A equipa nortenha chegou à vantagem aos 65 minutos, por Nenê, na marcação de uma grande penalidade, e a 'briosa' empatou aos 90+2, por João Mário.
Apesar da chuva, os primeiros 45 minutos foram jogados em bom ritmo, com o domínio repartido entre as duas equipas, que, apesar das tentativas para jogar próximo das áreas, não criaram oportunidades de golo.
Ainda na primeira parte, a Académica sofreu duas contrariedades, com as saídas, por lesão, do defesa-esquerdo Fabiano e do avançado Rafael Furtado, que hoje substituiu Bouldini, o melhor marcador da II Liga, de fora a cumprir castigo (quinto amarelo).
No segundo tempo, a equipa da casa entrou mais forte e a dominar, mas, contra a corrente de jogo, foi o Leixões a adiantar-se no marcador, na conversão de uma grande penalidade, a castigar derrube do guarda-redes Mika a Joca Samuel.
A Académica balanceou-se ainda mais no ataque e permitiu alguns contra-ataques perigosos ao Leixões, que apostava nas transições rápidas.
Aos 80 minutos, os 'estudantes' desfrutaram de uma grande oportunidade para marcar, mas o guarda-redes Stefanovic travou o remate de João Mário a cruzamento de Dani, no seguimento de um pontapé de baliza do guarda-redes Mika.
O golo do empate chegou aos 90+2 minutos, por João Mário, que, no 'coração' da área, rematou para defesa de Stefanovic, tendo a bola ressaltado para a frente e batido no corpo do avançado academista antes de entrar na baliza.
A Académica mantém a segundo lugar da tabela classificativa, com 33 pontos, menos cinco do que o líder Estoril, enquanto o Leixões continua na 10.ª, com 21 pontos.
Equipas
Académica: Mika, Mike (Mimito, 72), Rafael Vieira, Bruno Teles, Fabiano (Fábio Vianna, 16), Dias, Guima (Chaby, 73), Traquina, Sanca, Rafael Furtado (João Mário, 32) e Fabinho (Dani, 73).
Leixões: Stefanovic, Edu Machado, Pedro Pinto, Brendon, Tiago André, Bruno Monteiro, Rodrigo (Joca Samuel, 59), Avto (Lucas Lopes, 90+4), Cristophe Nduwarugira, Kiki (Jefferson Encada, 59) e Nenê (Sapara, 83).