É preciso mostrar mais ‘Cervi’ço. As notas do Benfica-Nacional

Equipa encarnada está já a dois pontos do FC Porto e pode ver o líder Sporting distanciar-se e ficar a seis pontos, caso os leões vençam hoje o Boavista.

Notícia

© Global Imagens

Ruben Valente
26/01/2021 08:07 ‧ 26/01/2021 por Ruben Valente

Desporto

Análise

O Benfica voltou a perder pontos na I Liga. Esta segunda-feira, a equipa orientada por Jorge Jesus não foi além de um empate frente ao Nacional da Madeira, a um golo, na 15.ª jornada da I Liga. 

Os encarnados começaram bem e até a todo o gás. Marcaram primeiro aos sete minutos, contudo o golo foi anulado a Chiquinho. O médio do Benfica voltou a marcar aos 14 e desta vez contou. O jogo prometia para o lado das águias, mas ficou-se mesmo pelas promessas. A partir do 1-0, o Nacional começou a crescer na partida aos poucos e o Benfica foi tendo cada vez mais dificuldades no seu processo ofensivo.

Certo é que Jorge Jesus teve que gerir um plantel com 10 jogadores de fora devido à Covid-19. A defesa que foi a jogo foi toda, praticamente, remodelada. Ainda assim, exigia-se mais a um candidato ao título. 

Não se pode dizer que o Nacional fez um jogo sensacional para alcançar o empate, mas fez o essencial: aproveitar os erros do adversário. Numa bola parada, os encarnados facilitaram, João Ferreira ficou a dormir na 'parada' e Bryan Rochez aproveitou para bater Svilar aos 48 minutos. Até final, o melhor que o Benfica conseguiu foi uma oportunidade de golo aos 85 minutos, que Seferovic não conseguiu concretizar.

Figura: Rui Correia voltou à titularidade e mostrou a Luís Freire que pode contar com ele para o que der e vier. Foi uma autêntica muralha na defesa do Nacional. Bloqueou remates, secou os avançados do Benfica e no ar era tudo dele. Foi intransponível e impediu o golo da vitória de Seferovic já perto do final.

Desilusão: São já 332 minutos sem que Darwin consiga marcar. Faltam golos e confiança ao jovem uruguaio, que parece cada vez mais em baixo de forma. Jesus confessou que lhe disse ao intervalo que teria de melhorar. Não melhorou e acabou por sair aos 62 minutos. Uma exibição muito aquém do seu potencial e do que já mostrou poder fazer com a camisola do Benfica. Seferovic não esteve melhor, mas de certa forma todos os adeptos depositam mais esperanças na qualidade de Darwin.

Surpresa: O que surpreende não foi a segurança com que atuou no lado esquerdo da defesa. Cervi é um daqueles jogadores que todo o treinador pode confiar e, mesmo fora de ritmo, mostrou estar à altura da titularidade. O que surpreende mesmo é que um jogador como Franco Cervi seja terceira opção, atrás de Nuno Tavares. Faltou-lhe acutilância ofensiva, mas com os minutos que tem esta época já era pedir demais. Foi dos melhores elementos do onze titular encarnado, a par de Weigl.

Jorge Jesus: Voltou a apostar num sistema com Julian Weigl mais recuado. O alemão desceu para central para ajudar na construção, com os dois laterais ligeiramente mais subidos e a fazer toda as alas. Se no início, a equipa correspondeu e entrou bem, no restante jogo foi um completo deserto de ideias. É certo que o Benfica está neste momento muito desfalcado, mas é preciso muito mais para lutar a sério pelo título.

Luís Freire: Foi paciente e após o golo sofrido reagiu da melhor forma para contrariar o favoritismo do Benfica. Fez a sua equipa circular a bola e dificultou ao máximo a construção da formação encarnada. Contou com a eficácia do avançado Rochez para colocar um ponto final na série negativa, que já ia longa.

Árbitro, Rui Costa: Houve penáltis ‘pedidos’ de parte a parte. Inclusivamente, Jorge Jesus queixou-se de uma grande penalidade não marcada a favor do Benfica. No entanto, o árbitro não acedeu a queixas de nenhum lado e mandou seguir.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diretor do Sp. Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

I Liga

Diretor do Sp. Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica3278
2Sporting3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Estoril3242
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Hyundai

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas