Thiago Silva e o drama no FC Porto: "Diziam que era falta da namorada..."

Internacional brasileiro foi diagnosticado com tuberculose, em 2005.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
07/04/2021 17:53 ‧ 07/04/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Chelsea

Em dia de duelo entre FC Porto e Chelsea, a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, a revista britânica FourFourTwo publica uma extensa entrevista com Thiago Silva, na qual o jogador recorda o drama que viveu em Portugal.

O internacional brasileiro foi contratado pelos dragões ao Juventude, em 2004, antes de ser emprestado ao Dínamo Moscovo. Pelo meio, contraiu tuberculose, foi hospitalizado e chegou mesmo a estar às portas da morte.

"Aconteceu quando jogava pelo FC Porto B, e comecei a sentir muita dor no peito. Os meus amigos brincavam, diziam que só sentia falta da namorada e da família no Brasil. Cinco meses depois, eu e alguns jogadores portugueses assinámos pelo Dínamo Moscovo. Regressei a Portugal para a pré-época, e a dor piorou. Após vários testes médicos, descobriram que tinha tuberculose. Mas não me disseram logo, só quando regressámos a Moscovo", começou por dizer.

"Quando me mostraram os resultados, um dos meus pulmões estava completamente branco. Uma vez que já se estava a espalhar de um pulmão para o outro, o doutor disse que seria imediatamente hospitalizado durante quatro meses, o que me afetou muito. O quatro era muito pequeno e não tinha casa de banho, só um buraco no chão. No final, não foram quatro meses, foram seis", prosseguiu.

"Durante os três primeiros, não podia ver ninguém. A minha mãe e a minha namorada voaram para a Rússia. Na verdade, a Isabelle foi lá para acabar comigo, mas não seguiu em frente! Deixou tudo para trás no Brasil e ainda estamos juntos. A presença dela lá deu-me muita força. Só Deus sabe o que poderia ter acontecido se ela tivesse acabado comigo", completou.

Seis meses depois, Thiago Silva acabaria por deixar o hospital, mas ainda não completamente recuperado: "Houve uma intervenção vital do Ivo Wortmann, o treinador do Dínamo, que também tinha sido meu treinador no Juventude. Ele e o meu agente não deixaram o médico operar-me para retirar um lóbulo no pulmão. Regressei para Portugal, onde tinha um apartamento, e completei a recuperação lá".

"Um especialista em tuberculoso recomendou que andasse meia-hora de manhã até me sentir cansado, e depois recomeçar. A Isabelle trouxe a minha bicicleta, mas não conseguia aguentar cinco minutos. Sentia-me exausto. Mas não parei. Aos poucos, melhorei, e depois comecei a correr. Passados três meses, estava curado", rematou.

Leia Também: Thiago Silva esteve às portas da morte no FC Porto. Mulher conta tudo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diretor do Sp, Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

I Liga

Diretor do Sp, Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica3278
2Sporting3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Estoril3242
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Citroën

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas