Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Tribunal Penal invalida parte da investigação a presidente da FIFA

O Tribunal Penal Federal da Suíça invalidou hoje alguns aspetos da investigação do promotor especial Stefan Keller, que se debruçou sobre possíveis delitos do presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou o organismo de cúpula do futebol mundial.

Tribunal Penal invalida parte da investigação a presidente da FIFA
Notícias ao Minuto

20:04 - 11/03/21 por Lusa

Desporto Suíça

Segundo o tribunal, Keller excedeu o âmbito da investigação para que foi designado, que versava particularmente uma série de reuniões de Infantino com o antigo promotor geral da área fiscal da Suíça, Michael Lauber, que então investigava a corrupção no futebol.

"Em vez de cumprir esse mandato, Keller -- que nove meses depois ainda não ouviu o presidente da FIFA -- abordou nas suas pesquisas questões que nada têm a ver com o mandato que recebeu", pode ler-se na nota daquele organismo.

A decisão do Tribunal Penal Federal anula os interrogatórios de Keller com outras pessoas que caem fora do âmbito das suas competências, sendo eliminados do expediente.

O suíço iniciou no final de julho de 2020 uma investigação penal a Infantino, com uma reunião de 2017 com Lauber no centro do caso, com notícias de dezembro a darem conta do uso de um avião privado pelo líder da FIFA.

Keller avança que podem estar em causa vários delitos, de abuso de poder a violação do segredo de justiça, além de incitação a prática criminosa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório