Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dragão 'poupadinho' vence em Tondela e pressiona Sporting

Dragões descansaram peças-chave a pensar na Liga dos Campeões, mas não vacilaram e regressaram aos triunfos.

Dragão 'poupadinho' vence em Tondela e pressiona Sporting
Notícias ao Minuto

19:59 - 10/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O FC Porto regressou, este sábado, às vitórias após a derrota sofrida nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, diante o Chelsea. Quem ‘pagou a fatura’ da desilusão europeia foi o Tondela, que os dragões bateram, por 2-0.

O primeiro golo da partida teve a assinatura de Toni Martínez, jogador que mereceu a confiança de Sérgio Conceição num jogo em que o treinador poupou algumas peças-chave a pensar no segundo ‘round’ com os ingleses. Já perto do final, Taremi selou as contas.

Domínio materializado à meia-volta

O FC Porto deixou, desde cedo, bem claro que pretendia comandar as operações e conseguir um resultado que lhe permitisse manter vivas as aspirações de lutar pelo título de campeão nacional, instalando-se no meio-campo adversário e de lá não saindo.

Os homens de Sérgio Conceição dominaram os primeiros 45 minutos sem grande dificuldade, isto apesar de terem denotado algumas dificuldades na hora da autêntica ‘muralha’ levantada por Pako Ayestarán na Beira Alta.

Marko Grujic, que voltou a merecer a confiança do técnico azul e branco, deu o primeiro aviso quando, aos 5 minutos, cabeceou para as mãos de Pedro Trigueira. Pouco depois, foi a vez de Evanilson aparecer em zona perigosa a rematar às malhas laterais.

No entanto, à terceira ida ao ‘pote’, os dragões não perdoaram. Pepe, com um belo passe longo, encontrou Toni Martínez, que amorteceu a bola com o peito, rodou e rematou para o fundo das redes auriverdes.

Após o golo, a equipa da casa desinibiu-se ligeiramente, mas o melhor que conseguiu fazer foi quando, à beira do apito intervalo, Jaume Grau encheu o pé de fora da grande área e atirou à figura de Agustín Marchesín, que defendeu sem grande dificuldade.

Primeiro marcar, depois gerir

Na segunda parte, o jogo acabou por perder algum ritmo, em parte devido às repetidas faltas assinaladas por Fábio Veríssimo, o que, em conjunto com um relvado ‘pesado’ devido à chuva que se fez sentir, impediu um espetáculo superior.

O FC Porto recuou linhas, na expetativa de aproveitar algum espaço deixado pelo Tondela para avançar para o contra-ataque. Os auriverdes tiveram mais bola, mas, tal como na primeira parte, nunca colocaram grandes dificuldades a Agustín Marchesín.

O golo que selou o resultado final acabaria por surgir já à passagem do 83.º minuto de jogo. Otávio cruzou para o coração da grande área, onde apareceu o recém-entrado Mehdi Taremi, que, à segunda, bateu Trigueira.

Com este triunfo, o FC Porto, segundo classificado da I Liga, passa a somar 60 pontos, o que significa que irá passar a noite a cinco pontos do líder, o Sporting, que irá receber o Famalicão. Já o Tondela, permanece com 28 pontos e divide o 10.º lugar com Gil Vicente e Rio Ave.

Momento do jogo: O FC Porto ‘descansou à sombra da bananeira’ após o golo de Toni Martínez, e arriscou sofrer algum percalço. Nesse sentido, revestiu-se de especial importância o golo assinado por Mehdi Taremi à beira do apito final, que selou o resultado final.

Acompanhamento

90' - Apito final no estádio João Cardoso! O FC Porto vence o Tondela, por 2-0, graças aos golos de Toni Martínez e Taremi, e passa a noite a apenas cinco pontos do líder, o Sporting.

83' - GOOOOOLOOOO do FC Porto! Trigueira ainda defendeu o primeiro remate de Taremi, mas, à segunda, o iraniano não perdoou e atirou para o fundo das redes.

78' - Mais duas alterações no Tondela. Saem Bebeto e Rafael Barbosa, entram Arcanjo e Souleymane.

74' - Sérgio Conceição volta a mexer. O treinador do FC Porto lança Mehdi Taremi para o lugar de Evanilson.

