Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

FC Porto-Sporting: Dragão, o último obstáculo na marcha para o título?

O Clássico apresenta-se como uma cartada decisiva para as aspirações do campeão à revalidação do título.

FC Porto-Sporting: Dragão, o último obstáculo na marcha para o título?

FC Porto e Sporting defrontam-se, neste sábado, para a 21.ª jornada da I Liga, no estádio do Dragão.

Uma cartada decisiva para o campeonato nacional que entra a 10 pontos do líder e pode acabar a presente ronda com a mesma distância ou até pior... 13 pontos de distância. Dois cenários que deixariam praticamente os dragões arredados do título, sendo, dessa forma, o único cenário equacionado a vitória e somente a vitória.

Por sua vez, os pupilos de Rúben Amorim continuam sem conhecer o sabor da derrota nesta edição da I Liga, o que pode permitir aos leões igualar neste sábado o seu recorde de invencibilidade, estabelecido em 1981/82, se pontuar no reduto do FC Porto.

Nas primeiras 21 jornadas do campeonato nacional de futebol da primeira divisão de 1981/82, o Sporting somou 15 vitórias e seis empates, com 47 golos marcados e 16 sofridos. Quase quatro décadas volvidas, o clube de Alvalade está ainda melhor, uma vez que apenas cedeu três igualdades.

Sérgio Conceição em discurso direto

Jogo decisivo? Em 34 jogos, o mais importante é o próximo. É um jogo onde podemos ganhar três pontos e onde podemos fazer com que um adversário direto não os ganhe. Entrando na segunda volta, todos os jogos ganham o seu peso, temos consciência disso e assumimos a responsabilidade.

Forma de jogar do Sporting previsível, mas ninguém conseguiu vencer: Depende da forma como cada um vê o futebol. Todos nós somos treinadores. O futebol é simples, é não sofrer e marcar. Nós somos o melhor ataque, mas temos sofrido mais do que o normal. O Sporting é uma equipa bastante pragmática e que sabe aquilo que quer. Mas é um jogo difícil para os adversários, com muita largura e profundidade. É uma equipa que defende com muita gente, porque o plantel do Sporting está consciente de que é preciso defender-se para ganhar jogos. Há equipas com futebol muito mais elaborado. Isto começou tudo com o tiki-taka do Barcelona há uns anos atrás, mas muita gente acha que se pode jogar assim em muitas equipas. Às vezes a simplicidade é o mais difícil de contrariar. Olha-se para a equipa do Sporting e percebe-se que é fácil desmontar, perceber como joga, mas se não formos competentes...

FC Porto perde o título senão ganhar: Sabemos a importância do jogo e do momento e da distância para o rival. É um jogo extremamente importante, sem dúvida nenhuma.

Rúben Amorim em discurso direto

Ansiedade dos jogadores: Quer os mais novos, quer os mais velhos estão atentos a isto tudo. Nós fizemos tudo igual e tratámos esta semana de uma forma normal. Sabemos que o FC Porto é uma equipa habituada a ganhar e que vai dar o tudo por tudo, mas nós é que não ganhámos há mais tempo, nós é que temos mais fome e temos de ter essa vontade de jogar estes encontros, até para o nosso crescimento. Já estamos habituados à pressão dos jogos, até por que nós aqui temos sempre de ganhar. Já jogámos duas vezes com o FC Porto, duas vezes com o Braga e uma vez com o Benfica e estamos habituados a estes encontros.

Conceição disse que o Sporting era uma equipa fácil de desmontar: Sim, concordo, porque todos sabem como o Sporting joga, apesar dos jogadores darem uma nuance diferente ao sistema. Eu não tenho a experiência do Conceição e concordo com o que ele diz. Já o FC Porto joga em diferentes sistemas, mas acredito que eles amanhã vão apresentar-se em 4-4-2 com o Taremi e o Marega na frente a complementarem-se, pode depois uma mudança entre o Otávio e o Luís Díaz e na defesa entre o Zaidu e o Sarr. O FC Porto está habituado a estes momentos, nós não tanto.

Análise ao encontro: Vai ser um jogo complicado, frente ao campeão nacional e com uma experiência diferente neste tipo de jogos e já com muito tempo de trabalho. E como o seu treinador já disse com experiência em jogos a eliminar, que apesar de não ser é efetivamente um jogo muito importante. A nossa preparação foi igual, mas como tivémos uma semana maior chamámos alguns jogadores da equipa secundária. O nosso plano não muda pelo nome do próximo adversário. Chamamos os miúdos para eles começarem a saber o que é estar nestes palcos e para os preparar para o futuro.

Últimos onzes :

FC Porto - Marchesín; Manafá, Mbemba, Pepe e Zaidu; Corona, Sérgio Oliveira, Uribe e Luis Díaz; Marega e Taremi

Sporting - Adán, Inácio, Coates, Feddal; Porro, Palhinha, João Mário, Nuno Mendes, Pote, Nuno Santos e Tiago Tomás.

Últimos resultados:

FC Porto - V-V-E-E-E

Sporting - V-V-V-V-V

Ausências

FC Porto - Mbaye

Sporting - Paulinho

[Notícia atualizada às 09h05 de 27/02/2021]

Leia Também: "FC Porto está obrigado a vencer. O Sporting será campeão se empatar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório