Jornada a jornada, o Sporting vai mantendo viva a chama da esperança de reconquistar o título de campeão nacional, que lhe escapa já desde 2002. Na próxima, o adversário será o Belenenses SAD, de Petit, 'presas' das quais Rúben Amorim guarda longas memórias.
Na ainda 'tenra' carreira de treinador, o antigo internacional português defrontou o conjunto azul por três vezes (duas pelo Sporting e uma pelo Sporting de Braga), tendo vencido todas elas. O mais recente embate, na primeira volta, acabou por ser o mais 'apertado', mas este conseguiu, ainda, vencer, por 2-1.
Destas, duas foram conseguidas com Petit sentado no banco adversário... e no estádio do Jamor, e o historial entre ambos dificilmente poderia ser mais favorável para o técnico leonino: duas vitórias, cinco golos marcados e apenas dois sofridos. Na próxima quarta-feira, irão defrontar-se, pela primeira vez, em Alvalade.
A rivalidade entre ambos dura, ainda assim, há já largos anos, quando ainda eram jogadores. Aí, sim, Petit conseguiu sobressair (ainda que apenas ligeiramente). Com a camisola do Benfica, diante de um adversário que defendia as cores... do Belenenses (o clube), o ex-médio venceu por três ocasiões e perdeu por duas.
O primeiro duelo entre ambos data de fevereiro de 2004, quando o Benfica foi ao Restelo vencer, por 2-0, graças aos golos de Tomo Sokota... e João Pereira, que agora representa o Sporting. O último ocorreu quase três anos depois, a dezembro de 2007. Aí, Rúben Amorim 'vingou-se' e ajudou o Belenenses a bater o Benfica, por 1-0.
Feitas as contas, Rúben Amorim e Petit já se defrontaram por sete vezes. O primeiro venceu por quatro, e o segundo por três. Agora, em Alvalade, será altura de 'tirar as teimas'... ou terá o treinador do Belenenses SAD a oportunidade de deixar tudo empatado?
Leia Também: "Sporting? Quando tens o FC Porto nas costas começas a tremer"