73' - Mais uma oportunidade para o FC Porto! Jesús Corona amorteceu a bola com o peito e, à entrada da grande área, atirou por cima do alvo.

67' - Pako Ayestarán também promove duas substituições. Saem Olabe e Jaume Grau, entram Murillo e Jaquité.

66' - Sérgio Conceição mexe pela primeira vez. Saem Toni Martínez e Matheus Uribe, entram Luis Díaz e Sérgio Oliveira.

58' - Fábio Veríssimo volta a 'sacar' da cartolina amarela. Desta feita, é para Bebeto, por falta sobre Evanilson.

48' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Medioub, devido a um agarrão a Toni Martínez.

47' - FC Porto 'cheirou' o segundo golo em Tondela! Evanilson, com um cabeceamento perigoso, atirou para as mãos de Trigueira.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Tondela-FC Porto.

45' - Fábio Veríssimo apita para o intervalo. O FC Porto recolhe aos balneários em vantagem graças ao golo de Toni Martínez.

44' - Os auriverdes voltam a tentar de longe. Desta vez, o remate teve a autoria de Rafael Barbosa, mas a bola voltou a sair muito longe do alvo.

42' - O Tondela dá mais um 'sinal de vida'! Jaume Grau teve tempo e espaço para encher o pé e desferir um remate violento, mas à figura de Marchesín, que defendeu sem grande dificuldade.

39' - Fábio Veríssimo exibe o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Jaume Grau, por falta sobre o Otávio.

33' - Alguma preocupação no relvado. Toni Martínez ficou bastante queixoso após um lance dividido com Bebeto. Fábio Veríssimo já deu ordens à equipa médica do FC Porto para entrar em campo. Sérgio Conceição mandou aquecer Marega, Taremi e Luis Díaz.

25' - O FC Porto ficou à beira do 2-0! Jesús Corona, lançado por Toni Martínez, atirou para a defesa de Pedro Trigueira.

22' - Responde o Tondela! Filipe Ferreira fez um grande passe para Rafael Barbosa, que recebeu em zona perigosa, mas atirou muito por cima do alvo.

Foi assim que o FC Porto chegou à vantagem

19' - GOOOOOLOOOOO do FC Porto! Após passe longo de Pepe, Toni Martínez amorteceu a bola com o peito, rodou e atirou para o 1-0. Pedro Trigueira ainda tocou na bola, mas esta levava 'selo de golo'.

14' - Oportunidade para o FC Porto! Evanilson recebeu a bola na grande área e, pressionado por Jaume Grau, atirou às malhas laterais da baliza auriverde.

5' - Eis a primeira (e tímida) tentativa de golo. Otávio bombeou a bola para a grande área, onde apareceu Grujic a cabecear fraco, para as mãos de Trigueira.

0' - Fábio Veríssimo dá o apito inicial. Já se joga o Tondela-FC Porto.

Onzes

Tondela: Trigueira; Bebeto, Ricardo Alves, Medioub, Filipe Ferreira; Jaume Grau, João Pedro, Rafael Barbosa; Salvador Agra, Olabe e Mario González.

FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Diogo Leite, Zaidu; Grujic, Uribe, Otávio, Corona; Evanilson e Toni Martínez.

Antevisão

Sevilha, Beira Alta e Sevilha novamente. Este é percurso 'louco' que o FC Porto tem de cumprir no espaço de menos de uma semana, e que começou com uma derrota, por 0-2, diante do Chelsea, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Este sábado, os dragões têm pela frente o Tondela, equipa que chega particularmente motivada depois de, no fim de semana passado, ter conquistado a primeira vitória fora de portas para a I Liga, ao bater o Vitória SC, em Guimarães, por 2-1.

Em caso de vitória, os homens de Sérgio Conceição sabem, desde logo, que irão passar a noite a apenas cinco pontos do líder, o Sporting, que joga apenas no domingo, diante do Famalicão. Já os de Pako Ayestarán, poderão aumentar o 'fosso' para os lugares de despromoção.

O Tondela-FC Porto joga-se no estádio João Cardoso, será ajuizado por Fábio Veríssimo, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: ESPN coloca Benfica e FC Porto atrás do mesmo avançado

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório