Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal soletrou até ao Jota. Depois mandou a Sérvia e por fim o árbitro

Portugal saiu ao intervalo a vencer, em Belgrado, por 2-0, mas a Sérvia restabeleceu a igualdade na etapa complementar. Um jogo que devia ter terminado com o triunfo luso, mas o árbitro não validou o golo de Ronaldo, quando a bola ultrapassou claramente a linha de golo.

Portugal soletrou até ao Jota. Depois mandou a Sérvia e por fim o árbitro

Do céu ao inferno. Do sonho ao pesadelo. Da vitória ao empate. Da nota artística elevada à mediana, ou quase nula. Tudo mudou da primeira para a segunda parte. De um 2-0 para um 2-2. Um bis de Jota na primeira parte, transformou-se na etapa complementar num resultado de cores mais sorridentes para a Sérvia. Com duas assistências de Radonjic, Mitrovic e Kostic restabeleceram a igualdade e arrecaradaram um ponto neste segundo jogo de qualificação para o Mundial do Qatar, 2022. O pior em campo? O árbitro Danny Makkelie.

Com seis alterações promovidas por Fernando Santos, relativamente ao onze que alinhou diante do Azerbaijão, Portugal entrou no Maracanã de Belgrado com sede de vitória, sinal disso a forte pressão que o campeão europeu fez ao seu oponente logo na primeira zona de construção do reduto sérvio.

Na etapa inicial, a formação das Quinas construiu dois golos, quase a papel químico, em que no primeiro imperou um excelente cruzamento de Bernardo Silva e no outro de Cédric Soares. A ambos respondeu Diogo Jota com dois cabeceamentos triunfais (11’ e 36’).

Uma primeira parte em que Anthony Lopes não foi obrigado a nenhuma intervenção, pelo menos digna desse nome, apesar dos apuros procedentes do flanco esquerdo da seleção de leste. Kostic teve demasiada liberdade e, por mais do que uma ocasião, serviu Vlahovic para zonas de ‘tiro’ ao cofre luso. Valeu a Portugal a falta de pontaria do avançado da Fiorentina.

Porém, a Seleção Nacional viajou rapidamente do céu ao inferno. Bastaram menos de 30 segundos na etapa complementar para a Sérvia reduzir por Mitrovic, após passe de Radonjic. O médio emprestado pelo Marseille ao Herha de Berlim que entrou após o intervalo, e tornou-se um cabo das tormentas para o campeão europeu.

Radonjic assistiu para o primeiro da Sérvia e no segundo golo serviu em ‘bandeja de prata’ Kostic, na sequência de um contra-ataque mortífero. Aos 64 minutos esteve inclusive perto do golo da reviravolta, e valeu a Portugal Anthony Lopes. O guardião do Lyon que, aos 54 minutos, já tinha negado o tento a Tadic. Um jogo que fica invariavelmente pelo lance escandaloso protagonizado por árbitro Danny Makkelie ao não validar o golo de Ronaldo no último lance da partida, quando se vê que a bola ultrapassou na totalidade a linha de golo.

Relato do jogo:

90+4' - TERMINA O JOGO EM BELGRADO!!

90+3' - RONALDO PEDE GOLO! QUE FINAL DRAMÁTICO! 

90+2' - Cartão vermelho duro para Milenković, após falta dura sobre Danilo.

90+1'-  Sai Bruno Fernandes e entra Palhinha.

90' - Três minutos de compensação!

85' - Sai Diogo Jota e entra João Félix.

85' - Amarelo para Mitrovic.

81' - Sai Tadic e entra Djuricic.

76' - Remate, de fora da área, de Cristiano Ronaldo, mas a bola sai ao lado.

72' - Dupla alteração em Portugal: entram Nuno Mendes e Renato Sanches, saem João Cancelo e Sérgio Oliveira. 

64' - Anthony Lopes a negar o golo a Radonjic! Portugal tem de acordar, de forma urgente. 

63' - Rúben Dias, com um corte providencial, a negar o golo a Maksimovic.

60' - Gooooolo da Sérvia! Kostic a restabelecer a igualdade. Contra-ataque da Sérvia com Radonjic a servir Kostic e este a não perdoar na cara de Anthony Lopes.

57' - Do livre de Ronaldo resulta apenas um canto. A bola desviou na barreira.

56' - Amarelo para Maximovic. Livre muito perigoso para Portugal.

55' - Canto de Tadic e Milinkovic-Savic muito próximo do golo. Atenção, Portugal!

