A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) condenou, esta sexta-feira, veementemente, as declarações prestadas por Sérgio Conceição após o empate concedido pelo FC Porto na visita ao Beleneneses SAD.
O organismo liderado por Luciano Gonçalves sublinha que "a linguagem dos agentes do futebol tem influência direta na nossa sociedade", e defende que este tipo de declarações "é um caminho de retrocesso e irresponsabilidade".
"Ontem, vimos o Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, após o seu jogo, proferir ofensas graves à integridade humana e moral do árbitro Fábio Veríssimo e da sua equipa", pode ler-se na nota oficial.
"É inadmissível que continuemos a aceitar este tipo de palavras e comportamentos em público como 'normal no futebol'. É urgente começar a medir as consequências das palavras proferidas", prossegue.
"A intenção foi clara, ferir o trabalho da arbitragem. No entanto, o resultado das palavras está à vista de todos e não foi a apologia a uma discussão de decisões desportivas. Gerou-se o ódio e a irresponsabilidade, principalmente através da comunicação social e redes sociais", acrescenta.
A APAF anunciou, ainda, que "dará todo o apoio jurídico ao árbitro Fábio Veríssimo e espera que este seja mais um mau exemplo que veremos condenado à luz da justiça dos órgãos competentes".