição: "Antes de vir para aqui estava a ver as notícias e um jornal dizia: 'As palavras que levaram ao castigo de Sérgio Conceição'. Não é verdade. Como se pode ver nas imagens, o Sérgio leva o cartão vermelho ainda antes de chegar ao pé do árbitro. Portanto, o que ele disse aconteceu depois de levar o cartão melhor. 'Hugo, dois penáltis?' e cartão vermelho. Repito, as palavras foram estas: 'Oh Hugo, dois penáltis?'. Afinal até eram três, mas o Sérgio só falou em dois e ele exibiu o cartão vermelho. As palavras que disse depois podem servir como justificação para o castigo. Mas o cartão vermelho foi exibido antes de dizer mais qualquer coisa." 

22h12: A entrevista a Pinto da Costa começa dentro de minutos. 

22h06: Pinto da Costa vai falar no mesmo dia em que o Conselho de Disciplina divulgou o castigo de 21 dias aplicado a  Sérgio Conceição. O treinador do FC Porto, recorde-se, foi expulso após o apito final em Moreira de Cónegos. 

Antevisão

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, vai estar esta quarta-feira no Porto Canal para abordar a atualidade desportiva. Acompanhe, a partir das 22 horas, o essencial da entrevista do líder portista. 

Leia Também: Sérgio Conceição suspenso 21 dias e falha clássico com o Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório