Sporting e Famalicão defrontam-se, neste domingo, pelas 20 horas, num duelo relativo à 26.ª jornada da I Liga.
Os leões chegam a esta partida, depois de escorregarem em Moreira de Cónegos, 1-1, e pressionados pela vitória dos mais diretos perseguidores. Os pupilos de Rúben Amorim comandam a prova com 65 pontos, mais cinco do que o FC Porto e mais oito do que o Benfica.
Por sua vez, o Famalicão segue na 13.ª posição, com 26 pontos, mais quatro do que o Farense, que se situa no play-off de descida.
Recordar que na primeira volta, os leões tropeçaram em Famalicão (2-2), aliás nos últimos três embates o clube de Alvalade não saboreou o triunfo. Para tal, precisamos de recuar até novembro de 2017, em que o Sporting superou o emblema minhoto com uma vitória por 2-0.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Estrelinha acabou?: "Foi apenas um comentário a seguir ao jogo... Não sinto que os jogadores facilitem. São rigorosos em tudo o que fazem. Somos uma equipa jovem e talvez não sejamos tão acutilantes como éramos. A verdade é que as outras equipas não têm grandes oportunidades. O jogo é atacar e defender e nós controlamos muito bem os jogos. O controlo do jogo está lá. Agora, falta o resto. Vem com o tempo. Foi um empate injusto, mas há que seguir em frente."
Pressão dos rivais: "Faz parte do campeonato. Sempre disse que o importante era jogar a uma certa hora até pela minha experiência de jogador. É indiferente jogar depois ou antes [dos rivais]. É a minha forma de encarar as coisas. Ainda se vão perder pontos, é normal. Com este jogo podemos alcançar uma marca importante: melhor série sem perder no clube. Claro que queremos ganhar. Estamos a fazer um excelente campeonato. Concordem ou não, entendo que a equipa está a melhorar. Não temos que olhar para os outros resultados porque só dependemos de nós."
Famalicão em crescendo: "É uma equipa que vive um bom momento. Já estamos habituados a receber equipas que atravessam bons momentos. O Ivo Vieira teve um grande impacto na equipa. O Famalicão tem jogadores de grande qualidade, jovens e irreverentes. Saíram de um momento mau e estão agora num momento bom. Jogamos em casa, precisamos de ganhar e é isso que vamos fazer."
Ivo Vieira
Conquistar os três pontos em Alvalade: Temos de criar condições para conseguir alcançar um lugar mais confortável na tabela. Este é um momento bom da nossa equipa, mas ainda longe daquilo que é o objetivo. Vamos encarar este jogo de uma forma natural, sabendo de antemão que é um duelo de uma dificuldade enorme. Não faria sentido irmos a Alvalade para outro resultado que não para conquistar os três pontos.
Jogar sempre para ganhar: A minha ideia é preparar a equipa e defendo a mesma ideia e forma de estar: temos de estar preparados para jogar com qualquer equipa e somar o máximo de pontos a cada jogo. Vamos jogar sempre para ganhar e fazer sempre o melhor, ainda que tenhamos a consciência de que é um jogo difícil. Temos de nos focar naquilo que é o duelo contra o Sporting.
Recuperação da equipa: As coisas aconteceram. Acredito que tive sorte naquilo que foi o processo. Quando existe uma mudança no comando, há uma reacção natural dos jogadores. Não há aqui uma receita especial.
Últimos resultados
Sporting: E-V-V-V-E
Famalicão: V-V-E-D-E
Últimos 'onzes'
Sporting: Adán, Feddal, Coates, Gonçalo Inácio, Pedro Porro, Palhinha, Daniel Bragança, João Mário, Nuno Mendes, Paulinho, Pedro Gonçalves.
Famalicão: Luiz Junior; Ruben Vinagre, Riccieli, Patrick, Figueiras; Gil Dias, Ugarte, Pepe, Jaime; Heriberto e Anderson.
Ausências
Sporting: Gonçalo Inácio e Tabata.
Famalicão: João Neto (lesionado)
Leia Também: Naldo e a passagem pelo Sporting: "Jorge Jesus não era tão bonzinho..."