54' - GRANDE INTERVENÇÃO DE ANTHONY LOPES a remate de Tadic!

53' - Amarelo para José Fonte, após falta sobre Mitrovic. 

47' - Remate de João Cancelo, mas Dmitrovic defende com facilidade.

46' - Golooo da Sérvia! Logo nos primeiros segundos da segunda parte Mitrovic reduz no marcador, após assistência de Radonjic! Bastaram poucos segundos em campo para fazer estragos...

46' - Começou a 2.ª parte no Maracanã de Belgrado! Alterações na Sérvia: saem Lazovic e Vlahovic, entram Maksimovic Radonjic.

45+1' - Intervalo em Belgrado. Portugal, com uma bela exibição, sai para o intervalo a vencer com um bis de Diogo Jota. 

45' - Um minuto de compensação.

44' - Livre perigoso para Portugal, mas Ronaldo a chutar por cima da baliza de Dmitrovic...

36' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! DE PORTUGAL" DE PORTUGAL! OUTRA  VEZ ELE! OUTRA VEZ ELE! DIOGOOOOOO! DIOGOOOO JOTAAA!! De cabeça a não perdoar o avançado do Liverpool (mais uma vez). E desta feita o cruzamento foi de Cédric Soares.

35' - Remate de Lazovic, de fora da área, mas a bola a sair muito ao lado da baliza de Anthony Lopes. Mais uma vez muito espaço dado a Kostic do lado esquerdo do ataque da Sérvia.

35' - Já estão recuperados ambos os jogadores.

34' - Choque violento entre Mitrovic e Danilo. Jogo interrompido.

31' - Kostic a cruzar para o coração da área, mas Vlahovic a chutar torto e defeituoso por cima da baliza de Anthony Lopes.

28' - Vlahovic a ter espaço na área, mas Rúben Dias evita males maiores.

26' - Lance perigoso para a Sérvia com a seleção de leste a montar o cerco à baliza de Anthony Lopes, mas antes do remate final houve falta sobre Rúben Dias.

18' - Cruzamento de Cédric, mas Dmitrovic a antecipar-se na pequena área a toda a concorrência.

11' - GOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! DE PORTUGAL! DE PORTUGAL! DE DIOGO JOTA! A cruzamento com conta, peso e medida de Bernardo Silva, avançado do Liverpool, ao segundo poste, a não perdoar.

8' - Bernardo Silva a solicitar Cristiano Ronaldo, mas o remate a sair mal ao capitão português!

7' - Kostic a rematar, mas a bola prensada no corpo de Cédric.

4' - Mitrovic aparecia com perigo na área portugesa, mas valeu o corte de Rúben Dias.

3' - Dmitrovic sai da baliza e antecipa-se a Cristiano Ronaldo.

1'- ROLA A BOLA EM BELGRADO!!

- Agora o hino da Sérvia!

- Já se ouve A Portuguesa no 'Maracanã' de Belgrado!

'ONZES'

Sérvia: Dmitrović; Milenković, Stefan Mitrović, Pavlović; Lazović, Milinković-Savić, Gudelj, Kostić; Tadić; Aleksandar Mitrović, Vlahović.

Portugal: Anthony Lopes, Cancelo, José Fonte, Rúben Dias, Cédric, Danilo, Sérgio Oliveira, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Suplentes da Sérvia: Rajković, Nikolić, Petković, Spajić, Maksimović, Radonjić, Živković, Krstičić, Grujić, Ristić, Đuričić, Jović.

Suplentes de Portugal: José Sá, Rui Silva, Luís Neto, Domingos Duarte, Nuno Mendes, Palhinha, Renato Sanches, Rúben Neves, André Silva, Rafa, Pedro Neto, João Félix.

Antevisão: Depois da vitória pela margem mínima, diante do Azerbaijão, Portugal defronta, neste sábado, a Sérvia, pelas 19h45, no segundo jogo de qualificação da Seleção Nacional para o Mundial do Catar, em 2022.

Os pupilos de Fernando Santos foram bastante criticados pela pobre exibição diante da congénere azeri, mas o Selecionador Nacional sublinhou, na antevisão ao confronto com a Sérvia, que prefere uma "nota artística menor e vencer o jogo".

Do outro lado da barricada surge uma seleção que venceu no primeiro jogo de qualificação a República da Irlanda, por 3-2, e parte com a intenção de vencer Portugal na capital do seu país.

Leia Também: João Moutinho é baixa certa para o Sérvia-Portugal

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório