Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

"FC Porto pode chegar à final da Champions. Não há 'bichos papões'"

Aloísio, antigo defesa dos dragões, deixou ainda rasgados elogios a Pepe, atleta que considera que pode "jogar até aos 40 anos".

"FC Porto pode chegar à final da Champions. Não há 'bichos papões'"

O FC Porto escreveu, nesta terça-feira, uma das páginas mais douradas da sua história, após garantir a qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões. 

O triunfo dos dragões, no conjunto das duas mãos, diante da Juventus, não surpreendeu o antigo defesa do campeão nacional, Aloísio, que, em conversa com o Desporto ao Minuto, também deixou elogios a Sérgio Conceição.

"Não foi uma surpresa a passagem do FC Porto aos quartos de final da Liga dos Campeões. Claro que a Juventus era uma das candidatas ao triunfo na prova, mas o FC Porto, com o resultado conseguido em casa, já partia com algumas garantias para Turim. A estratégia que Conceição montou foi muito bem conseguida e o FC Porto mostrou isso nas duas mãos", começou por dizer o antigo defesa brasileiro, agora com 57 anos.

"O FC Porto tem um histórico europeu que o torna um dos mais credíveis na Europa, e os dois títulos que já conquistou também o permitem ser visto, por muitos clubes, como um adversário a evitar. Acredito que este FC Porto tem condições para chegar à final", reiterou Aloísio, deixando a ressalva de que não há adversários impossíveis.

"Hoje em dia, e pela minha experiência, não há impossíveis. Há as super equipas e as outras que se sustentam mais pela sua forma de jogar. Apesar de estas últimas não estarem repletas de grandes individualidades, são equipas bem montadas e muitas delas muito bem orientadas. Não há bichos papões na Europa e há vários episódios na história do futebol recente que confirmam isso mesmo. Quem está nesta fase da Champions tem de estar preparado para defrontar qualquer rival". O antigo central dos dragões deixou também um sério aviso aos rivais dos azuis e branco nesta competição. 

"Ver o FC Porto como o doce mais apetitoso pode condenar qualquer equipa. E talvez a Juventus tenha pensado nisso, mesmo quando jogou no Dragão. Na cabeça dos jogadores da Juve, provavelmente, pairou a ideia de que seriam superiores, e depois sucedeu o que sucedeu. Quem pensa que o estatuto vence jogos, ainda por cima numa competição como esta, pode condenar desde logo a sua equipa à eliminação", frisou também o ex-técnico adjunto dos dagões. Aloísio orientou Pepe na Invicta, na temporada 2004/05, e acredita que o internacional português pode ultrapassar a barreira dos 40 anos dentro das quatro linhas. 

"O Pepe tem um histórico no futebol português. O Sporting não o quis, depois ele foi para o Marítimo e, por fim, o FC Porto comprou-o. Trabalhei com ele no Dragão, era então técnico adjunto, e assisti ao seu crescimento. Um crescimento brutal e que o levou até ao Real Madrid. Hoje vemos um Pepe com 38 anos, e que está em plena forma. Vemos hoje um jogador mais tranquilo, nomeadamente no aspeto psicológico, e que não perdeu a forma, e a vontade de jogar. Ele é uma referência e pode ainda jogar durante muito mais tempo. Ele é um jogador que não tem tendência para ganhar peso e tem uma velocidade de reação acima da média. Apesar de já ter 38 anos, e o ritmo competitivo do FC Porto ser bastante elevado, acredito que ele pode jogar até aos 40 anos. Pelo seu ADN, pela experiência, e pela força de vontade que tem, acredito piamente que ele pode ultrapassar essa barreira", rematou Aloísio.

Leia Também: Speaker do FC Porto pede desculpa a Ronaldo e família: "Fiz a quente"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório