Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Contas do título: Leão com duas subidas de '3.ª categoria' até Braga

Até meados de abril, as deslocações à Beira Alta, para defrontar o Tondela, e a Moreira de Cónegos, para medir forças contra o Moreirense, apresentam-se como os obstáculos mais duros de roer.

Contas do título: Leão com duas subidas de '3.ª categoria' até Braga
Notícias ao Minuto

07:17 - 02/03/21 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Sporting

O Sporting volta a entrar em ação na próxima sexta-feira, diante do Santa Clara, no estádio de Alvalade, num duelo relativo à 22.ª jornada da I Liga.

Os leões comandam, neste momento, a prova com nove pontos de avanço para o Sporting de Braga e 10 para o FC Porto, apenas para mencionar os mais diretos perseguidores ao conjunto de Rúben Amorim.

Com 13 jornadas ainda pela frente, o que corresponde a 39 pontos em discussão, o emblema de Alvalade podia sagrar-se campeão à 31.ª jornada, em Vila do Conde, diante do Rio Ave, partindo do pressuposto que ganharia todos os encontros lá, à semelhança dos seus rivais (e aqui partimos de um cenário hipotético: a vitória do Sporting frente ao Sp.Braga, à 29.ª ronda, e que se antevê como o encontro de maior dificuldade dos leões até ao fim do presente campeonato).

Basta recordar que o último triunfo do emblema lisboeta em solo minhoto, para a I Liga, já remonta a 30 de abril de 2017 (3-2), era então o técnico do conjunto verde e branco Jorge Jesus.

Outras das 'montanhas' de Amorim até ao fim da prova passa pela casa do eterno rival, o Benfica. Todavia, e uma vez que esta partida joga-se à penúltima jornada, o campeonato pode aí já estar consumado para as cores de Frederico Varandas.

Dito isto, e mais importante do que olhar para o fim da prova, é preciso olhar com redobrada atenção para as próximas cinco jornadas. Já que um pleno de triunfos até meados de abril deixará o leão às portas do título, 19 anos depois.

E, neste período o Sporting irá disputar três encontros no seu reduto (Santa Clara, Vitória SC e Famalicão) e dois fora de portas (Tondela e Moreirense).

Os açoreanos parecem, no plano teórico, um dos 'rebuçados' mais doces até ao fim da prova, já que, nos últimos oito jogos contra a formação de São Miguel, o leão apenas rugiu triunfos. Aliás, por Alvalade, Vitória SC e Famalicão, à partida, não irão representar problemas de maior, tendo em conta o histórico recente.

O maior nível de dificuldade estará nas deslocações à Beira Alta, onde o Sporting, nas últimas duas temporadas, saiu sem qualquer ponto da casa do Tondela, e na ida a Moreira de Cónegos o líder não se pode esquecer que apenas venceu um dos três últimos encontros.

Calendário do Sporting até ao final do campeonato

Adversário Casa/Fora Jornada Nível dificuldade (1-4)
Santa Clara C 22.ª 2
Tondela F 23.ª 3
Vitória SC C 24.ª 2
Moreirense F 25.ª 3
Famalicão C 26.ª 2
Farense F 27.ª 2
Belenenses SAD C 28.ª 2
Sp.Braga F 29.ª 4
Nacional C 30.ª 2
Rio Ave F 31.ª 3
Boavista C 32.ª 2
Benfica F 33.ª 4
Marítimo C 34.ª 2

Leia Também: "Sporting? Não vale a pena soltar os foguetes. Às vezes há terramotos"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório