O Sporting visita, esta terça-feira, o Boavista, em jogo que encerrará a 15.ª jornada da I Liga. Os leões surgem no Bessa com o embalo da conquista da Taça da Liga, mas terão pela frente um conjunto axadrezado em plena crise e com necessidade máxima de pontuar para deixar o indesejado último lugar da tabela classificativa.
Na antevisão do encontro, nas respetivas conferências de imprensa, Jesualdo Ferreira e Rúben Amorim trocaram elogios, mas deixaram claro que vão entrar em jogo para lutar pelos três pontos.
Do lado do Sporting, apenas duas baixas para Rúben Amorim. Bruno Tabata está infetado pelo novo coronavírus e Pedro Gonçalves está castigado depois de ter visto o vermelho direto na final da Taça da Liga diante do Sp. Braga.
O pontapé de saída está agendado para as 21h15 no Estádio do Bessa.
Jesualdo Ferreira em discurso direto
Sporting continua invicto: É um bom desafio para nós. Tudo o que pudermos fazer de bom só reverterá a nosso favor. É o tal jogo em que não vou falar de ganhar, perder ou empatar. Vou falar em competir e isso é estar à altura do nome e da história do Boavista e do adversário.
Qualidades do adversário: O Sporting tem uma equipa e um treinador jovem e inteligente. O Rúben Amorim foi capaz de criar uma equipa competitiva, acreditando que era possível chegar a melhor rendimento. Depois da eliminação da Liga Europa não houve mudanças, mas uma convicção no processo a seguir e isso só abona a favor do técnico.
Boavista soma apenas uma vitória: Tudo isso vai acumulando desgaste psicológico. Esta situação é nova para mim e para todos os jogadores. Não acredito que algum deles tenha passado por uma situação tão difícil como está a viver. É muito mais uma questão individual que se passa aqui e há que levantá-la, buscando o nosso objetivo de somar mais pontos e confiança.
Rúben Amorim em discurso direto
Conquista da Taça da Liga: Foi um título muito bom, com um sabor importante, mas hoje já não sabe a nada. É passado e agora temos um jogo muito difícil. Temos pouco tempo para o preparar e já mudámos o chip. Vi o plantel muito bem, fez a festa que tinha que fazer durante a viagem para cá. Depois tiveram que descansar.
Jogadores em risco para o dérbi: Não vou dar nenhuma informação aos jogadores que têm amarelos, porque este é o jogo mais importante. Fiz isso com Palhinha, contra o Belenenses e assumo aqui que foi um erro. Não o vou fazer. Máximo respeito pelos adversários. Precisamos mesmo de ganhar este jogo.
Boavista tem problemas na defesa: Não jogarão os dois centrais, mas pode jogar o Javi Garcia a central, como no Betis. Tem muita experiência. E pode jogar Rami, campeão do mundo. Não podemos ver por aí. Não será por aí que o Boavista pode perder o jogo. Vão jogar contra o Sporting, sem a responsabilidade que tiveram noutros jogos, e vão colocar toda a qualidade em campo. Não têm nada a perder, e temos que estar preparados para isso.
Últimos onzes
Boavista: DEEDE
Sporting: VVEDV
Últimos resultados
Boavista: Léo Jardim; Ricardo Mangas, Castro, Chidozie, Canon; Javi Garcia, Nuno Santos, Paulinho; Gustavo Sauer, Angel Gomes e Elis.
Sporting: Adán; Coates, Feddal, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Porro; João Palhinha, João Mário, Pedro Gonçalves; Jovane e Tiago Tomás.
Ausentes
Boavista: Reisinho (lesão); Chidozie (castigado).
Sporting: Tabata (Covid-19); Pote (castigado).